quarta-feira, 22 de abril de 2015

PROGRAMAS COMO BOLSA FAMÍLIA REDUZEM CASOS DE HANSENÍASE, APONTA ESTUDO

Jornal GGN - Um estudo publicado em novembro de 2014 na revista PLoS Neglected Tropical Disease por um grupo de cientistas brasileiros apresenta evidências de que a redução da ocorrência da hanseníase está relacionado à melhoria das condições de vida da população proporcionada por programas de transferência de renda, como o Bolsa Família. Uma das condicionantes do programa criado em 2003, ainda no governo Lula, é a obrigatoriedade de a família beneficiária frequentar unidades básicas de saúde e assistência social. Além disso, o uso da verba federal para consumir alimentos melhores também tem colaborado com a redução da doença.

Segundo o estudo, quanto maior a cobertura do programa federal nos municípios, menor é a incidência da hanseníase. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a pesquisa foi realizada em 1.358 municípios com as maiores incidências da doença e que reúnem mais de 50% de todos os novos casos diagnosticados anualmente no país. Nessas cidades, o número de casos novos de hanseníase passou de 30 mil novos casos, em 2004, para 19 mil casos, em 2011.
"É fato que o número de novos casos da hanseníase no Brasil vem diminuindo ao longo dos anos devido à melhoria das condições socioeconômicas da população, segundo atesta a pesquisa, ao longo de oito anos estudados (2004-2011)", afirma o Ministéiro. CONTINUE LENDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário