terça-feira, 18 de outubro de 2011

UEFS - PROGRAMA DE DOAÇÃO DE SANGUE REALIZA CAMPANHA NO CAMPUS

A Universidade Estadual de Feira de Santana realiza, nestas quarta e quinta-feira (19 e 20), a 19ª Campanha de Doação Voluntária de Sangue como parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A iniciativa, que envolve também o Cadastramento de Doador de Medula Óssea, é do Programa de Doação Voluntária de Sangue da Uefs.
Participam da campanha também as equipes da Unidade de Coleta e Transfusão Sanguínea do Hemoba e do Laboratório de Enfermagem, além de monitores voluntários. O local da coleta é o Laboratório de Enfermagem, localizado na sala MP 62, módulo 6, campus universitário.
Podem ser voluntários pessoas das comunidades externa e interna. Para doar sangue é necessário que a pessoa esteja em boas condições de saúde, tenha entre 16 e 67 anos e pese mais de 50 quilos. Menores de idade devem ter consentimento formal do responsável legal.
O doador preenche cadastro e passa por triagem de hematologia que verifica o peso, a pressão arterial e examina o sangue antes de ser liberado para a doação. No laboratório, o sangue passa por uma série de exames sorológicos (HIV, hepatite B e C, HTLV, sífilis e doença de Chagas) e só depois é liberado para uso.
Ascom/Uefs-18/10/11

Nenhum comentário:

Postar um comentário