quarta-feira, 8 de abril de 2015

A QUADRA NOBRE DA CIDADE

Memória

O coronel José Freire de Lima foi o segundo intendente municipal. Governou a cidade por um longo período, o equivalente a três mandatos e morreu no poder em 1903. A ele a Feira deve entre outras ações, a substituição das pedras irregulares por um melhor calçamento na Praça do Comércio, hoje praças da Bandeira e João Pedreira.
A partir do coronel Freire, todos os intendentes e prefeitos deixaram suas marcas na chamada "área nobre" da cidade. Heráclito de Carvalho, por exemplo, que em 1938 retornou como prefeito eleito pelo povo e em 1950 foi eleito vereador para a segunda legislatura (1951/1954), substituiu os paralelepípedos por asfalto.
Em 1988, no último ano do seu segundo mandato, o prefeito José Falcão concluiu o projeto centro, embelezando a nossa "quadra um", que ficou ainda mais bonita quando o prefeito Colbert  Martins ao iniciar seu segundo mandato em 1989, implantou o monumento concebido por Juracy Dórea.
Por falar em Juarcy Dórea, ao inaugurar no sábado, 29 de março de 1980, o Mercado de Arte Popular, o prefeito Colbert Martins também brindou a cidade e os turistas com a arte do artista feirense  no interior do MAP.
Trago essas lembranças, para lembrar que aqueles  arcaicos tapumes já deveriam ter sido retirados da "quadra nobre"

Nenhum comentário:

Postar um comentário