sábado, 6 de outubro de 2012

FAPESB DISCUTE TEMA EM EVENTO NA FTC FEIRA


Fapesb discute tema em evento na FTC Feira
Embora o Brasil tenha alcançado importante patamar na produção científica no mundo, ainda enfrenta dificuldades tecnológicas, especialmente em inovação empresarial, que precisam ser superadas.  Daí a necessidade de construir uma cultura de inovação. Este foi um dos aspectos discutidos em mesa redonda por Artur Caldas Brandão, diretor de Inovação da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), durante o Workshop Inovação e Empreendedorismo WIE 2012, realizado pela FTC Feira entre os dias 2 e 4 de outubro.  
Dentro do esforço em desenvolvimento socioeconômico da Bahia, a construção dessa cultura tem papel determinante. Segundo o diretor, a inovação tem sido colocada como desafio para as políticas públicas “e em produtos, processos e serviços  se traduz em mais e melhores empregos e qualidade de vida”, conforme destacou.
 Artur Brandão frisou a necessidade de Feira de Santana possuir um parque tecnológico, a exemplo de Salvador, acentuando a importância de investimentos em projetos de qualidade no interior do Estado. “Os Editais estão abertos, com recursos disponíveis”, informou.


As discussões sobre “Práticas de Inovação e Empreendedorismo”, tema da mesa redonda, contaram com a participação do professor Frederico Viana Borges, da Faculdade Visconde de Cairú.
Presente ao evento, a professora Asrtria Ferrão Gonzales, gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Rede FTC destacou o incentivo da Fapesb, fundamental para o sucesso dessa iniciativa, “contribuindo para consolidar a instituição como centro de excelência na formação profissional e acadêmica.”
Cinco atividades, incluindo a mesa redonda,  aconteceram simultaneamente,  em diferentes espaços da Faculdade. Foram realizadas ainda as oficinas de Controladoria Empreendedora e de Tecnologia em Android,  além das  palestras proferidas pelos professores José Afonso Ferreira Maia  e Alberto Amorim Pinheiro.
Oportunidades de negócios
O evento, realizado paralelamente à Feira de Empreendedores, foi aberto na noite de terça-feira, pelo professor Heraldo Morais, diretor da unidade, que saudou os participantes, em especial o professor Luiz Otávio Pimentel, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e palestrante da noite, que falou sobre as perspectivas e oportunidades de negócios, sobretudo no Nordeste.
O palestrante defendeu uma política pública de inovação, capaz de trazer alternativas em produtos  e serviços, que certamente vão gerar trabalho e riqueza para o país.
A Feira de Empreendedores da FTC, realizada pelo quinto ano consecutivo pelos colegiados de Administração, Sistemas de Informação e Ciências Contábeis, movimentou a Faculdade. Cerca de 400 pessoas visitaram os estandes, que apresentaram produtos e serviços os mais variados.
 Ex- aluno do curso de Administração, Nadson Mesquita de Souza disse que a feira dá visibilidade às empresas. Proprietário da Essencial Jóias, ele já estaria muito satisfeito com a divulgação. “Mas traz resultados nas vendas. Vale a pena participar”, completou. (Socorro Pitombo)

 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário