sexta-feira, 4 de agosto de 2017

VALE A PENA VER DE NOVO

Falecido em agosto de 1954, muitas anedotas de Getúlio ou sobre Getúlio foram inventadas pelo povo como diagnóstico das características que o marcaram como político que mais tempo ficou no poder.
No livro “O feiticeiro de São Borja”, com o título “Moeda perigosa”, Osvaldo Orrico conta para os leitores:
Uma senhora angustiada, procura o Hospital do Pronto Socorro, onde é atendida pelo médico de plantão, o doutor Caiado de Castro.
Do grande cirurgião se aproxima a mulher em lágrimas:
- Doutor. Estou desesperada. Meu filho engoliu uma moeda.
O cirurgião tenta acalmá-la:
- Isto, minha senhora, ocorre todos os dias. Não é motivo para susto. O menino não corre nenhum perigo.
E trata de investigar a causa e que tipo de moeda a criança engoliu.
- Foi uma dessas de níquel, postas agora em circulação.
- De níquel, dessas que tem a efígie do Presidente Getúlio?
- Dessas mesmo, doutor, dessas mesmo.
O cirurgião coça a cabeça:
- Já extrair do estômago das crianças muitas quinquilharias que elas engolem: botões, bolas de gude, pratinhas de um e dois cruzeiros; mas essa, minha senhora, vai ter de ficar na barriga do menino.
- Mas por que, Doutor?
- Porque essa, minha senhora, quando entra não sai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário