sexta-feira, 4 de março de 2016

A INSTALAÇÃO DA DIOCESE.

Criada em 21 de julho de 1962, em 28 de janeiro do ano seguinte, aconteceu a festa grandiosa de instalação da Diocese de Feira de Santana e a posse do primeiro Bispo, Dom Jackson Berenguer Prado.
Às 17 horas, autoridades e o povo recepcionaram na entrada da cidade - estrada Feira-Salvador, à altura do ‘Posto Shangay’, a caravana de dignitários da Igreja entre os quais se encontravam Eminentíssimo Cardeal da Silva, SS Exas D. Walfrido Vieira, Bispo Auxiliar de Salvador, D. Climério de Andrade, Bispo Eleito de Vitória da Conquista, D. Jackson Berenguer Prado, membros do Cabido Metropolitano: Mons. José Trabuco, Mons. Anibal Mata, Cônego Oscar Damião, Reitor do Seminário Central da Bahia e Cônego Walter Magalhães, Diretor Regional de Cáritas.
Formou-se, então, o cortejo de mais de duzentos veículos, que percorreu as nossas principais artérias, conduzindo, no último carro, D.  Climério de Andrade, D. Jackson Berenguer Prado, Mons. Mário Pessoa da Silva e Cônego Aderbal Saback de Miranda.
À chegada dos automóveis na Praça da Catedral de Nossa Senhora Sant’Ana, milhares de pessoas já se achavam naquele local aplaudindo os sacerdotes que se dirigiram ao coreto da praça, onde se realizou a cerimônia de instalação da Diocese  de Feira e da posse de D. Jackson Berenguer Prado, presidida por  S Eminência o Cardeal da Silva.
Foi lida, então, a Bula Papal de criação da Diocese, em Latim e em Português; também o Decreto da Nunciatura Apostólica, nomeando o  Cardeal da Silva para em nome do Papa, instalar a Diocese e dar posse ao seu primeiro Bispo D.Jackson Berenguer Prado. S. Eminência o Cardeal da Silva  declarou, então, instalada a Diocese, convidando os presentes para assinarem as atas, parabenizando em seguida, a nossa terra, pelo significativo acontecimento.
Discursou também o dr.  Sisnando Lima, que exerce atualmente as funções do cargo de Prefeito Municipal. Falou, em seguida, Dom Jackson Berenguer Prado, dizendo de sua satisfação de ser o primeiro bispo de Feira de Santana e dos seus planos à frente da nova Diocese.
À noite, com a presença de todos os sacerdotes mencionados e de D. Epaminondas José de Araujo, Bispo de Ruy Barbosa, houve solene “Te Deum”.na Catedral, ocasião em que novamente falou o Bispo da nossa Diocese
No domingo, 27, D. Jackson Berenguer Prado pontificou e celebrou solene missa festiva, na Catedral, pela manhã, tendo pregado, ao Evangelho, o Pe. Manuel Soares, com a presença de centenas de fieis e de D. Climério de Andarde, D. Epaminondas José de Araujo, Vigários de todas as Paróquias da Diocese, grande número de seminaristas, os Frades Capuchinhos desta cidade, o Cônego Fernando Carneiro, Vigário de Cachoeira e representantes do Clero em Vitória da Conquista.
Em seguida, no Asilo de Nossa Senhora de Lourdes, foi oferecido a D. Jackson Berenguer Prado um almoço de mais de 200 talheres, que contou com a presença de autoridades locais, representantes do Clero e pessoas  da família do bispo da Diocese.
Usaram da palavra D. Epaminondas José de Araujo, pelos Bispos, Cônego Demócrito Barros, pelo Clero Diocesano, e pelos Seminaristas Diocesanos, o seminarista Pedro Sancho. Falou por fim, visivelmente emocionado, D. Jackson Berenguer Prado, comunicando a todos que foram nomeados o Rev Con. Aderbal Saback Miranda para Cura da Catedral e para o Conselho da Diocese, o Rev. Mons. Mário Pessoa da Silva, Mons. Carlos Santiago, Com. Demócrito Barros, Com. Luiz Machado e Com. José Mato Grosso para o Conselho da Diocese e os Revs. Pe Josemir Valverde e Pe José Valdir de Souza para Párocos  Consultores.
Finalizando as comemorações, na tarde de domingo realizou-se impressionantes desfile bíblico, organizado pela Academia Bíblica dos Revs Frades Capuchinhos, dirigida por Frei Serafim do Amparo.
O desfile encerrou-se na Praça da Catedral, ocasião em que foi lembrada a Instituição da Eucaristia numa alegoria em que se representou  Última Ceia, com Frei  Hermenegildo de Castorano encarnando o papel de Jesus.
Todos os  participantes do comovente quadro comungaram em maio à missa que se celebrou, então, no próprio carro em que se  reconstituiu o Cenáculo.
(Com informações dos jornais da época)
A Diocese foi elevada a Arquidiocese 40 anos depois, em 22 de janeiro de 2002, tema que será tratado mais adiante.
(Por Adilson Simas)


Nenhum comentário:

Postar um comentário