quarta-feira, 30 de novembro de 2016

O CHORORÔ DOS PROCURADORES NÃO RESISTE A UMA SÓ PERGUNTA. O QUE SE FEZ.

Por Fernando Brito

Depois de ouvir os promotores da Lava Jato ameaçando parar a operação, já que  a não aprovação das medidas anticorrupção que apresentaram à Câmara os impediria de trabalhar, fiquei esperando, em vão,  que algum repórter lhes perguntasse como, então, tinham feito tanto até agora, sem elas.

Porque, segundo a própria página dos promotores, até agora eles instauraram 1997 procedimentos, fizeram 654 buscas e apreensões, levaram à força 174 pessoas para depor, prenderam 169 outras, entre prisões temporárias e preventivas, algumas de mais de um ano e obtiveram do Dr. Sérgio Moro nada menos que 118 condenações, que representam penas de 1256 anos, 6  meses e um dia .

É tempo suficiente para, por exemplo, voltarmos ao tempo em que os vikings começavam seus terríveis ataques à Europa.

Se foi possível tudo isso, convenhamos, é difícil falar que faltam leis para combatera a corrupção, a menos que achemos que estes números imensos foram atingidos sem leis, e duras.

IMAGEM DO TEMPO

Tempos idos
Na  primeira imagem, de 1957, a Rua Conselheiro Franco a partir do prédio da Euterpe Feirense em direção a Igreja dos Remédios
Na segunda imagem, de 1979, o mesmo trecho mostrando um intenso movimento de veículos.
Imagine nos dias atuais...

NOVEMBRO NO TEMPO, 1967

O novo estádio, o Joia da Princesa. estava completando um ano de inaugurado.    
Estreando novo uniforme, o Fluminense perde de 1 a 0 para o rival Bahia de Feira.
Irritado, o presidente Alberto Oliveira manda queimar as bonitas camisas, mangas compridas, encomendadas em São Paulo.
No dia seguinte, Franklin Machado que assinava a coluna “Maxadadas” no Folha do Norte, pede uma explicação:
 Já passado o vexame, Alberto Oliveira, o matreiro Doutor Beto responde rápido:
- Pra me chamarem agora de Botafogo...



A IMAGEM QUE VALE MIL PALAVRAS

Parlamentares desfrutam coquetel no Congresso e jovens são agredidos pela PM

A imagem vale mil palavras e não poderia surgir em melhor momento para elucidar a crise no Governo Temer. Enquanto uns militam pela saúde e educação da população, esses do lado de fora do Congresso, outros, pregando austeridade e cortes nos gastos, fazem festa de comes e bebes em meio a mais um episódio de violência protagonizado pela PM. 

PAÇO MUNICIPAL COMEÇA A GANHAR ILUMINAÇÃO NATALINA

Toda fachada da sede administrativa do governo municipal, vai ser iluminado por cerca de 600 mil micro lâmpadas, neste período natalino.

ZÉ NETO PROMOVE REUNIÃO DE AVALIAÇÃO

O Deputado Estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto (PT), promove mais uma reunião de avaliação. Com o tema “Avalição e perspectivas do cenário político da Bahia e do Brasil”, o evento acontece no próximo dia 04 de dezembro (domingo), na Chácara da Luta, em Feira de Santana, a partir das 08h

LEMBRANDO ANTIGOS COMERCIAIS, 1986

Há 30 anos
(Revista Panorama de 16 de maio de 1986)

SÓCIO DA EMPRESA QUE REFOMOU TRIPLEX DIZ QUE LULA NÃO É DONO

Quatro testemunhas foram ouvidas por Sergio Moro nesta quarta (30), mas nenhuma conseguiu provar a posse atribuída ao ex-presidente pela Lava Jato. Ministério Público Federal apostou fichas em dono de apartamento que dona Marisa quis comprar da Bancoop

Cíntia Alves 
Jornal GGN - O juiz Sergio Moro deu sequência ao julgamento do caso triplex, em que Lula é acusado de receber vantagens indevidas da OAS, nesta quarta-feira (30), ouvindo quatro testemunhas de acusação selecionados pelo Ministério Público Federal. Dentre elas, o engenheiro Armando Dagre Magri, sócio da empresa contratada para fazer a reforma da unidade 164-A do Condomínio Solaris ao custo de R$ 770 mil. Segundo Magri, o apartamento não é propriedade de Lula.

Além de ser sócio da Tallento e acompanhar indiretamente a reforma do triplex, Magri foi escolhido pelo MPF porque acompanhou a segunda visita que a ex-primeira-dama Marisa Letícia e seu filho, Fábio Luís, fizeram ao apartamento, ao lado de Léo Pinheiro e outros funcionários da OAS.

Magri disse diante de Moro que, em sua visão, Marisa não parecia a dona do triplex porque demonstrava surpresa ao conhecer alguns detalhes da unidade, como a vista. Em outros depoimentos, ele também disse que ela não deu palpites nas reformas em andamento, comportamento geralmente adotado por proprietários de imóveis.

ATRIZ DE “A LEI DO AMOR”, BRUNA HAMÚ ESTÁ GRÁVIDA DE TRÊS MESES

 No ar em "A Lei do Amor", Bruna Hamú está grávida. A atriz, que interpreta Camila na novela das nove, descobriu a gestação de três meses (está entrando no quarto) e comemora a chegada do primeiro filho.
A assessoria de Bruna confirmou a gravidez ao UOL e afirma que a atriz está muito feliz com a notícia e conta com total apoio da família e do namorado, o empresário Diego Moregola, dono de restaurante. Os dois estão juntos há 1 ano e meio.
A atriz avisou à direção da novela sobre a gestação e foi informada de que nada na trama da personagem vai mudar por enquanto.
Com 26 anos, Bruna estreou na TV na novela "Sangue Bom" (2013), como a secretária Karol. No ano seguinte, em "Malhação" interpretou Bianca, aspirante a atriz que conseguiu realizar o sonho de virar uma artista global. MAIS

A VOTAÇÃO “DEU RUIM”, DRA. CÁRMEM? RECLAME COM MICHEL E SUA TURMA

Por Fernando Brito

Finalmente apareceu um colunista a colocar ordem na confusão.

Ilimar Franco, em O Globo, mostra que dois terços dos 313 votos que aprovaram o que a ministra Cármem Lúcia chamou de “texto que pode contrariar a independência do Poder Judiciário” na Câmara, ontem, são do partido de Michel Temer e dos seus aliados na base governista.

A contabilidade do “foi sem querer querendo”:

(…)os líderes governistas Baleia Rossi (PMDB), Aguinaldo Ribeiro (PP), Aelton de Freitas (PR), Jovair Arantes (PTB), Tadeu Alencar (PSB — em exercício), Genecias Noronha (Solidariedade) e Márcio Marinho (PRB).

O partido do presidente Temer, o PMDB, foi o campeão de votos. Votaram contra o Judiciário 46 dos 56 deputados presentes à votação. Entre estes estão um dos históricos da legenda, Jarbas Vasconcelos (foto), e o irmão do ex-ministro Geddel Vieira Lima, Lúcio.

O DEM, partido do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, compareceu com 17 de seus 25 votos, entre eles, um de seus quadros, José Carlos Aleluia. O relator do projeto 4850/2016, Onyx Lorenzoni, foi derrotado em seu própio partido. O PSDB deu sua ajudinha com nove votinhos de 42 presentes.

O PRB, do prefeito eleito do Rio, Marcello Crivella, também votou contra o Judiciário. Foram 17 de seus 25 deputados presentes. O partido (PSD) do ministro Gilberto Kassab (Ciência e Tecnologia), deu 20 votos de 33. O PSB, do ministro Fernando Coelho Filho (Minas e Energia) com 16 dos 28 presentes.

No PR, foram 29 de 35 votos. Entre estes, o de José Carlos Araújo, que presidiu a Comissão do Impeachment do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha. O Solidariedade entrou com oito de seus 12 votos, inclusive o de seu fundador, Paulinho da Força.

Isso com a mídia em cima, transformando todos que se opusessem ao projeto da “Força Tarefa”, que a chefia da PGR e o Supremo não tiveram autoridade para frear e reduzir a termos civilizados, deixando que se apresentassem verdadeiras monstruosidades jurídicas, como validação de prova ilícita, “pegadinhas de integridade” e a “bolsa dedo-duro”.

Foram estes mesmos senhores que deram fim ao governo eleito, legítimo, sob a passiva anunência do Judiciário “imdependente”, que permitiu por sete meses que um facínora como Eduardo Cunha ficasse no comando da casa e pusesse a votar, daquele domingo da vergonha, o afastamento de Dilma Rousseff.


Tem muita gente na bancada evangélica, dá para pedir uma Bíblia emprestada e ler lá, na Carta de São Paulo aos Gálatas: “O que o homem semear, isso colherá”.

LAVA JATO EMPAREDA TEMER E AMEAÇA RENUNCIAR

Procuradores da Operação Lava Jato afirmaram nesta quarta (30) que podem renunciar coletivamente ao caso se a proposta de abuso de autoridade for sancionada pelo presidente Michel Temer; a medida foi inserida no texto das dez medidas contra a corrupção pela Câmara na madrugada na madrugada desta quarta (30); "Vamos renunciar coletivamente à Lava Jato caso essa proposta seja sancionada pelo presidente", afirmou Carlos Fernando Lima, procurador da República; o procurador Rodrigo Janot e a presidente do Supremo, ministra Cármem Lúcia, também já se levantaram contra a manobra da Câmara

GINCANA SOLIDÁRIA DA ADENIL FALCÃO BENEFICIA CRIANÇAS COM DOENÇAS FALCIFORMES

Mais de 600 quilos de alimentos e materiais de higiene foram doados

Solidariedade e gentileza marcaram o encontro entre alunos da Escola Municipal Adenil da Costa Falcão, localizada no bairro Brasília, e crianças da Associação Feirense de Pessoas com Doenças Falciformes na tarde desta terça-feira, 29. A ação, realizada no Centro Social Urbano (CSU) fez parte da Gincana Solidária promovida na unidade de ensino, que beneficiou 40 pessoas.
 Os estudantes arrecadaram durante a gincana mais de 600 quilos de alimentos e materiais de higiene, que foram entregues pela equipe vencedora. A inciativa da escola, que já acontece há três anos, tem como principal objetivo colaborar com a formação social dos alunos, agregando valores morais e éticos à prática pedagógica.

SOL NASCENTE – WAGNER CONTA QUE FOI RESPONSÁVEL POR EXPLOSÃO DOS BARCOS

Mecânico revela para Julia seu envolvimento no acidente no píer da Arraial Pescados, e ela o aconselha a expôr tudo para Alice

Julia (Erika Januza) tem ótimas notícias: agora é a mais nova aluna do supletivo de Arraial do Sol Nascente! Uhul! Já Wagner (Felipe Mago) não tem coisas tão boas para contar. O mecânico finalmente abre o jogo com a namorada e revela que foi ele quem detonou os explosivos que provocaram o acidente com os barcos da Arraial Pescados, que deixou Mario (Bruno Gagliasso) e Alice (Giovanna Antonelli) feridos.
Vish! Claro que Julia fica tensa com essa novidade, mas a ideia da caiçara é que Wagner denuncie, de forma anônima, enviando um bilhete para a presidente da empresa de comércio de sardinhas e contando toda a verdade. Será que ele vai ter coragem?

Confira a cena em Sol Nascente nesta quarta-feira, 30/11.

SOL NASCENTE – VITTORIO VÊ LENITA E BETO SOZINHOS E FICA COM CIÚME

Loira diz que amigo trouxe memórias de um passado difícil e se emociona

Vittorio (Marcello Novaes) é um fofo, mas não é de ferro. Ao ver Lenita (Letícia Spiller) deitada no colo de Beto (Marcos Frota), os dois sozinhos no quarto, o italiano se morde de ciúme e pergunta: "Atrapalho?". Cismado, ele aperta a mão do Betão, como a loira chama o amigo de longa data, mas logo muda de foco ao ver que a namorada está chorando.
Ele quer logo saber o que deixou a irmã de Ralf (Henri Castelli) assim, tão chateada. Cheia de mistérios, a dona do Rota 94 diz que há muito de seu passado que o filho de Geppina (Aracy Balabanian) desconhece e que a visita do amigo trouxe memórias de momentos difíceis. "Um dia eu vou te contar. Ou não vou ter paz", promete a tatuada. Sempre compreensivo, Vittorio diz que seja o que for, o amor dos dois vai superar.

Será que Lenita esconde muito mais coisas? Acompanhe a cena em Sol Nascente nesta quarta-feira, 30/11.

EX-MODELO LARGOU CARREIRA NA TV PARA SER PILOTA E MORREU NO VOO DA CHAPE

Sisy Gabriela Arias Paravicini acreditava que pilotar um avião era como dirigir um carro: "Teu corpo e tua mente já sabem o que você tem que fazer, você só precisa aproveitar o passeio", afirmou a pilota em uma entrevista ao jornal boliviano El Deber no ano passado.

Sisy, que tinha 29 anos, atuava como parte da tripulação auxiliar no voo da Lamia que transportava a delegação da Chapecoense e caiu perto de Medellin, na Colômbia, deixando 71 vítimas fatais. Ela concluiu um curso de voo nos EUA e depois voltou a seu país para ganhar experiência antes de tentar um emprego em uma grande companhia aérea.

Sisy largou uma incipiente carreira de modelo e um trabalho na Gigavision, emissora de TV de seu pai, o advogado, jornalista e apresentador Jorge Arias, bastante popular na Bolívia. Dois de seus irmãos, Junior e Carly Arias, são apresentadores da TV.

O PLANO DE EDUCAÇÃO E A PREOCUPAÇÃO DOS EDIS

Audiência pública na Câmara discute Plano Municipal de Educação de Feira

A galeria foi totalmente ocupada gente ligada a área de educação.
No plenário, porém, apenas cinco dos 21 vereadores da cidade estiveram presentes.

Segundo informação da Secom “Participaram da audiência, gestores e professores da Rede Municipal de Ensino, técnicos da Secretaria de Educação, APLB Sindicato, os vereadores Eli Ribeiro, José Carneiro, Isaías de Diogo, Justiniano França e Edivaldo Lima, além da secretária de Educação, Jayana Ribeiro.

CÁRMEN LÚCIA ENCARA O CONGRESSO E DIZ QUE NÃO SE PODE CALAR A JUSTIÇA

A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, criticou, em nota, a decisão do Congresso Nacional, que, na noite de ontem, retalhou a proposta das "10 medidas contra a corrupção" e incluiu no pacote a punição a juízes e procuradores por abuso de autoridade; "O Judiciário brasileiro vem cumprindo o seu papel. Já se cassaram magistrados em tempos mais tristes. Pode-se tentar calar o juiz, mas nunca se conseguiu, nem se conseguirá, calar a Justiça", disse ela; integrantes da força-tarefa da Lava Jato disseram que a intenção das medidas é intimidar o Judiciário.

PADILHA, A BOLA DE VAZ DO ESCÂNDALO GEDDEL

Por Fernando Brito

Parecem vãs as esperanças de Michel Temer em fazer “página virada” do escândalo Geddel.
Ainda há muita lenha a queimar, seja na Bahia (onde o ex-ministro da Secretaria de Governo da Presidência, estranhamente, não aparece na lista de adquirentes que montaram o condomínio do luxuoso Condomínio La Vue) ou, sobretudo, em Brasília.
O Estadão destaca que Padilha recebeu ordem de submergir, até que os áudios gravados pelo ex-ministro Marcelo Calero venham à tona, porque há quase certeza de que os termos usados pelo braço direito de Temer sejam bem menos vagos que os dele e mais ainda os do secretário de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Gustavo Rocha.
Moreira Franco, sente o espaço e avança, mas é outro que, como Geddel, está bem na fila de novos escândalos.
O MP estranha não ter recebido os áudios de Calero mas, a esta altura, só um tolo acreditaria que não há “cópias de segurança” colocadas sob a guarda de quem não vai entrar no jogo perigosíssimo de fazem com que sumam ou que se as edite.
O essencial, porém, já se estabeleceu: Michel Temer perdeu a blindagem pessoal que lhe dava a mídia.
Sem este guarda-chuva, seu telhado é de vidro.

A CAVERNA DE CANDEIA GROSSA

Na estrutura administrativa da Prefeitura ainda não existia a Secretaria de Cultura Esporte e Lazer. No seu lugar uma Diretoria Extraordinária de Turismo que o prefeito Newton da Costa Falcão criou por decreto, vinculada ao seu gabinete.

Seu diretor, o professor, também atleta, poeta, compositor e historiador, Arlindo Pitombo, em 1972 reuniu a imprensa e anunciou a descoberta de uma “caverna no povoado de Candeia Grossa” (hoje pertencente ao distrito de Matinha), que na época pertencia ao distrito de Maria Quitéria, antigo São José das Itapororocas.

Foi grande a repercussão na cidade. Em novembro, dia 25, por conta daquela descoberta o jornal Feira Hoje publicou artigo com o título “O valor histórico-turístico do distrito de Maria Quitéria”, assinado pelo jornalista Helder Alencar, que vale a pena ler de novo.

MALHAÇÃO – APÓS BEIJÃO, GIOVANE SE DECLARA PARA JOANA E AFIRMA: “VOCÊ SENTE A MESMA COISA POR MIM”

O irmão de Gabriel deposita esperança no relacionamento, mas acaba escutando o que não quer

Giovane (Ricardo Vianna) não consegue entender o que passa na cabeça de Joana (Aline Dias). Os dois dão o maior beijão na frente de Dona Cleo (Joana Fomm), que com o celular registra o momento de amorzinho do casal."Eu sou apaixonado por você, e hoje vi que você sente a mesma coisa por mim", afirma o gato.
"O jeito que você me beijou. Você gostou", continua o irmão de Gabriel (Felipe Roque), quando escuta a real da cearense: "Eu não quero te magoar. (...) Você tá enganado. Eu sou sua amiga. A gente é amigo. Só isso".

Pobre Giovane! Será que um dia ele conquistará o coração de Joana? Não perca a cena que está prevista para ir ao ar nesta quarta-feira, 30/11.

MALHAÇÃO – RICARDO SE IRRITA COM CAIO E PARTE PARA CIMA DO CUNHADO

O treinador fica furioso ao descobrir que o dono da Forma proibiu Joana de encontrar Manuela a sós

Ricardo (Marcos Pasquim) não gosta nem um pouco quando vê Joana (Aline Dias) e Manuela (Milena Melo) conversando na academia. "Achei que tinha deixado claro que você devia evitar falar com a Manuela sem que eu ou a Bárbara estivéssemos presentes", diz o dono da Forma para a cearense, que logo se afasta da irmã: "Você deixou muito claro. Com licença".
Caio (Thiago Fragoso), que foi o responsável por arranjar o encontro das duas, fica megairritado com a atitude do cunhado: "A Manuela e a Joana são irmãs. Elas têm o direito de se encontrar quando e onde quiserem!". "Não é bem assim. A Manuela é praticamente uma criança ainda e a irresponsabilidade da Joana causou um acidente...", explica Ricardo, quando recebe um vrá do treinador: "Irresponsabilidade é um pai culpar uma das filhas por um acidente! Ainda mais você, que foi responsável por um acidente que tirou a vida da minha irmã!".

O empresário não engole a acusação e segura Caio pelo colarinho da camisa: "Como você se atreve a usar a morte da Virgínia nessa discussão e na frente da minha filha!". Que CLIMÃO, hein, Brasil! Não perca esta cena, que está prevista para ir ao ar na quarta-feira, 30/11.

IMAGEM DO TEMPO, 1989

Titular da Superintendência Regional de Educação, antiga Direc-2 por indicação dos deputados Colbert Martins e Chico Pinto, a professora Lais Gomes defendia a união de todos em torno da educação, por isso não cansava de repetir sempre que procurada pelos repórteres:
-É necessário que desapareçam as fronteiras entre as administrações estadual e municipal e se veja apenas a educação pública".
(Revista Panorama de janeiro de 1989)

ANDREIA HORTA REVELA TER ACERVO SOBRE ELIS REGINA E LEMBRA

'Aos 14 anos, cortei o cabelo para ficar como ela'


Nos bastidores do ‘Altas Horas’, atriz confessa ter material vasto da cantora digitalizado e comemora seu melhor ano profissional
Enquanto algumas meninas ainda arrumavam os cabelos de suas bonecas ou disputavam desafios esportivos na escola, a mineira Andreia Horta, na época com 14 anos, se organizava para estudar e não perder nada que passasse de Elis Regina na programação de TV. Fitas de vídeo para cá, fitas de vídeo para lá, hoje a atriz coleciona 48 horas de material da cantora e é responsável por dar vida a ela nas telonas do país, no longa “Elis”.
Sem contato algum com a produção do longa, Andreia não teve medo de bater na porta da produtora para fazer o teste. “Eu sempre quis fazer a Elis, na faculdade eu já desejava interpretá-la. Sempre fui muito fã! E, quando o pessoal do filme ainda estava no primeiro roteiro, nos conhecemos e começamos a conversar. Foi lento e fomos amadurecendo juntos”, conta.

PSDB DEVERÁ GANHAR MAIS ESPAÇO NO GOVERNO TEMER

O assunto, que já havia sido alvo de discussão entre Temer e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na última sexta-feira, já está em fase de implantação; ampliação da participação do PSDB também está sendo vista uma espécie de início de uma possível reforma ministerial e abre a chance de uma aliança eleitoral para as próximas eleições presidenciais; atualmente os tucanos ocupam os ministérios das Cidades e das Relações Exteriores

CINEMA – LAMENTANDO POR “ELIS”


Dois lançamentos nacionais nesta primeira semana do último mês do ano no Orient Cinemas Boulevard, a partir de quinta-feira, 1º de dezembro. Pena que filmes sem qualidade.
Tem o filme de ação e horror "Anjos da Noite: Guerras de Sangue", sequência de "Anjos da Noite: O Despertar", de 2012, com Kate Beckinsale como a vampira Selene, e a comediota brasileira "O Último Virgem".
Com diretores e elenco desconhecidos, "O Último Virgem" é anunciado como o "American Pie" - série de comédias também idiotas do cinema americano - brasileiro e precedido pela consideração ser o pior filme nacional lançado este ano.
Uma pena que o drama biográfico "Elis", de Hugo Prata, não tenha conquistado o público feirense. O filme entra em segunda semana, mas em apenas uma sessão vespertina, às 16h10. Na sexta-feira, 25, segundo dia em cartaz, assisti ao filme na sessão das 18h40 e menos de 20 espectadores estavam na sala. O certo é que o público não se interessou em prestigiar a vida da maior cantora brasileira nas telas.
O filme de ação e aventura "Jack Reacher - Sem Retorno" (Jack Reacher: Never Go Back), de Edward Zwick, com Tom Cruise, também continua em segunda semana.
Ainda continua "Animais Fantásticos e Onde Habitam", em terceira semana (Dimas Oliveira)

NOVEMBRO NO TEMPO, 1957

Deu no jornal de Pedro Matos
Igreja
“Os frades capuchinhos do Convento de  Santo Antonio vêm lutando de maneira titânica para a conclusão das suas obras. Agora eles estão edificando a sua igreja ao lado do Convento, e por isto lançam um apelo às almas caridosas para que contribuam com óbulos para chegar ao fim do grande empreendimento, pois Santo Antonio recompensará a todos”
( “A Gazeta”, de sábado, 30 de novembro de 1957)