quarta-feira, 25 de setembro de 2013

A RESSACA MORAL DA IMPRENSA


Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

Estão estampadas na primeira página dos principais diários brasileiros imagens do tornado que atingiu a cidade paulista de Taquarituba, matando dois moradores e deixando mais de 350 desalojados. Os jornais também discutem alguns efeitos das mudanças climáticas, como as tempestades extremas que estão se tornando mais intensas e rotineiras no Brasil. O tema ganha ainda mais destaque porque o incidente no interior de São Paulo coincide com os relatos sobre o primeiro dia de debates dos cientistas que participam da 6ª edição do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, na Suécia.


Mas não é desse tipo de tempestade ou do aumento das temperaturas médias do planeta que estamos tratando. Assim como acontece nos dias seguintes, nos lugares devastados pelas tormentas, a imprensa brasileira parece estranhamente silenciosa, neste começo de semana. Os títulos das reportagens estão mais contidos, artigos passam a sensação de terem reduzido a costumeira praga dos adjetivos, e editoriais soam quase conciliatórios.


Em resumo, os jornais parecem ter despertado em plena ressaca moral, após uma semana em que todas as redações se empenharam em convencer um ministro do Supremo Tribunal Federal a mudar seu voto sobre a aceitação de recurso na Ação Penal 470. AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário