terça-feira, 19 de abril de 2016

O MUNDO DAS MULHERES NÃO SERÁ MAIS DE DONDOCAS OU DE ESCRAVAS

Por Fernando Brito

Não escreveria se não tivesse “saído na Veja“.

Mas poderia ter sido na Caras.
Não escreveria pelas mulheres de hoje, que sabem, podem e defendem sua capacidade e sua condição de seres humanos plenos.
Não escreveria, portanto, escrever por si próprias.
Não tenho nada com o que cada um faz de sua vida, é meu princípio. Muito menos com quem casa, como encara o trabalho, como encara a vida familiar. Não é assunto para mim ou para ninguém.
Escrevo apenas por duas pessoas que me dizem respeito e que não estão mais aqui para se manifestarem diante desta pobre redução do papel de uma mulher.
A minha avó, que pedalou anos uma velha máquina de costura da Singer para ajudar a manter os filhos. E minha mãe, que se esfalfou em dois empregos, por anos, para fazer o mesmo.
Cada um tem o direito de ser como quiser, repito, mas a glamourização da mulher “recatada e do lar” é uma ofensa à imensa maioria de mulheres trabalhadoras e independentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário