sábado, 25 de janeiro de 2014

MARINA E O "CENTRALISMO DEMOCRÁTICO"

Por: Miguel do Rosário
Um dos mais complexos problemas partidários, talvez tão antigo quanto a própria existência da democracia, é o famigerado dilema da distribuição do poder. Em outras palavras, os partidos costumam sempre sofrer um bocado com a questão do “centralismo democrático” atribuído aos comandos nacionais.
Quando Marina Silva saiu do Partido Verde, poucos meses após ser a candidata presidencial da legenda, usando seu tempo de tv, seus quadros, sua infra-estrutura, ela alegou que o PV não havia topado as mudanças organizacionais, que ela, Marina, e seu grupo, queriam implementar.
Uma das mudanças seria a inauguração de maior horizontalismo nas decisões políticas e partidárias, baseado em debates e mobilizações nas redes sociais, rompendo com o caciquismo dos grandes partidos.
Pois bem, a semana acabou com a Rede dando um show do que há de mais velho num partido. Após o núcleo regional da Rede em Minas Gerais publicar, com aval da assessoria nacional do partido e de membros da executiva nacional, um texto em que defende uma candidatura própria no estado, rechaçando uma aliança com o PSDB, o comando nacional da Rede emitiu uma nota “desautorizando” o grupo local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário