segunda-feira, 21 de novembro de 2011

FAPESB APROVA PROJETOS PARA VALORIZAÇÃO DO SISAL

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) analisa e seleciona projetos para apoio financeiro exclusivamente por mérito, contando para cada caso com especialistas de outros Estados que atuam como consultores ad hoc.
Recentemente, a Fundação aprovou três projetos vinculados ao sisal que vão contribuir para a geração de renda e para a valorização do produto.
O primeiro projeto foi apresentado por pesquisadores da UFRB, sob a coordenação da Profa. Tatiana Velloso, destina-se a apoiar o artesanato de sisal em parceria com a Cooperativa Regional de Artesãos Fibras do Sertão (COOPERAFIS);
O segundo projeto, apresentado por pesquisadores da UEFS, sob a coordenação do Prof. Ildes Ferreira, apoiará a produção e comercialização de capachos de sisal, em parceria com a Associação de Desenvolvimento Sustentável Solidário (APAEB);
O terceiro projeto, apresentado por pesquisadores da UEFS, UFBa e UFRB, sob a coordenação da Profa. Acácia Batista (da UEFS), visa a desenvolver um trabalho inédito na região: Identificação Geográfica do Sisal, também em parceria com a APAEB.
Na Europa, é comum a Identificação Geográfica de produtos (Vinho do Porto, Baviera, Champagne etc.), com cerca de 900 registros na Organização Mundial do Comércio.
No Brasil, há apenas 7 (sete) produtos identificados e outros 6 em andamento, inclusive a Cachaça de Abaira. Esse trabalho será de grande importância para a valorização do sisal baiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário