terça-feira, 15 de novembro de 2011

A REPÚBLICA E OS INTENDENTES DE FEIRA - I

JOAQUIM REMÉDIOS MONTEIRO

Quando Marechal Deodoro proclamou a república, Feira de Santana era administratada por um Conselho Municipal que tinha na presidência o médico Remédios Monteiro.

Nascido nas colônias portuguesas da África, em 1827, a bordo do navio “Nossa Senhora do Socorro”, o médico acompanhado da família, chegou e fixou residência nesta cidade em novembro de 1879 convalescendo de uma moléstia que havia posto em perigo a sua vida.

Veio em busca da recuperação da saúde, por conselho do notável médico e cientista baiano Antonio José Pereira da Silva Araújo que ao lhe sugeriu esta terra.

Mesmo doente roubava tempo do seu descanso para enriquecer a acanhada imprensa existente, escrevendo artigos sobre abolição, instrução pública, saneamento, abertura de ruas e outros temas pelo progresso da cidade.

Foi eleito conselheiro que hoje significa vereador. Chegou à presidência do conselho e como tal passou a ser dirigente maior da cidade, no caso o prefeito, como se diz nos tempos atuais.

Como comandante da cidade - o último durante o império, priorizou o cuidado com a higiene pública e particular, limpeza e manutenção do calçamento das ruas, abriu praças e estradas vicinais.

Lúcido de espírito e com grande resignação de um verdadeiro católico, Joaquim Remédios Monteiro faleceu às 4 horas da tarde de uma quinta-feira, 4 de julho de 1901.

Nenhum comentário:

Postar um comentário