sexta-feira, 11 de abril de 2014

O CRM-RS BRIGA PARA HAVER “PACIENTE DIFERENCIADO” EM HOSPITAL DO SUS

Por: Fernando Brito

O Brasil é o país do impensável.
Dia  26 de maio haverá uma audiência no Supremo Tribunal Federal, para saber se é legal ou ilegal a pretensão do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul de  que alguém possa ser atendido nos hospitais do Sistema Único de Saúde, inclusive para cirurgias e outros procedimentos hospitalares, pagando “por fora” o seu médico particular para que este o realize.
Não, você não entendeu mal, é isso mesmo: um médico particular encaminha seu  paciente para internação hospitalar pelo SUS, sem a necessidade de atendimento preliminar na rede pública de saúde. Desse modo, seria  possível para um paciente internado pelo SUS obter, mediante pagamento, a possibilidade de internação em um quarto individual e acompanhamento por seu médico, pagando-o.
Não se trata de permitir que o médio particular visite e acompanhe o tratamento, não. É para o médico privado usar, com seus pacientes, a estrutura hospitalar do SUS, seus equipamentos, espaços e pessoal.
A Justiça Federal já negou o pedido do Conselho de Medicina, em 2012, mas eles insistem.
Coisa semelhante  já foi tentada em São Paulo, quando as “organizações sociais” que se adonam dos hospitais públicos pretenderam “vender” 25% de suas vagas para pacientes privados, de planos de saúde. E, por justiça, reconheça-se que o Cremesp ficou contra este absurdo.

Depois dizem que o problema da saúde são os médicos cubanos… Ah, tenham paciência…

Nenhum comentário:

Postar um comentário