sexta-feira, 31 de outubro de 2014

IMAGEM DO TEMPO

Colégio Santanópolis

(1) Dr. Gastão Guimarães, (2) Dr. Honorato Bonfim, (3) professor Antonio Garcia, (4) professora Edelvira Oliveira, (5) professor Almiro Vasconcelos, (6) professora Hermengarda d'Oliveira, (7) professor Carlos Santiago, (8) professor Osvaldo Suzarte Lima, (9) professora Izabel Carvalho, (10) professor Gerson Simões Dias, (11) professor Edgard Erudilho, (12) Dr. Pedro Américo de Brito, (13) Dr. Sátiro Ribeiro e (14) Dr. Áureo de Oliveira (Do arquivo de José Olympio Mascarenhas, no livro Memória Fotográfica de Feira de Santana) 

GEDDEL DESCARTA PERDER CONTROLE DO PMDB BAIANO

Derrotado no processo de escolha do candidato da oposição ao governo da Bahia, derrotado na disputa pelo Senado e depois de ver seu candidato a presidente da República, Aécio Neves (PSDB), também derrotado, o baiano Geddel Vieira Lima garante que o PMDB não vai tirar o que lhe restou após as eleições deste ano: a presidência do partido na Bahia; "Esta notícia é um amontoado de bobagens. Sou membro da Executiva Nacional do partido. Sou membro do Conselho Nacional do Partido e não tem nenhuma informação de verdade nessa notícia"

31 DE OUTUBRO DE 2014
Bahia 247 - Derrotado no processo de escolha do candidato da oposição ao governo da Bahia, derrotado na disputa pelo Senado e depois de ver seu candidato a presidente da República, Aécio Neves (PSDB), também derrotado, o baiano Geddel Vieira Lima garante que o PMDB não vai tirar o que lhe restou após as eleições deste ano: a presidência do partido na Bahia.

Ele descartou possibilidade de deixar o comando da legenda e refutou rumores de que está sendo cogitada reconciliação do PMDB com o PT na Bahia. "Esta notícia é um amontoado de bobagens. Sou membro da Executiva Nacional do partido. Sou membro do Conselho Nacional do Partido e não tem nenhuma informação de verdade nessa notícia".

O peemedebista afirmou em entrevista ao jornal Tribuna da Bahia que não houve conversa entre o presidente nacional do partido, o vice-presidente da República, Michel Temer, e o governador Jaques Wagner para acertar a reaproximação, o que resultaria, por tabela, na perda de controle do partido no estado.

"Estive em Brasília, ontem (quarta-feira 29) com Michel Temer e a única coisa que eu posso falar para você é que isso não existe". Geddel, contudo, não quis comentar qual teria sido o teor da conversa entre Wagner e Temer.

HADDAD INCLUI GAYS, TRAVESTIS E ÍNDIOS NO “MINHA CASA”

São Paulo - Uma resolução do Conselho Municipal de Habitação (CMH) definiu que gays em situação de violência, travestis moradores em albergues e índios também podem ser beneficiados com unidades do Programa Minha Casa Minha Vida construídas no município de São Paulo.

A norma complementar ao projeto do governo federal, publicada nesta sexta-feira, 31, no Diário Oficial da Cidade, também permite o atendimento de moradores em áreas limites de municípios vizinhos com a capital paulista.

O objetivo das regras é tentar dar moradia popular para centenas de gays e também mulheres que sofreram ameaças e violência doméstica e que são atendidos em albergues e moradias da Prefeitura. Dezenas de travestis que moram nos abrigos municipais vão ter direito a tentar entrar no programa, desde que comprovem que está "oriunda de situação de rua". CONTINUE LENDO

“SEI QUE SURPREENDO ALGUNS CARAS. EU AVANÇO MESMO”, DIZ LUIZA POSSI

Durante ensaio sensual, Luiza Possi revela que não espera a iniciativa masculina durante o flerte

Luiza Possi. já sabe quem é e aonde pode chegar. Na carreira, são sete discos (o último, Sobre o Amor e o Tempo, foi lançado no início deste ano), shows lotados, participações em programas de TV... O sucesso já faz parte de sua rotina há pelos menos 13 anos. No amor, vive uma fase de afirmação: está mais seletiva, procurando o homem certo.
A cantora, que estrela um ensaio sensual na GQ de novembro, admite, entretanto, que não é santa. "Eu me arrisco, quero que dê certo, mas também não gosto de perder muito tempo", contou.
Luiza também revelou que, na hora da conquista, não gosta de rodeios e que isso, muitas vezes, assusta. "Sei que surpreendo alguns caras. Eu avanço mesmo." AQUI

31 DE OUTUBRO - DIA DO SACY PERERÊ


AMADEU: SEM INTERNET, AÉCIO TERIA VENCIDO ELEIÇÕES

Para ele, redes sociais deixaram claro que o conteúdo discursivo das forças comandadas pelo PSDB” é baseada na “estratégia do cinismo”

TRABALHADORES E ESTUDANTES LOTEM ESPAÇO PARA DEBATER TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Cerca de 400 pessoas participaram do Seminário Trabalho, Renda e Sustentabilidade

Trabalhadores buscando oportunidades de emprego e estudantes buscando seu espaço no mercado de trabalho. Ambos se reuniram na manhã desta sexta-feira, 31, para ouvir experiências sobre tecnologia, juventude e inovação. Cerca de 400 pessoas participaram do Seminário Trabalho, Renda e Sustentabilidade, realizado no Ville Gourmet pela Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec).
Abordando o tema “tecnologia, juventude e inovação”, o professor da Universidade Salvador (Unifacs), Roberval Araújo, abriu os trabalhos. Ele ministrou a palestra com o foco na gestão da inovação e no preparo das pessoas para acharem a oportunidade do emprego.
“A oportunidade existe e nós devemos estar preparados para abraça - lá. Achar a forma de abrir as portas. E isso fazemos com o aprendizado, que nunca morre. Conhecer alguns programas de informática, tomando cursos. Essa é a maneira correta de abrir as portas”, destacou o palestrante.
Com uma turma bastante diversificada de idade, o professor mandou o recado para os mais velhos: “juventude não é significado de idade cronológica. Ela tem a ver com a cabeça. Espírito jovem para conseguir as oportunidades nesse novo mercado de trabalho”.
Mais tarde foi a vez do professor do Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia (Ceteb), Evaldo Moraes. Ele falou sobre Projeto de Vida: educação para vida, plano de carreira. O tema chamou a atenção dos presentes, que escutaram com bastante atenção sobre o futuro profissional.
O Secretario da Settdec, Antonio Carlos Borges Junior, destacou a importância dessa iniciativa do Governo Municipal. “Essas pessoas devem se preparar para o novo mundo. Estamos vivendo uma revolução silenciosa, então é necessário que as pessoas se preparem para superar as dificuldades”.

Texto Secon, Fotos Jorge Magalhães

RAFAEL SOARES, FILHO DE JÔ, MORRE AOS 50 ANOS NO RIO DE JANEIRO

Do UOL, em São Paulo
Morreu nesta sexta-feira (31) no Rio de Janeiro Rafael Soares, de 50 anos, filho do apresentador Jô Soares. Ele estava internado no Hospital Samaritano desde quinta-feira com um câncer no cérebro.

O velório poderá começar ainda nesta sexta, no Memorial do Carmo, e a cremação está prevista para as 16h de sábado. Na tarde desta sexta, Jô Soares chegou ao hospital sem falar com a imprensa. Usou uma entrada alternativa, passou pela capela e seguiu direto para o terceiro andar, onde Rafael ficou internado. Mais tarde, sozinho, o apresentador voltou à capela para rezar.

Rafael era autista e nasceu em 1964, fruto do casamento do apresentador com Teresa Austregésilo, com quem ficou casado por 20 anos. No fim da tarde desta sexta, Teresa deixou o hospital bastante abatida, em uma cadeira de rodas, acompanhada por familiares. MAIS



TAPETÃO DO PSDB É “INCABÍVEL”, DIZ CORREGEDOR

Ministro João Otávio de Noronha diz que pedido de auditoria no sistema eleitoral feito ontem pelo coordenador jurídico do PSDB, deputado Carlos Sampaio, ao TSE, não apresenta fatos que possam ameaçar o processo eleitoral e tem potencial para arranhar a imagem do País; "O problema é que não estão colocando em xeque uma ou duas urnas, mas o processo eleitoral. É incabível. Se você colocar em xeque o sistema eleitoral, aponte o fato concreto que vamos apurar", afirmou corregedor-geral da Justiça Eleitoral; PSDB de Aécio Neves alega não estar pedindo recontagem dos votos nem questionando resultado que deu vitória a Dilma MAIS

ISIS VALVERDE SE DIZ “DRAMÁTICA” E CONTA TER PREGUIÇA DE “DISSE QUE DISSE”

Isis Valverde contou, em entrevista à revista “Nova”, que herdou a veia cômica da mãe.
- É o presente que minha mãe me deu. Dona Rosalba é das pessoas mais engraçadas que conheço. Já o drama é da Isis mesmo. Sou dramática pra c@*&lho!".
A atriz, de 27 anos, disse ainda que não segue a “ditadura da moda” e nem dá satisfação de sua vida.
- É um aprendizado da idade. Tem quem fique mal por causa de ‘disse que disse’. Tenho preguiça disso.(G1)

HUTTEN, CORRESPONDENTE DA AFP, E AS FOTOS INÉDITAS DA MORTE DE CHE

Fotos inéditas de Che Guevara morto são achadas
Imagens foram encontradas em uma caixa de charutos



O QUE EXPLICA O GOLPISMO? É APENAS O ANO DE 2026

Alguém se arriscaria a dizer que o ex-presidente Lula não é favorito a vencer as eleições presidenciais em 2018? E que, se tiver saúde, poderá concorrer novamente em 2022, ano do bicentenário da Independência? Se esse cenário se confirmar, o PSDB e a centro-direita terão uma chance de retornar ao poder talvez em 2026; ano em que não existirão mais jornais impressos e que golpistas de hoje já estarão aposentados; só isso explica a ofensiva golpista para tentar mudar, agora, o resultado das urnas, com um auditoria sobre a apuração do Tribunal Superior Eleitoral

31 DE OUTUBRO DE 2014 ÀS 12:28

DIA NACIONAL DA CULTURA


A DANÇA DO PINTINHO


A ANTIPOLÍTICA É A NOVA (E VELHÍSSIMA) DIREITA

Por Fernando Brito

Uma das melhores coisas dos jornais de hoje, além de ver a tucanagem cair no ridículo e facilitar a vida de Dilma Rousseff com suaestúpida e extemporânea “denúncia” de fraude eleitoral, é a entrevista do filósofo Paulo Eduardo Arantes, professor aposentado da USP (Universidade de São Paulo), na Folha de S. Paulo.

II MOSTRA DE MAQUETE NA ESCOLA JONATHAS CARVALHO

E AÍ, SHEHERAZADE? SEUS “JUSTICEIROS” ERAM TRAFICANTES. É COMPREENSÍVEL?

Por Fernando Brito

Vocês lembram, certamente, do caso do adolescente negro, espancado e acorrentado a um poste no Flamengo, não é?
E lembram também quando Rachel Sheherazade, disse que era
 “compreensível”  que rapazes de bem, ameaçados violência, reagissem assim, não é?
E ontem veio a notícia.
Os “bons rapazes” eram…traficantes de drogas!
Nos seus apartamentos, em  Laranjeiras, Catete e Flamengo, na Zona Sul do Rio, foram apreendidos, segundo a polícia, além de R$ 27 mil em dinheiro, vários tipos de drogas, material para endolação, balança de precisão, armas e…máscaras de “Anonymous”.
É “compreensível”, Dona Sheherazade?
Mesmo que não seja, ninguém aqui quer amarrá-los no poste. colocar uma corrente em seus pescoços, chutá-los e  humilhá-los.
Têm direito a defesa, a julgamento, a respeito em sua condição de – apesar do que fazem – pertencerem à espécie humana.
Tanto quanto o rapaz negro do poste, que nunca teve 1% do que estes rapazes tiveram.

Leia a matéria de O Dia:

IMPÉRIO – ZÉ VIAJA COM MARIA ISIS RUMO AO MONTE RORAIMA E PREPARA SURPRESA A AMADA

Deslumbrada, a ninfeta se derrete com o romantismo do comendador

Taças de champanhe em um jatinho particular com destino ao Monte Roraima. Esta viagem de José Alfredo (Alexandre Nero) com a Maria Isis (Marina Ruy Barbosa) promete aflorar ainda mais o amor entre o casal.  “Você tá me fazendo a mulher mais feliz do mundo...”, declara a doce Isis ao comendador.

Zé Alfredo planejou tudo nos mínimos detalhes. Ele quer que a viagem compense algumas mudanças que estão por vir. “Está pra acontecer uma grande virada na minha vida, posso sentir isso”, diz ele à amada. Segura coração! O comendador também prepara uma surpresa para Ísis.
Ficou curioso? Assista à cena que vai ao ar nesta sexta-feira, 31 de outubro.

MALHAÇÃO – QUE FORA! DUCA DIZ A BIANCA QUE QUER SE AFASTAR DELA DE VEZ

A gata fica arrasada e pensa que ele está interessado em Nat

Bianca (Bruna Hamú) e Duca (Arthur Aguiar) ficaram juntos, deram muitos beijos apaixonados
, e, no dia seguinte, o cara decide jogar um balde de água fria nos sonhos dessa gata. Ao reencontrá-la no corredor da fábrica, ele diz que pensou melhor e prefere ficar do jeito que está. Bianca não entende muito bem, e ele explica. “Não dá mais pra gente ficar junto. É melhor a gente se afastar de vez, Bianca”, diz. A gata fica de queixo caído, afinal no dia anterior ele era só amor para dar e agora vem com essa! Mal sabe ela que Duca está fazendo tudo isso por exigência do pai dela, Gael (Eriberto Leão), já que o lutador não está disposto a desistir de investigar o desaparecimento do irmão, Alan.

 “Desculpa, mas acho que ontem foi coisa de momento, sei lá. Eu prefiro me afastar de você por um tempo, Bi”, mente Duca. Bianca se enfurece e pergunta se essa decisão tem a ver com Nat (Maria Joana). Duca nega, mas Bianca exige que ele seja sincero. Mesmo assim, não consegue uma resposta para essa pergunta. “Quer saber? Cansei. Quero que vocês dois sejam muito felizes! Quer dizer, não quero, não. Quero que vocês se danem! Você e essa Nat!”, diz Bianca, transtornada. Tadinha, gnt! A cena vai ao ar na sexta-feira, 31 de outubro.

MALHAÇÃO – LOBÃO PEGA NAT E DUCA CONVERSANDO E FICA DESCONFIADO

O professor da Khan provoca Duca e o chama de perdedor

Lobão (Marcelo Faria) levou Nat (Maria Joana) para jantar no Perfeitão só para provocar os adversários, já que o restaurante fica bem perto da academia de Gael (Eriberto Leão). Na hora de ir embora, ele vai buscar o carro, enquanto Nat espera na calçada. Duca (Arthur Aguiar) vê a lutadora e se aproxima para falar com ela. Nat avisa que Lobão está por perto, e Duca diz que depois a procura, porque tem novidades. Só que Lobão chega a tempo de ouvir o garoto. “E eu posso saber que novidades são essas?”, pergunta, assustando Nat e Duca.
Nat se faz de santinha e diz que Duca chegou para perturbar. “É... Novidade pra ver o pessoal da Kahn por aqui. Achei que fosse só o Cobra que a gente tivesse que aturar”, disfarça Duca. Lobão fica desconfiado, mas provoca Duca falando da derrota no campeonato da Liga. Da banca, Dona Dalva (Iná de Carvalho) percebe a confusão que está se armando e chama o neto. Lobão aproveita a chance para debochar dele.

 “Vai com a vovó, vai, Duca. Esse aí fala grosso, mas no ringue afina. Que nem o mestre dele”, provoca. A cena vai ao ar na sexta-feira, 31 de outubro.

MULHER É FLAGRADA CORRENDO NUNA EM PARQUE E É DETIDA EM PORTO ALEGRE

Mulher chamou a atenção dos frequentadores do Parcão nesta quinta-feira.
Brigada Militar abordou a corredora e a levou em uma viatura.

Uma cena inusitada surpreendeu os frequentadores de um dos mais tradicionais parques de P
orto Alegre na manhã desta quinta-feira (30). Por volta das 11h, uma mulher foi flagrada correndo nua e descalça no Parque Moinhos de Vento, o Parcão. Além de ser ponto de encontro dos gaúchos, o local reúne praticantes de corrida e caminhada.
Ao ser alertada por pessoas que estavam no parque, a Brigada Militar foi até o local e a abordou. A mulher foi levada em uma viatura até um posto de saúde na Zona Norte de Porto Alegre, onde ela ainda passava por avaliação psiquiátrica às 17h30.
Segundo testemunhas, os policiais usaram um lençol do posto para enrolar a mulher e levá-la para atendimento. A polícia não deve registrar boletim de ocorrência. A Secretaria da Saúde disse que só irá se manifestar depois que o atendimento for concluído.
 Mulher foi detida pela Brigada Militar após correr nua em Porto Alegre (Foto: Diego Vara/Agência RBS)

ACM PODE IR PARA O PMDB E LEVAR MAIORIA DO DEM

Objetivo do prefeito de Salvador seria manter característica herdada do ex-senador ACM de ficar próximo do governo federal e também sair do isolamento no qual ficou após vitória do PT nas disputas pela presidência da República e pelo governo da Bahia; com a possível articulação com o PMDB, ACM Neto, além de conseguir proximidade com o Planalto, levaria também um número considerável de apoiadores, que ampliariam a base de Dilma; o PMDB conseguiria então um número de deputados maior que o PT e não precisaria de maiores desgastes para controlar a Câmara dos Deputados

Bahia 247 - Desmentido pelo presidente do DEM, senador José Agripino, sobre fusão do partido, o prefeito de Salvador, ACM Neto, parece mesmo não enxergar futuro na sua legenda e já procura para onde ir. E o destino do jovem democrata pode ser o PMDB. Apesar da articulação, contudo, o movimento nada tem a ver com o presidente do partido na Bahia, Geddel Vieira Lima, que concorreu ao Senado pela chapa do DEM e saiu derrotado. As causas de uma possível ida de ACM para o PMDB são maiores.

Objetivo seria manter característica herdada do ex-senador Antônio Carlos Magalhães, a de ficar próximo do governo federal, conforme nota do site Bahia Notícias. Presença de ACM Neto no PMDB começou em 2013, com o ingresso do deputado estadual Bruno Reis, seu pupilo, no partido.

ACM Neto acreditou até o último instante na vitória de Aécio Neves (PSDB), mas com a confirmação da reeleição da presidente Dilma Rousseff, não lhe resta outro caminho senão o de buscar reconciliação. A situação ficaria menos complicada se Paulo Souto, candidato do DEM, tivesse vencido a disputa pelo governo da Bahia. Mas o petistas Rui Costa foi eleito. Com o resultado das urnas, ACM tem consciência de que ficou isolado.

Com a possível, articulação com o PMDB, ACM Neto, além de conseguir proximidade com o governo federal, levaria também um número considerável de apoiadores, que ampliariam (mesmo que temporariamente) a base de Dilma.

O PMDB, com apoio de eventuais emigrantes do DEM, conseguiria então um número de deputados maior que o PT e não precisaria de maiores desgastes para controlar a Câmara.


FERNANDA LIMA AOS 15 ANOS

30.out.2014 - A apresentadora Fernanda Lima postou uma imagem de quando tinha 15 anos (esq.) em sua conta no Instagram. Mesmo novinha, a bela já esbanjava beleza e tinha mesmo "pinta" de modelo. E o incrível é notar que o tempo foi generoso com Fernanda. Hoje, aos 37 anos (foto recente, à dir.), a bela continua com a mesma carinha não é mesmo? Montagem BOL / Reprodução/Instagram / João Miguel Júnior/Rede Globo


OS TUCANOS, O PC E O “CHORORÔ”

Por Fernando Brito

Vejam vocês como é a vida.
Sempre andei atrás de uma oportunidade de devolver ao meu distante amigo Paulo Cezar Guimarães, o PC, a cobertura que ele me deu, há quase 30 anos, quando, terminado o primeiro governo Brizola – e eu, “maldito” – me conseguiu um trabalho, meio “frila”, que me permitiu por comida em casa.
A cúpula do PSDB, ao pedir auditoria das eleições ao TSE, deu-me a oportunidade do gesto de gratidão devida ao meu querido colega, divulgando seu trabalho jornalístico, apurado e, como ele, sempre bem-humorado.
É que o PC, uma figuraça,  é autor do livro “O Jogo do Senta – A verdadeira história do chororô”, que conta a história de uma partida de futebol, no  Campeonato Carioca de 1944, em que o time Flamengo, ao apanhar de 5 a 2 do time do Botafogo – nem é preciso dizer que o ele é, perdoem, um botafoguense doente, portanto um pleonasmo –  sentou-se no chão pra reclamar do juiz.
Pois não é que o PSDB resolveu, hoje, passado quatro dias das eleições, pedir uma “auditoria especial”  no resultado das eleições, apenas como forma de imaginar, assim, tornar ilegítima a vitória de Dilma Rousseff?
Pede, sem nenhum indício ou elemento para fazê-lo, mas apenas para sentar no gramado eleitoral e fazer seu chororô.

Sentou e entrou no chororô, de fato e de papel passado. 

BRISA VILLE É APRESENTADO PARA A IMPRENSA DE FEIRA

Jornalistas, radialistas, colunistas social e executivos da comunicação de Feira de Santana conheceram, nanoite de ontem (29.10), o projeto do Brisas Ville, o mais novo condomínio de lotes residenciais da cidade. Com a proposta de conciliar tranquilidade, segurança, qualidade de vida em uma boa localização, acompanhando de planejamento urbano e infraestrutura altamente qualificada, o Brisas Villeestá localizado em uma das áreas que mais crescem em Feira: o bairro SIM.
Durante o evento, realizado no espaço de reuniões da Churrascaria Los Pampas, os presentes puderam conhecer melhor o projeto do arquiteto feirense José Reinaldo,que apresenta um conceito diferenciado de bem viver e ampla estrutura de lazer, com praças temáticas, poliesportivas, ciclovias, quadras de tênis, campo de futebol gramado, além de piscinas para adultos, crianças, bicicletário, pista de cooper, parque juvenil, pista de skate, entre outros  de convívio social, que serão construídos em uma área de mais de 3,5 milhões de metros quadrados. E puderam também saber mais sobre a comercialização dos lotes com o diretor comercial Geraldo Maraux.O Condomínio Residencial Brisas Ville será lançado oficialmente no dia 8 de novembro, sábado, no próprio local onde será implantado.

Mais Sobre o BrisasVille


Cerca de 50 mil pessoas devem ser beneficiadas, de forma direta, com a chegada do condomínio residencial Brisas Ville à Feira de Santana. Localizado em uma das áreas que mais crescem na cidade, o bairro SIM, o condomínio contará com 910 lotes e ocupará, aproximadamente, 460 mil metros quadrados, gerando melhorias especialmente para as pessoas que moram nos bairros vizinhos.
(Com informações de Rose Leal)

COM TRINCA DE ASES, DILMA VIRA MESA A SEU FAVOR

Jogo vira a favor da presidente; com três cartas sobre a mesa, Dilma Rousseff barrou as apostas contra; investidores mandam sinais de aprovação tanto para Luiz Carlos Trabuco, Nelson Barbosa e Henrique Meirelles; presidente do Bradesco, ex-secretário-executivo da Fazenda e ex-presidente do BC são craques no jogo do mercado financeiro; eles conhecem atalhos para atrair investimentos, gostam de controlar despesas e tem vocação para o crescimento; conheça as chances de cada um
31 DE OUTUBRO DE 2014 

TÚNEL DO TEMPO

ELEITOS
OUTUBRO, 1912
                                   “O senado estadual reconhece como intendente e conselheiros deste município eleitos para  o período de 1912 a 1915 Bernardino Bahia (foto 1), Agostinho Fróes da Motta (foto 2), Alto dos Reis,  Silvino Ramos, João Mendes da Costa, Quintiliano Martins da Silva, José Alves Boaventura, Celso Valverde Martins, Juvêncio Erudilho, Valentim de Souza Junior, Manuel Portugal dos Santos e Joel dos Santos Barbosa”.

- Da coluna Vida Feirense registrando as efemérides do dia 31 de outubro...