segunda-feira, 10 de setembro de 2012

LADO A LADO - DURANTE BAILE DE CARNAVAL, ZÉ MARIA SALVA ISABEL DE ATAQUE DE FOLIÕES



Mas a mulata não se sensibiliza e dá uma bronca do rapaz

Em pleno carnaval, o povo cai na folia na Gamboa. Isabel (Camila Pitanga) canta e dança entre os foliões chamando a atenção do barbeiro Zé Maria (Lázaro Ramos). Mas ele não tem muito tempo para admirar a moça, já que dois cordões rivais estão prestes a se esbarrar. O Estrelas da Noite invade a área do Rosa Branca e pode sair confusão. Quando os dois ficam próximos, as baterias se calam e Zé Maria toma a frente do grupo. “Fala, mestre. O senhor que é o chefe da pancadaria?”, pergunta. O homem com cara de poucos amigos responde que sim e provoca: “Se quiser pancadaria da grossa, também tem”.

Zé Maria tenta acalmar os ânimos e propõe um pacto. “Homem a homem. Se eu vencer, você vai tocar seu tambor longe daqui”, diz. O chefe da bateria deixa o tambor no chão e parte para cima de Zé Maria, que consegue se livrar dos golpes. Eles lutam capoeira enquanto algumas pessoas correm apavoradas. Entre elas a jovem Isabel, que corre para proteger a tia Jurema (Zezeh Barbosa) e seu tabuleiro de quitutes. Ela reconhece o folião vestido de diabo que veio dançar a seu lado pouco tempo antes. “Capoeira é tudo bandido”, diz.
Zé Maria leva a melhor durante a luta e o cordão Estrelas da Noite segue seu rumo, sem incomodar mais ninguém. Mas quando ele se volta para procurar Isabel, a bela morena já desapareceu. A caminho de casa, Isabel é cercada pelos janotinhas – amigos de farra –Fernando (Caio Blat), Umberto (Kleber Toledo), Teodoro (Daniel Dalcin) e Albertinho(Rafael Cardoso). O último, filho do Dr. Assunção (Werner Schunemann) e da ex-baronesaConstância (Patrícia Pillar), sempre ganhou de bandeja tudo o que desejou e ao ver a beleza de Isabel fica hipnotizado.
Os rapazes dizem gracinhas para a moça, enquanto Albertinho permanece calado. Isabel retruca com a mesma audácia e desperta a ira dos jovens abastados. “Você devia saber o seu lugar”, diz Fernando. “Sei sim... Longe de vocês!”, responde Isabel. Teodoro se aproxima e diz que ela não tem pra onde correr. Na mesma hora, Zé Maria aparece para protegê-la. Ele parte para cima de Umberto, que cai no chão, e desfere golpes em Fernando e Teodoro. A briga continua até que Albertinho a interrompe. “Gente, não se briga com capoeira! Ainda mais se a mulher é dele!”, diz.

Eles se afastam, e Zé Maria se vira para Isabel para saber se está tudo bem, mas a moça é osso duro de roer e não quer saber de conversa. “Me esquece!”, diz Isabel antes que ele tenha tempo de dizer qualquer coisa. “Eu sei cuidar de mim!”, completa virando as costas para ele. Zé Maria fica impressionado com a reação dela. A cena vai ao ar no primeiro capítulo de Lado a Lado, que estreia na segunda-feira, 10/09


Nenhum comentário:

Postar um comentário