quinta-feira, 13 de setembro de 2012

MARIZA E MILTON NASCIMENTO COLOCAM PÚBLICO DO MUNICIPAL PARA CANTAR


Fado e MPB se misturam na abertura do 'Ano de Portugal no Brasil' no Rio.

Portuguesa dá show de simpatia, presença de palco e bom humor.


O público inicialmente parecia chegar para um concerto, na noite desta quarta-feira (12) no Theatro Municipal do Rio, no Centro da cidade. Trajes alinhados, carrões na porta, pedidos de silêncio ao menor sinal de ruído e os discursos que oficializaram a abertura do "Ano de Portugal no Brasil" davam um tom formal ao começo da cerimônia, por volta de 20h30. Foi só a fadista portuguesa Mariza entrar em cena, no entanto, para o protocolo pouco a pouco ser quebrado. Com bom humor, simpatia, presença de palco e, principalmente, um vozeirão impecável, ela fez a plateia rir, cantar e entrar no clima para receber Milton Nascimento, que manteve o ritmo interativo e emocionante do espetáculo.
"Uma felicidade poder partilhar o palco com a figura maior da música brasileira", elogiou Mariza, antes de dividir a última canção, "Maria, Maria", com Milton, e ir emborade braços dados com o mineiro.
Os dois já haviam cantado juntos "Caçador de mim", após uma hora de show emocionante só da portuguesa, com fados como "Ó gente da minha terra” e “Barco negro”.
A artista, que já se apresentou ao lado de Sting e Lenny Kravitz, fez questão de mostrar para os presentes que o mais famoso ritmo português tem seu lado alegre. Na canção "Rosa branca", promoveu uma espécie de show de auditório. Primeiro, pediu que todos a acompanhassem na letra, mas os sussurros tímidos e sem confiança não a convenceram. Decidiu, então, dividir a plateia por andares e separar um verso para repetirem. Ela iniciava com "Quem tem, quem tem amor a seu jeito" e guiava o coro, que completava: "Colha a rosa branca, ponha a rosa ao peito". Foi a deixa para se soltarem e a fadista seguir no comando da noite até o fim. 
Mariza se mostrou conhecedora da música brasileira, em especial de duas cantoras, a quem disse "amar de paixão". Primeiro, soltou a voz na introdução de "Conto de areia" ("É água no mar, é maré cheia ô, mareia ô, mareia"), de Clara Nunes. Em seguida, emendou "Fascinação", de Elis Regina. "Queria eu cantar como ela", comentou. Aplausos de pé
Ao iniciar "Caçador de mim", a portuguesa deu a deixa para Milton entrar no palco para um belo dueto e seguir solo, com um sucesso atrás do outro. Em pouco mais de uma hora, ele cantou 12 músicas, incluindo as duas com Mariza. “Ponta de areia”, “Faca amolada”, "Nos bailes da vida" e “Travessia” (na qual fez vibrar a plateia com a potência da voz) , entre outras, foram entremeadas com alguns causos do quase setentão - completa 70 anos no dia 26 de outubro.
O músico, que também faz 50 anos de carreira em 2012, recebeu nesta segunda (10) o título Doutor Honoris Causa em Belo Horizonte. Em meio a tantas datas e congratulações, ele não fez cerimônia para pedir um presente presente da plateia: um coro em "Canção da América". Prontamente atendido, ficou sentado, em silêncio, só assistindo. Mais do que merecido.
Milton também seguiu o roteiro do evento e lembrou de artistas portugueses que marcaram sua história, como a fadista Amália Rodrigues (1929-1999). "Mesmo com seis anos de idade ela já me emocionava", contou, antes de elogiar o investimento no intercâmbio cultural entre as duas nações. "Fico feliz de poder fazer parte desse momento histórico."

Programação até 2013

A direção musical do espetáculo foi assinada por Zé Ricardo e a festa teve a presença de autoridades dos dois países, além de personalidades convidadas. O ator português Ricardo Pereira, galã de novelas da Globo, foi o apresentador.
O “Ano de Portugal no Brasil” se divide por diversas cidades e busca promover a imagem do país europeu por aqui. Foi aberto oficialmente justamente no feriado da Independência brasileira dos portugueses, 7 de setembro, em Brasília, com show da mesma Mariza com Roberta Sá e Orquestra Sinfônica.
A programação inclui eventos como exposições, festival de cinema, espetáculos de dança, concertos, intervenções, encontros literários e oficina de teatro. A agenda se estende até 10 de junho de 2013, Dia Nacional de Portugal e data do lançamento do “Ano do Brasil em Portugal” (confira a programação). (G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário