quinta-feira, 10 de abril de 2014

JANIO: OPOSIÇÃO FAZ MAIS POLÍTICA QUE INVESTIGAÇÃO

Colunista da Folha diz que recomendação de FHC de que "a oposição deve verificar os fatos" serve para seu próprio partido; Janio de Freitas escreve ainda que "os senadores e deputados do PSDB estão fazendo mais política do que servindo a esclarecimentos para evitar que a corrupção no metrô e nos trens paulistas seja também investigada"

10 DE ABRIL DE 2014 ÀS 10:44
 247 – As CPIs são movidas por interesses políticos. É o que avalia o colunista Janio de Freitas, em sua coluna desta quinta-feira na Folha de S. Paulo. Segundo ele, a recomendação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso de que "a oposição deve verificar os fatos" serve para seu próprio partido, o PSDB.

Além disso, diz ele, a ponderação do tucano "é de uma inutilidade perfeita", uma vez que "Câmaras, Senados e Assembleias são iguais em toda parte, quando suscitadas investigações". Ou seja: "a política precede o dever do esclarecimento". Os senadores e deputados do PSDB, acrescenta ele, fazem o mesmo com o caso Alstom – postura que acusam o PT de praticar no caso da Petrobras.

Por isso "adquire sentido" a proposta do relator da CCJ Romero Jucá (PMDB-RR), que defende a criação de uma CPI com ampla investigação, incluindo a Petrobras, o cartel do metrô envolvendo tucanos e o porto de Suape, envolvendo o PSB de Eduardo Campos. O caso do deputado André Vargas, segundo Janio, é também movido por interesses políticos – uma estratégia para atingir a candidatura da senadora Gleisi Hoffmann ao governo do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário