sexta-feira, 14 de setembro de 2012

MARGENS DE ERROS EM PESQUISAS ELEITORAIS


Muita gente acompanha as pesquisas eleitorais mas pouca gente sabe como elas funcionam e é enganada pela maneira deturpada como elas são divulgadas. Você sabia, por exemplo, que a tal da "margem de erro" é determinada pelo contratante ? Vejamos como funciona: Uma rede de TV pede ao IBOPE uma pesquisa com 3% de margem de erro para um município com 500.000 eleitores, através de uma fórmula estatística o IBOPE sabe que terá que fazer 1065 entrevistas. Se o contratante quiser uma margem de erro de 2%, serão necessárias 2390 entrevistas, e para 1% de margem serão necessárias 9423 entrevistas, e assim por diante, até a margem de erro zero, quando seria necessário entrevistar todos os 500.000 eleitores. Ocorre que além dessa margem de erro "contratatada" para baratear o custo das pesquisas, existe ainda o "Índice de Confiança" da pesquisa, que geralmente é de 95%, e jamais é divulgado por ninguém. Onde está a deturpação da divilgação:  AQUI

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