segunda-feira, 5 de junho de 2017

A FEIRA DE TEMPOS IDOS

A Capela de São Vicente
- O prédio atualmente conhecido como Mandacaru, embora hoje não abrigue qualquer tipo de hospedagem, foi, há muito tempo, um hotel que ostentava o nome de Universo, talvez o segundo de Feira, pois havia hotel “Gruta Baiana” que trazia o selo de pioneiro.

Situado na Rua Conselheiro Franco, quase em frente às instalações da Companhia de Energia Elétrica (antigo centro de telefones de Feira). Embora fosse um prédio de destaque, que servia de parâmetro para se localizar em algumas residências e tenha se mantido longe da cobiça dos destruidores da memória da Feira, não é dele que vou falar e sim do seu vizinho.

Junto ao prédio, parede com parede, existia a Capela de São Vicente com três portas de frente, uma de fundo e outra lateral, estas dando passagem para o quintal. Dentro da capela existia um altar com a imagem de São Vicente e nas paredes internas muitos quadros de santos.

Havia também duas filas de bancos de tira onde os fiéis sentavam-se uma vez mês. Dr. Gastão Guimarães proferia uma palestra para os vicentinos e convidados.

Muitas vezes, na minha infância, fui designado para a catequese das tardes de domingo naquela Capela, também conhecida como a Capela dos Vicentinos, pois era zelada e conservada pelos irmãos vicentinos. (Antônio do Lajedinho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário