quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

AS INESQUECÍVEIS COMPOSIÇÕES CARNAVALESCAS DO COMEÇO DO SÉCULO XX

Luciano Hortêncio

Temos, no fim do século XIX e no início do século XX, uma gama de excelentes composições carnavalescas, quer sejam marchinhas, sambas, cateretês e até mesmo valsas. Quase todos os gêneros musicais eram entoados nos velhos carnavais e a razão disso era exatamente o excelente nível dos compositores e intérpretes que se dedicavam ao carnaval, primando pela emoção e bom gosto, tanto nas melodias quanto em suas respectivas letras.
Chiquinha Gonzaga, Donga, Sinhô, Pixinguinha, Eduardo Souto, Lamartine Babo, Noel Rosa, João de Barro, Freitinhas e ainda uma infinidade de compositores nos legaram composições que serão lembradas, tocadas e cantadas por todos, enquanto existir carnaval.

Não estou fazendo apologia desse período em detrimento de nenhum outro. Na segunda metade do século XX fez-se também excelente música carnavalesca. Cito como exemplo Máscara Negra, Bandeira Branca e Bloco da Solidão. Apenas pincei esse período no intuito de revivermos juntos os velhos e bons carnavais de outrora. CONTINUE


Ô Abre Alas; Pé de Anjo; Quem São Eles; Pierrô e Colombina; Mariana; Menina dos Meus Olhos; Mal de Amor; Uma Andorinha Não Faz Verão; Só Teu Amor; Goiabada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário