terça-feira, 14 de janeiro de 2014

SOBRE O PROCESSO POLÍTICO E ELEITORAL BRASILEIRO


Por Diogo Costa

MATUSALÉM USANDO CALÇA CURTA 
Existe no Brasil uma renhida disputa entre dois pólos que se pretendem hegemônicos, capitaneados por PT e PSDB, desde o ano de 1994. Não foram poucos os candidatos e partidos que tentaram quebrar esta polarização ao longo das últimas eleições, sem sucesso algum. Esta polarização não surge de sonhos e desejos d'alguns e de outros, mas sim dos acontecimentos concretos vivenciados pela população brasileira nos últimos 25 anos, em nível federal e estadual.

O PT conseguiu fincar estaca no campo da centro esquerda desde o processo eleitoral de 1989 e o PSDB afirmou-se na centro direita desde a eleição de 1994, onde o Plano Real de Itamar Franco serviu de escada para os partidários da 'social-democracia' verde amarela. Em todos os processos eleitorais, desde 1994, houveram candidaturas que se prestaram a acusar a "falsa" polarização existente entre os dois rivais que hoje comandam e disputam o cenário nacional.

Para além da vontade, estas candidaturas que se pretendiam enquanto "terceiras vias" pecavam por não haver conseguido fixar no imaginário popular um significado minimamente crível a respeito de seus projetos e programas. Para 2014 muito se fala em quebra da polarização. Pode até acontecer, mas o fato é que não há elementos que confirmem esta tese.




Nenhum comentário:

Postar um comentário