quinta-feira, 23 de abril de 2015

MORRE NO RIO O DIRETOR E PRODUTOR ROBERTO TALMA

Talma trabalhou na TVs Rio, Excelsior e Tupi, até entrar na Globo em 1969.
Ele dirigiu novelas como 'Saramandaia', 'Selva de pedra', entre outras.

O diretor e produtor da TV Globo Roberto Talma morreu na madrugada desta quinta-feira (23), informou o Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A causa da morte não foi informada.
Roberto Talma foi coordenador de programação na TV Rio, depois trabalhou na TV Excelsior e na TV Tupi, até entrar na Rede Globo em 1969.
Na Globo, foi diretor de muitas novelas de sucesso como “Saramandaia”, a segunda versão das novelas “O astro” e “Gabriela”, além de ser o responsável por minisséries como “Anos dourados”, “Anos rebeldes” e “Os Maias”, e programas como “Você decide”, “Armação ilimitada”, “Malhação” e “Sítio do pica pau amarelo”.
Roberto Talma Vieira faria 66 anos no próximo dia 29 de abril. Ele nasceu em 1949, em São Paulo. Sua família era proprietária de um circo no interior do estado. A mãe era bailarina e o pai trabalhou na televisão e foi coordenador de programação da TV Rio.
Talma começou a carreira profissional aos 9 anos, na TV Record, integrando um grupo de sapateado que se apresentava no programa "A grande gincana Kibon". Naquela emissora, conheceu o diretor Nilton Travesso, de quem ficaria amigo e com quem trabalharia, anos depois, na Globo, na edição dos primeiros videoclipes do "Fantástico".
No início da década de 1960, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, onde conheceu Walter Clark, diretor da TV Rio. Por intermédio do executivo, trabalhou durante algum tempo na antiga emissora, passando também pela TV Excelsior e pela TV Tupi, até ser contratado pela Globo, no dia 1º de abril de 1969. Nessa época, além do trabalho na televisão, Talma também fazia incursões na música e no teatro, apresentando-se com um conjunto musical e atuando em algumas peças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário