quinta-feira, 11 de maio de 2017

PRIMEIRAS OBSERVAÇÕES: MORO PROVOCA E SAI DOS AUTOS; LULA ESCAPA DA ARMADILHA

Por Fernando Brito

Ainda não estou podendo assistir, na íntegra, o depoimento de Lula que, como eu disse mais cedo, as várias ilhas de edição e o exército de profissionais mobilizado pela Globo, está sendo editado criteriosamente e posto no ar em pedaços.

Um deles é muito interessante: o em que Moro indaga a Lula se ele teria dito que iria voltar ao governo e mandaria prender os responsáveis por este processo.

O que isso tem a ver com o fato de a OAS ter ou não dado um apartamento a ele, que é o objeto do processo?

A pergunta não é de natureza fática, mas opinativa e, portanto, não tem interesse processual.

Não foi a única vez: também foram feitas perguntas obre o sítio de Atibaia, que fazem parte de outro processo, e não deste, e Lula reagiu:

Doutor, deixa eu lhe dizer uma coisa. Se tem alguém que quer a verdade sobre mim, sou eu mesmo. Quando chegar o processo do sítio em Atibaia, terei o imenso prazer de estar aqui respondendo a verdade absoluta sobre aquilo. Agora, acho que é importante resolver o problema do triplex. Porque o Ministério Público fez uma acusação, eu diria, baseada em denúncia de imprensa.

Se Lula for candidato, se for eleito, se tomar posse e se, lá no Planalto tomará qualquer iniciativa para responsabilizar alguém por alguma coisa, são meras virtualidades. Lula pode dizer o que quiser que não teria qualquer consequência penal.

Se tiverem, ficará fixado o juízo político e não factual.

Como é ridículo tentar perguntar se Lula sabia dos desvios de conduta de Paulo Roberto Costa, Nestor Cerveró, Jorge Zelada e Renato Duque -todos funcionários de carreira da Petrobras – ao nomeá-los. A resposta foi correta: “nem eu, nem o senhor, Dr Moro, nem o Ministério Público, nem a Polícia Federal: ficamos sabendo depois do grampo entre Alberto Yousseff e Paulo Roberto Costa.”


De resto, vou parar de ver a “Força Tarefa da Globo” fazendo seu libelo acusatório, há mais de uma hora, com trechos selecionados do depoimento. É preciso assistir todas as cinco horas de depoimento, para não entrar no jogo de manipulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário