quarta-feira, 8 de abril de 2015

ADEUS FERRO DE ENGOMAR

Tadeu Kebian, meu amigo do Facebook, postou ontem essa foto "se sentindo muito feliz" por ter adquirido essa "raridade".

Por Luciano Hortencio

Esse ferro de engomar (ferro de passar) me fez lembrar minha infância: A Dolores, filha da nossa lavadeira e engomadeira Maria, foi dar uns treinos lá por casa. Juízo que é bom a pobre da Dolores nunca teve. Eu estava correndo pela área de serviço e ela disse que eu saisse dali senão iria me queirmar com o ferro. Não lembro direito como tudo se passou. O fato é que ela me queimou entre o braço e o antebraço com a ponta do ferro de engomar. Durante muito tempo eu carreguei a marca da ponta do ferro como lembrança do acidente... Obviamente Dolores não foi admitida no cargo pretendido!
A foto me faz lembrar também da relatividade das coisas. Enquanto o amigo Tadeu Kebian se sente feliz por ter adquirido um velho e bom ferro de engomar, no interior do Ceará esse artefato continua a ser usado por muitas e muitas famílias. Para "eculumizar" o gás, as donas de casa cozinham no fogão a lenha e, após o preparo da refeição, aproveitam as brasas para encher o ferro de engomar, "eculumizando" também na energia elétrica.
Quem sabe o ferro de engomar vai ser uma opção nesses tempos bicudos de energia elétrica?
Trago, finalmente, o excelente CORAL DAS LAVADEIRAS DO JEQUITINHONHA, interpretando ADEUS FERRO DE ENGOMAR, música folclórica recolhida e adaptada pelo pesquisador e músico Carlos Farias. AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário