quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

O CANDOMBLÉ RETRATADO NAS AQUARELAS DE CARYBÉ

Jornal GGN – Em cartaz, até fevereiro de 2017, a mostra “As Cores do Sagrado”, do artista plástico Carybé, retrata o candomblé em aquarelas. Em São Paulo, a exposição na Caixa Cultural tem curadoria Solange Bernabó, filha de Carybé, e reúne cerca de 50 pinturas e imagens. Entre as obras está aquarelas como a de Mãe Senhora, uma famosa ialorixá (mãe de santo) baiana.


As Cores do Sagrado apresenta a relação do artista com a religião. Em 128 obras produzidas durante anos, Carybé teve como fonte de inspiração as tradições do candomblé. Parte desse trabalho, em especial os projetos que privilegiaram a sintonia entre técnica e fases do artista, compõe a exposição.

A mostra reúne pinturas produzidas entre 1950 e 1980, que apresentam registros de vivências pessoais do artista nos terreiros de candomblé que frequentava. As Cores do Sagrado já passou por Salvador, Recife e Rio de Janeiro. E fica em cartaz até 28 de fevereiro de 2017, em São Paulo.


Carybé, falecido em 1997, nasceu na argentina, mas foi criado no Rio de Janeiro e depois passou a viver na Bahia. O artista plástico também foi cinegrafista, historiador e jornalista. Se destacou no território baiano com seus desenhos, aquarelas, esculturas e murais. Sua filha, Solange Bernabó, atua no cenário cultural desde 1983. Hoje, é secretária do Instituto Carybé e membro do Conselho Curador da Fundação Casa de Jorge Amado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário