sábado, 8 de agosto de 2015

O CAMPO DO GADO E O "ROTEIRO DAS BOIADAS"

Feira ontem, 1932

Quando o Campo do Gado funcionava no local conhecido como "Gameleiras", área próxima a Praça Pedro II (Abrigo Nordestino), Cine Iris e onde foi a residência da família Milton Falcão de Carvalho (Bubu), o prefeito João Mendes da Costa assinou em 15 de janeiro de 1932 o ato nº 33 modificando o roteiro das boiadas, como o seguinte teor:
"O cel. João Mendes da Costa, Prefeito do Municipio, usando das atribuições que por lei lhe são conferidas, resolve mudar o trânsito de boiadas pela Rua de Maio (Rua de Aurora), por necessidade publica, devendo os srs. comerciantes de gado e demais interessados, obedecerem a seguinte oientação:
- As boiadas deverão seguir pela estrada do Calumbi, entroncando com a estrada do Cruzeiro, seguindo pela estrada do Sobradinho, alí atravessando para a estrada de São José, de onde seguirão diretamente para o Campo ou currais de dormidas.
- Esta resolução terá vigor de 1º de março em diante. Fica estabelecida  pena de 50$00 de multa para todo aquele que violar a presente resolução. Gabinete da Prefeitura Municipal, 15 de janeiro de 1932, assignado João Mendes da Costa, prefeito".
Sobre o prefeito João Mendes, conta-se, que mesmo escolhido pela revoluçõ de 30, "contra ela se rebelou mais tarde, numa oposição ferrenha, ao ponto de levar de 10 de novembro de 1937 a 29 de outubro de 1945 sem deixar a sua residência, indo apenas, e saindo pelos fundos, para sua fazenda. Em 29 de outubro de 1945, porém, desfilou pelas ruas da cidade, com um empregado ao lado, tocando fogos, anunciando o fim da ditadura."
A próposito, o coronel morava na Praça Froes da Motta, esquina com o beco (hoje rua) que liga à Rua Filinto Bastos, onde se começa o comércio  de peças usadas (antigo ferro-velho), hoje batizada com seu nome.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário