segunda-feira, 6 de maio de 2013

GILMAR EXPRESSA VIÉS LIBERAL E ANTIDEMOCRÁTICO


Opinião é do ex-ministro Luiz Carlos Bresser Pereira, que foi um dos homens fortes do PSDB e do governo FHC; segundo ele, oposição hoje resgata argumento usado pelos liberais do século 19 contra a democracia, a partir do argumento de se evitar a "ditadura da maioria"; segundo ele, o único poder que precisa ser defendido pela sociedade brasileira é o Legislativo; liminar de Gilmar Mendes, apoiada por um grupo de senadores, deve cair em 48 horas
6 DE MAIO DE 2013 
247 - Na contagem regressiva para a derrubada da liminar do ministro Gilmar Mendes, que invadiu prerrogativas do Congresso Nacional ao impedir a tramitação de uma lei sobre fidelidade partidária, mas deve cair nas próximas 48 horas, mais um analista de peso se soma ao coro contra a decisão monocrática do ministro do Supremo Tribunal Federal.
Além do jornalista Paulo Moreira Leite, que apontou o aspecto antidemocrático da decisão (leia mais aqui), e do próprio 247, que defende a legitimidade das decisões tomadas pela maioria (leia aqui), agora é a vez de Luiz Carlos Bresser Pereira, que já foi um dos principais quadros do PSDB e homem forte do governo FHC.
Em artigo na Folha, ele afirma que a oposição resgata a conduta dos liberais do século 19, que eram contra a democracia por temer a chamada "ditadura da maioria". Por isso mesmo, eram contra medidas como o sufrágio universal, uma vez que se viam incapazes de vencer no voto. Alguma semelhança com o Brasil de hoje?


Nenhum comentário:

Postar um comentário