Por Cristiano Aguiar Lopes,
no Observatório da Imprensa:
Que no mercado de mídia brasileiro há uma grande
concentração, aparentemente todos sabemos. Que as verbas publicitárias são
divididas entre poucos veículos e entre poucas organizações, com amplo domínio
da televisão, também não é novidade. Que o mercado é concentrado no eixo
Rio-São Paulo, mandando às favas o preceito constitucional da regionalização da
produção cultural na comunicação social, quase todos concordamos. Mas há ao
menos uma novidade no horizonte: o poder público, mais especificamente a Comissão
de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados
(CCTCI), finalmente começa a dar mais atenção para a falta de diversidade e
pluralidade nas comunicações brasileiras. É o que mostra o trabalho da
Subcomissão Especial para Analisar Formas de Financiamento da Mídia
Alternativa, que atuou no âmbito da CCTCI nos últimos dois anos e divulgou seu
relatório final no último dia 25 de outubro (ver aqui). MAIS
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