segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

DEZENOVE ANOS SEM NOIDE CERQUEIRA

Festeiro que se ligava numa única canção – “Marina” de Dorival Caymmi - e amigo que só tratava o próximo de “gigante” ou “categoria”, foi no entardecer de quinta-feira, 19, há 19 anos, em pleno verão, o falecimento de Noide Ferreira de Cerqueira, em acidente automobilístico na rodovia Feira-Salvador. O sepultamento aconteceu no dia 20 de janeiro, em 1995
Marina, morena
Marina, você se pintou
Marina, você faça tudo
Mas faça um favor
Não pinte esse rosto que eu gosto
Que eu gosto e que é só meu
Marina, você já é bonita
Com o que Deus lhe deu


Impossível enumerar a grande trajetória de Noide Cerqueira, mas é certo que mesmo tendo partido para o “andar de cima” ainda jovem, ele está entre as personalidades feirenses mais importantes na segunda metade do século XX.
Como advogado, logo depois de formado instalou no extinto Edifício Pires o escritório de advocacia com o nome de fantasia EXNORE -  EX, de Expedido Nascimento; NO, do próprio Noide Cerqueira e RE, de Renato Ribeiro Sá.
Fosse como diretor, conselheiro ou simples associado, muito contribuiu para os tempos de glórias dos principais clubes sociais da cidade como Cajueiro, Tênis, Euterpe e do Ali-Babá, onde deixou seu nome na “pedra fundamental”. 
Está entre os desportistas que lutaram e conseguiram colocar o Bahia de Feira na divisão de profissionais e foi um dos responsáveis pela não extinção do Fluminense, assumindo a presidência do seu conselho deliberativo.
Homem de negócios, membro do Grupo Modesto Cerqueira, participou de vários empreendimentos da família, com destaque para Norauto Veículos, Norauto Caminhões, Jacuípe Veículos e Pedro Falcão Viera Center. 
Como homem público muito se dedicou a sua terra. Do prefeito José Falcão da Silva foi diretor da autarquia Surfeira e no governo do prefeito Colbert Martins chefiou o EPI e comandou as secretárias do Planejamento, Extraordinária e Serviços Públicos.

Já no legislativo, o fato inédito de interromper o mandato de vereador e assumir o de deputado federal, ao ser eleito para a Câmara dos Deputados nas eleições de 1974 depois de inesquecível campanha de apenas 14 dias, no lugar de Chico Pinto, que preso, ficou inelegível. 

Vote em Noide, mas vote mesmo.
É o candidato que você vai eleger.
Votando em Noide você dá sua resposta
Vota pela liberdade e o direito de falar 

Nenhum comentário:

Postar um comentário