terça-feira, 15 de julho de 2014

NA ESCOLA AGRÁRIO MELO, EM IPUAÇU, AULA SOBRE SAMBA DE RODA

Estudantes têm aula sobre samba de roda em Ipuaçu
Depois da palestra, participantes mostraram samba no pé

Estudantes de idades variadas, professores e convidados participaram nesta terça-feira, 16, na Escola Municipal Agrário Oliveira de Melo, no distrito Governador João Durval, de uma grande aula sobre a origem, a evolução e a importância do samba de roda, por meio de palestras proferidas por especialistas em cultura popular. Mas foi na roda, ao som da Quixabeira da Matinha e do Grupo de Cantadores e Sambadores de Ipuaçu, que eles viram de fato o samba no pé de gente de toda idade.
É essa linguagem corporal, que dispensa as palavras – os sambadores não se falam enquanto estão na roda – e a capacidade de cantar por dentro, que fazem do samba de roda uma expressão cultural única. “Através do samba sabemos qual é o nosso lugar”, ensinou Bel Pires, professor da Uneb e mestre de capoeira, destacando que essa manifestação está na memória coletiva do povo brasileiro. “Falamos com o corpo, nos melamos no suor do outro, porque fazemos parte da mesma história”, disse.

“Cuidem do samba”, pediu o professor Paulo César Fernandes, da UEFS, ao defender a preservação do samba de roda desde a sua essência, entre sambadores e cantadores, até o poder público, com políticas efetivas para salvaguardar essa manifestação. O professor exibiu um vídeo para mostrar ao público presente ao evento a importância do reconhecimento como Patrimônio Imaterial da Humanidade de uma manifestação absolutamente popular. MAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário