sexta-feira, 22 de maio de 2015

A FEIRINHA DA MARECHAL E AS BANANAS

Feira Ontem
De volta a prefeitura, assim que assumiu no dia 1º de janeiro de 1989, o prefeito Colbert Martins disse na reunião com o assessores que ia resolver o problema da ‘feirinha’ da Marechal Deodoro.

No dia seguinte Antonio Santiago Maia, o ‘Amorzinho’,  chefe da guarda municipal, reuniu a tropa e foi ao local. Não anunciou a nova ordem, simplesmente mandou recolher as mercadorias. Foi um vexame.

À tarde os feirantes ocuparam o saguão da Prefeitura. O prefeito ordenou que todos fossem acomodados no salão nobre que iria recebê-los. Levado pelos motoristas Oliveira e Miguel que subiram a escadaria carregando a cadeira de rodas, Colbert chegou aplaudido e foi logo dizendo: Falem pela ordem, não façam zoada. Quero ouvi-los.

- “Doutor Cobé”, lembra de mim? Não faça isso com a gente, foi o senhor quem arrancou meu primeiro dente, lembra?

Um homem levantou no fundo da platéia, tinha sido jogador do Mecânico quando Colbert era o técnico. “Doutor tenho filhos para criar e eu lhe ‘carrego’ na política desde aquele tempo.

Colbert pede silencio e avisa: longe de mim prejudicá-los, vocês me conhecem; inicialmente vão ficar aqueles de vendem só mercadoria de época.

Antigo feirante que fazia do quintal da casa de Chico Pinto o depósito de suas mercadorias, Sergipe (ainda hoje está na Marechal) pede a palavra, “dobra” o prefeito e arranca aplausos:  

 Eu sabia doutor! O senhor não iria prejudicar a gente. Todos nós também vendemos banana e banana dá o ano inteiro...    
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário