terça-feira, 24 de novembro de 2015

NOSSA FEIRA NOS ANOS 80


Vamos viajar no tempo, lembrar um pouco da Feira de Santana dos anos 80, inclusive algumas notícias do mês de março de 80, tomando como base o que estava sendo noticiado pela imprensa:

Feira tinha cinco grandes hotéis – Palace, Luxor, Samburá, Caroá e Flexa. O Caroá, surgido no começo dos anos 70 desapareceria nos anos 90 e com ele o famoso “Bar Sapoti” que todo fim de tarde reunia executivos para um drinque amigo antes do retorno ao lar.

Muitos restaurantes disputavam a preferência de visitantes e moradores da cidade. Desde o Restaurante Tão, na Rua Barão do Rio Branco, com cozinha natural e alimentação integral, aos famosos “Itália” e “Casa Caiada” com cozinha italiana.

Entre as opções no centro comercial, destaque para O Gibão, Veleiro, Espeto de Ouro e o Boiadeiro. Mais distantes porém disputadíssimos, Safári, no Contorno; A Cancela, na Estação; Cantinho da Paz, na Coronel José Pinto; e  Brisk Beer, na Maria Quitéria.

Para lembrar os bares, necessário começar com os de pouco luxo, mas de muita fama. Entre eles, O Boteco, do Sargento Regi; A Catucha, do sorridente Aniceto; A Coréia, do paciente Edgar; Bar de Lambão da famosa dobradinha, no ABC e a Farmácia de Cumpadinho, no Beco do Mocó.

Poetas, escritores, jornalistas e comerciantes curtiam o entardecer no bar de Aniceto e a turma da velha guarda se escondia sob as escadas do bar de Edgar. Todos eles, no seu dia de preferência, estavam no Boteco do Regi saboreando a carne de sol de corte padronizado, feito com a faca amolada no passeio.

Bares como “A Cancela” e “Casa de Sinhá e Samba” brindando os fregueses com  conjuntos de samba. O “Engenho Novo” com palco e violão para quem quisesse mostrar a voz. Bares para cochichos, como o de “Tia” no Beco da Coelba.

Dona Calu com suas infusões, Pingo Bar com seu chopp, Xamego, Karbaça, Bule Bule, Kalilândia, A Prosinha, O Batidão, são bares que também lembram a cidade no começo dos anos 80. Alguns já desaparecidos outros resistindo aos novos tempos.

Iris e Timbira, os dois cinemas da cidade, ambos localizados na Avenida Senhor dos Passos, estavam sempre lotados. Naquela mês, dia 6, o Timbira brindava os amantes da sétima arte com o filme “O Alvo de 4 Estrelas”, com Sophia Loren.

 No Íris estava em cartaz o filme “Na Boca do Mundo”, de Antonio Pitanga. No elenco grandes nomes do teatro brasileiro e mais uma participação especial de Milton Gonçalves.

Nos pontos de encontros, principalmente nos bares e restaurantes, o frequentadores ficavam sabendo, seja através do rádio, seja através do jornal,  o que estava acontecendo nos mais diversos segmentos das vida feirense; 

Na era educacional, ao mesmo tempo em que se comemorava a inauguração do Grupo Agrário Melo, no quilometro 14 de Ipuaçu e a Escola Valdemira Alves de Brito, na Fazenda Matias, chegava a notícia que o prefeito Colbert Martins marcou para o dia 16 a entrega da Escola Diva Portela, no Jardim Cruzeiro.

Naquele mês mais uma vez o Fluminense estava sem comando. O presidente Albérico Novaes renunciou e o vice Humberto Magalhães sugeriu e conseguiu que toda a diretoria fizesse o mesmo, alegando que seria melhor para o clube. Eduardo Lacerda, presidente do Conselho Deliberativo segurou o pepino.

O chefe do executivo municipal estava cobrando mais eficiência da Embasa (leia-se Governo do Estado) na recuperação do calçamento das ruas abertas pela empresa que ampliava a rede de esgotos. Era mais uma guerrinha política, entre Colbert Martins, prefeito pelo MDB e ACM, governador pela Arena.

Ainda na política,  a formação do novo PTB por conta da reforma partidária que estava em curso também chegou a esta cidade. Anunciava-se que José Falcão, Noide Cerqueira, Oscar Marques e outros oriundos do MDB  ingressariam no PTB. No fim optaram pelo PDS.

Festa “Caju de Ouro”, tradicionalmente realizada uma semana antes da micareta, já era o assunto dominante entre os associados do Clube de Campo Cajueiro. No dia 6 o presidente Osvaldo Torres anunciou que “Sonha do Uma Noite de Verão” seria o tema da decoração. 

Sobre a micareta, em que pese ter sido realizada de 19 a 22 de abril, março começou com o secretário de Turismo Luciano Cunha reunindo a imprensa no Mercado de Arte (sede da secretaria) para comunicar a abertura das inscrições para a escolha de rainha e princesas da folia de momo. (Adilson Simas)



Nenhum comentário:

Postar um comentário