segunda-feira, 6 de outubro de 2014

CRESCE NÚMERO DE MULHERES ELEITAS NO CONGRESSO, MAS FATIA AINDA É DE SÓ 10%

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) é a primeira escolhida para a comandar a Procuradoria da Mulher

Apesar de a presidente atual ser a primeira mulher no cargo mais importante do país, o Brasil ainda é pouco representado por mulheres na política.

Na Câmara Federal, as mulheres eram, em 2010, 8,8% dos 513 deputados – 45 foram eleitas. Neste domingo (5), foram escolhidas 51 substitutas, ou 9,9%, que assumem em 2015. Houve, portanto, um pequeno aumento com relação ao pleito anterior. A relação é de menos de uma mulher para cada dez deputados homens eleitos.

A eleição de 2014 só troca um terço do Senado. Neste caso, foram escolhidas cinco senadoras entre as 27 vagas disponíveis. Elas vão dividir espaço com outras seis que cumprem mandato até 2019. Com isso, serão 11 de um total de 81 senadores, ou 13,6% da Casa.

Entre as candidatas aos Executivos estaduais, nenhuma foi eleita neste domingo. Mas Suely Campos (PP) ainda tem chance em Roraima, por ter ido ao segundo turno após substituir de última hora o marido, Neudo Campos, considerado ficha-suja e inelegível neste pleito. Em 2011, havia apenas duas mulheres no comando estadual: Roseana Sarney (PMDB), no Maranhão, e Rosalba Ciarlini (DEM), no Rio Grande do Norte. Nenhuma delas concorreu à reeleição. Historicamente, o número de governadoras nunca passou de 11%. MAIS


Nenhum comentário:

Postar um comentário