segunda-feira, 7 de agosto de 2017

O CINE TEATRO SANTANA

Situado na antiga Rua Direita, hoje Conselheiro Franco, em frente ao “Beco do Mocó”, ocupava uma área de aproximada de 600 a 800 metros quadrados, tendo na frente uma porta larga que servia de entrada para a sala de espera, mais 2 portas de frente, para saída, e duas bilheterias entre as portas.

Ainda na Frente existia 3 janelas na parte alta, no mezanino, que, com o advento do cinema foram fechadas as laterais e transformadas em seteiras a central onde foi instalada a máquina de projeção (A princípio parava a projeção para trocar a parte seguinte do filme).

A parte interna era mobiliada com cadeiras, tendo uma divisão na parte próxima do palco, (local privilegiado para o teatro e discriminado em “geral” para cinema).

Nas laterais, a uns três metros do solo, havia uma carreira de Frisas e mais outros três metros acima, ficavam os camarotes, sendo os de Mezanino especiais. Tudo com o realce da Arte Barroca.

Naquele palco, que tinha vários camarins, desfilaram os Grupos Dramáticos Sales Barbosa, do qual faziam parte Elziário Santana, Osvaldo Santos, Florisberto Moreira da Silva, Antônio Ribeiro, as irmãs Zaida, Zenilda, Zorilda e outras;

O Taborda que tinha Gilberto Costa, Martiniano Carneiro da Silva, Joaquim Borges da Costa, Manoel da Costa Ferreira, Aurélio Vasconcelos, Alberto Boa Ventura e outros,


Além do Grêmio Lítero-Dramático Rio Branco, do qual faziam parte Dr. Gastão Guimarães, Dr. Juventino Pitombo, Antônio Ferreira da Silva  etc,  como outros grupos que por aqui passaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário