sexta-feira, 4 de julho de 2014

FESTIVAL “SAMBA E RODA, SAMBA DE TODOS”

A busca da sustentabilidade do segmento do samba de roda, para que essa linguagem da cultura popular seja valorizada através da mídia e as futuras gerações encontrem caminhos concretos visando a sua manutenção, foi o mote principal das discussões desta quinta-feira, 3, dentro da programação do Festival “Samba de roda, Samba de todos”. O evento está sendo realizado no Centro de Cultura Amélio Amorim numa promoção da Fundação Cultural Municipal Egberto Costa e Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

O secretário Jailton Batista lembrou que  “o festival é uma oportunidadede fomentar uma das manifestações mais originais do sertão e recôncavo baiano, e cuja arte também está vinculada a arte de viver, na medida em que as rodas de samba surgiram das batas de feijão e milho, nos adjuntórios e corte da cana”.
Na avalanche de padrões tidos como modernos nesses tempos de globalização de consumo e de comportamento, a manifestação que está muito vinculada as comunidades rurais precisa ser preservada, pois têm encontrado sérias dificuldades de sobrevivência com dignidade.
Diante dos desafios, o Festival em Feira de Santana busca contribuir para o reconhecimento do samba de roda, enquanto patrimônio nacional e da humanidade, mobilizando diversos setores da mídia e da indústria cultural em busca de uma nova dinâmica de valorização dessa linguagem artística de caráter popular. 

               

Nenhum comentário:

Postar um comentário