quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

CARNAVAL, A GRANDE FESTA POPULAR POR TODO O BRASIL

Por Mafalda Pequenino
O Brasil é conhecido como o país do Carnaval e do samba, mas sua origem é Grega! Originou-se na Grécia em meados dos anos (600 a 520 a.C.). Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos, com bebidas, comidas e práticas sexuais, em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção.
Em (590 d.C.) o Carnaval foi adotado pela igreja católica, tornando-se um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média, passando ser comemorada através de cultos oficiais. O Carnaval então passou a corresponder aos últimos dias antes das limitações impostas pela Quaresma, os quarenta dias de jejum. A Quarta-Feira de Cinzas é o primeiro dia da Quaresma.
A palavra "Carnaval" está relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "Carnaval", sendo que "carnis" em latim significa carne e "valles" significa prazeres.
O Carnaval chega ao Brasil nos meados do século XVII, sem ginga alguma, resumindo a celebração ao "entrudo", trazido pelos portugueses. No século XIX quando as classes mais ricas daqui, influenciadas pelos europeus, entraram na brincadeira do Carnaval dentro de salões. Mas nada de samba surgir ainda. "Nesta época, cantava-se de tudo no Carnaval. Até Ópera", afirma o historiador André Diniz, autor do livro Almanaque do Carnaval.
No final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX.  As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades.

A primeira marchinha foi feita em 1899, por Chiquinha Gonzaga, para o cordão carnavalesco Rosa de Ouro: Ó abre alas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário