quarta-feira, 19 de novembro de 2014

CHAVE DO CONTROLE DA PUBLICIDADE, IBOPE PERDE O MONOPÓLIO DE MEDIR A AUDIÊNCIA

Por Fernando Brito
Indispensável  a leitura da reportagem de Daniel Castro, no UOL, sobre a entrada em operação, em  2015, da empresa alemã GfK, concorrente do Ibope na aferição de audiência das emissoras de TV.
A partir de abril , haverá um outra amostra do que é assistido pelos brasileiros, abrangendo, inclusive, canais de TV a cabo e de locação de filmes, bem como os programas sintonizados em estabelecimentos comerciais, onde os televisores são, hoje, presença inevitável.
A medição, numa primeira fase, abrangerá Rio e São Paulo, para chegar  – até junho – em Campinas, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília, Vitória, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém e Manaus.  A pretensão é, adiante, usar o mesmo aparelho para registrar o uso de internet, via computadores, tablets e smartphones.

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