quarta-feira, 9 de abril de 2014

ECOS DA MICARETA

Trio de Péricles

Em 1954 surge o Trio Patury no caminhão de “seo” Péricles

Dois anos depois do feito dos irmãos Dodô e Osmar no carnaval de Salvador, de 1952, a Feira de Santana conheceu  em 1954 seu primeiro trio-elétrico, o “Patury”, concebido por Péricles Soledade, de tradicional família feirense.
 Transportador de cargas para o recôncavo baiano, pois naquela época as grandes transportadoras (Interbrasil, Estrela do Norte, Atlas, Brasiluso, etc) tinham agências apenas em Salvador e Feira, “seo” Péricles tirou a carga do seu caminhão e colocou  instrumentos musicais fabricados por José Urbano Cerqueira, “seo” Maninho, “um artesão de instrumentos que trieletrizam multidões”, como era identificado.
 Assim, na micareta de 1954, na Rua Direita, ligando as praças da Matriz e Fróes da Motta, surgiu o caminhão de “seo” Péricles com nove figurantes devidamente uniformizados e exibindo uma guitarra, um cavaquinho, um baixo, duas caixas, dois tambores e dois bombos.
 Acompanhado pela multidão, o caminhão com seus músicos seguiu pelo “quartel general” da folia tocando e cantando musicas carnavalescas, como a marcha-rambo de Lamartine Babo:

“O teu cabelo não nega, mulata/Porque és mulata na cor./Mas como a cor na pega, mulata/ Mulata eu quero o teu amor...
Trio de Dodô e Osmar

Nenhum comentário:

Postar um comentário