quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

ECOS DA MICARETA - VI


Esperando a micareta 2013

            Quando começou o mês de abril do distante 1950, todas as atenções de Feira de Santana já estavam voltadas para a micareta, que naquele ano foi realizada nos dias 15, 16, 17 e 18. O “sonoplasta” da Rádio Sociedade, a única da cidade, só colocava no ar musicas momescas, o mesmo acontecendo nos serviços de som fixos existentes nos subúrbios, principalmente o de “seo” Armando, nas Baraúnas.
                Na sua edição nº 2126, a primeira do mês, o decano jornal “Folha do Norte” tratou do assunto: “Está chegando a hora... A Feira dentro de oito dias estará em plena micareta, que é uma festa sempre nova, diferente de todas as outras festas, a melhor festa da cidade princesa. A cidade inteira será contaminada pela alegria desta festa que é de ricos e pobres. A Rua Direita ficará inundada de foliões, gente dos subúrbios, visitantes de várias cidades, para ver as nossas batucadas e cordões para brincar e cantar”.
                    Bem diferente dos dias atuais, a escolha de rainha e princesas era feita democraticamente pelo voto. Em 1950 a vencedora foi Adla Nascimento Sméra que obteve 5.820 votos, ficando como princesas as senhorinhas Marlene Costa Oliveira e Regina Bernardes Santos,  esta minha madrinha de casamento em janeiro de 1970.
                   Não existia aparato policial, bastava o tradicional aviso da comissão: “Vale brincar, vale cantar, vale sambar, só não vale brigar”. O folião atendia acompanhando e cantando com as três grandes batucadas da cidade: Embaixada Feirense, Malandros do Morre e Sambistas do Lar. Ao final da micareta, além da melhor batucada a comissão também premiava o melhor cordão, melhor fantasia, melhor máscara.
 CORDÃO “AS MELINDROSAS”...
             O cordão “As Melindrosas”, parte da história da folia de momo nesta cidade, assim foi retrato pelo semanário feirense: “Abafando como sempre abafou em outras micaretas, surgirá na Rua Direita, em requebrados gostosos, cantando o interessante samba de Evaldo Rui e Fernando Lobo”.

 “Tava jogando sinuca
 Uma nêga maluca
Me apareceu.
 Tava com um filho no colo
Dizendo pro povo que o filho era meu
Não sinhô!
Tome que o filho é seu!
 Não sinhô!
Guarda o que Deus lhe deu”.

   



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário