quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

ARTE - CENTRO DE ABASTECIMENTO CEDE ESPAÇO


Centro de Abastecimento cede espaço para a arte

O local é, no mínimo, inusitado. Não para o artista plástico Leonel Mattos, cujas pinturas invadem a cidade do Salvador em muros, árvores, igrejas e, mais recentemente, na feira de São Joaquim. Agora é o Centro de Abastecimento de Feira de Santana que vai ceder seu espaço, dia 18 deste mês, das 9 às 16h, para a Intervenção Artística, evento promovido pelo Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca).

A mostra coletiva, que tem a curadoria de Leonel Mattos e Selma Oliveira, diretora do Cuca, reúne artistas de Feira de Santana e Salvador, com trabalhos em pintura, fotografia, arte comestível, instalações, entre outras modalidades. A exposição é um desafio para os artistas, pois diante de tantas informações, o trabalho de cada um vai sobressair. Além disso, é uma forma de valorizar o espaço, que passa a ser visto com um olhar diferenciado, descobrindo até mesmo seus valores estéticos.

Com uma postura política e questionadora, o agitador cultural Leonel Mattos salienta que a ocupação da feira livre provoca o diálogo entre a obra de arte e o público. Ele entende que nos espaços específicos como as galerias e museus, um trabalho ganha 70% de status de arte. Ao contrário de uma exposição no Centro de Abastecimento que, diante de tantas informações que o espaço oferece, a obra de arte se destaca por si mesma.
A intervenção no Centro de Abastecimento é também uma crítica às instituições de arte tradicionais, ou seja, os museus e galerias, que nem sempre conseguem alcançar a dinâmica das ruas em tempo real. Daí porque o evento se dá de maneira efêmera, com duração de apenas um dia. Outro aspecto a ser destacado é o fato do artista ter a possibilidade de escolher o local para expor a sua obra. A mostra tem temática livre e é organizada de acordo com a performance da feira.


Participam da exposição os artistas Juraci Dórea, Cesar Romero, Edson Machado, Galeano, Gil Mário, Guache Marques, Maristela Ribeiro, Luiz Humberto Carvalho, Sonia Cardoso, Zito, Linda Côrtes, Lucely Guimarães, Silvio Portugal, Márcio Santana, e o próprio Leonel Mattos. E mais Paula Bonfim com o grupo 3 Cabeças, Celso Cunha, Diego Cardoso, Lia Magalhães, Salomão, Rui Garcez, Julio Costa, Ed Ribeiro, Washington Arléo, entre outros.

Localizado no Parque Manoel Matias, o Centro de Abastecimento reúne hoje cerca de 3 mil comerciantes formais e informais. É considerado um dos maiores entrepostos comerciais do Norte e Nordeste. Abastece a população de Feira de Santana e de tantas outras cidades da região, que vêem nos preços módicos um atrativo a mais para as suas compras.





Na feira se encontra tudo: alimentos, artesanato, roupas, calçados, utensílios domésticos, móveis e até uma boa cachaça. Desordenada e não muito limpa, apesar das intervenções feitas pelo poder público municipal, a feira do centro continua sendo o local indicado para as compras dos que têm baixo poder aquisitivo, que ali encontram boas pechinchas. A proposta da exposição é seguir exatamente essa diversidade, fazendo com que as obras se moldem a cada ambiente. (Socorro Pitombo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário