sábado, 5 de outubro de 2013

O VICE NA CADEIRA DE PREFEITO

Duas vezes vice-prefeito eleito nas nove disputas realizadas a partir do pleito de 1976, Luciano Ribeiro assume pela segunda vez o cargo de prefeito na manhã deste sábado, em face de viagem internacional do titular José Ronaldo de Carvalho - a primeira vez foi no segundo governo de Colbert Martins.

O cargo de vice-prefeito foi introduzido na estrutura administrativa da prefeitura a partir das eleições municipais de 1976 e quem o ocupou foi o professor e ex-vereador José Raimundo Azevedo, ao formar na chapa vitoriosa do MDB, encabeçada por Colbert Martins.

Em 18 de maio de 1982, em razão da renuncia do titular para ser candidato a deputado, a câmara efetivou José Raimundo no cargo. Antes, interinamente e por alguns dias, o professor sentou na cadeira do prefeito em julho e outubro de 1977, novembro de 1978, julho e agosto de 1979 e janeiro, fevereiro e julho de 1981.

O segundo vice foi o ex-vereador José Ferreira Pinto que no pleito de 1982 formou na chapa “Zé-Zé” do PDS, encabeçada por José Falcão da Silva. Ao longo do mandato que durou seis anos, José Pinto foi prefeito interino em agosto e outubro de 1983, abril e outubro de 1984, junho e agosto de 1985, junho de 1987 e novembro de 1988.

Na terceira disputa e que marcou a volta de Colbert Martins ao poder, foi eleito vice-prefeito o professor, ex-vereador e ex-deputado Luciano Ribeiro, que durante o mandato acumulou a Secretaria de Educação. Já em cadeira de rodas, Colbert Martins transferiu as viagens oficiais para o vice, razão pela qual somente em uma oportunidade – de 29 de julho a 5 de agosto de 1992, Luciano Ribeiro comandou o poder executivo.

A vitória de João Durval no pleito municipal de 1992 trouxe de volta ao cargo de vice-prefeito o professor José Raimundo. Empossado em janeiro de 1993, João Durval renunciou quinze meses depois para ser candidato a governador e novamente a câmara oficializou José Raimundo como titular, em sessão realizada em 30 de março de 1994.

Na quinta disputa , em 1996, José Falcão foi outra vez eleito prefeito, tendo como vice o comerciante Clailton Mascarenhas que no segundo turno entrou no lugar de Edson Cedraz. Investido no cargo em janeiro, Falcão faleceu nos primeiros dias de agosto e assim quase todo o seu quatriênio (mais precisamente 3 anos e 5 meses) foi comandado por Clailton Mascarenhas, empossado pela câmara em 8 de agosto de 1997.

Ao integrar, em 2000, a chapa vitoriosa encabeçada por José Ronaldo de Carvalho, o comerciante Antônio Carlos Borges Junior foi empossado juntamente com o titular em 1º de janeiro, e se tornando no primeiro vice do novo século. 

Como Luciano Ribeiro (década de 80) e José Raimundo (década de 90), Borges também foi escalado para formar no secretariado. Não foi, entretanto, durante o quatriênio, convocado para assumir interinamente.

Novamente companheiro de chapa de José Ronaldo que foi reeleito na sétima disputa desde que surgiu a figura do vice, Borges Junior viveu finalmente a emoção de sentar na cobiçada cadeira do prefeito, no período de 16 a  28 de fevereiro de 2007.

Vereador da 10ª legislatura instalada em janeiro de 1983, Paulo Aquino foi o candidato a vice-prefeito na chapa vitoriosa comandada por Tarcízio Pimenta nas eleições de 2008. Paulo Aquino não deve ter boas recordações do seu quatriênio. Afinal, não formou no secretariado nem nunca sentou na cadeira do alcaide.

Último vice prefeito eleito, voltando ao cargo quase um quarto de século depois, agora com José Ronaldo que cumpre seu terceiro mandato,  Luciano vai mais uma vez sentir o gosto do poder. Exceto algumas medidas previamente acertadas exercerá o mandato assinando atos, recebendo entidades e pessoas em audiências, cumprindo agendas e outras atividades de rotina como manda a interinidade. (Adilson Simas) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário