sexta-feira, 8 de outubro de 2010

PROJETO DE SABÃO ECOLÓGICO DA FTC TEM O APOIO DA ODEBRECTH

Depois de apoiar todo o processo de estruturação do projeto do sabão ecológico, desenvolvido pelos cursos de Medicina Veterinária e Enfermagem da FTC Feira, a empresa Odebrecth agora quer realizar uma oficina de confecção do sabão. Para tanto, já formalizou a solicitação à FTC e à UFBA, que também participa do projeto por meio do curso de Zootecnia. A oficina será realizada durante o evento “Pólo Cidadania”, que acontecerá no município de Camaçari, em novembro.
"É um evento interessante para divulgação do projeto e dos cursos”, considera o professor Gustavo Brandão, coordenador interino do curso de Medicina Veterinária da FTC. Ele informa que a Odebrecth solicitou também, autorização das duas instituições envolvidas, para gravação da imagem e composição de vídeo que será apresentado no evento, bem como a utilização das marcas institucionais nas faixas e folders de divulgação do sabão ecológico.

De acordo com Gustavo Brandão, o projeto de transformação do óleo utilizado em frituras em sabão para uso doméstico vem sendo aprimorado e a tendência é de expansão. Ele frisa que, além da questão ambiental, pois evita jogar óleo na pia da cozinha, provocando entupimento nas tubulações, é também econômico, substituindo o detergente para lavar louças. Não por acaso tem atraído a atenção de algumas empresas, interessadas em conhecer de perto o processo de fabricação.
O sabão ecológico é produzido em aulas práticas conduzidas pelo próprio Gustavo Brandão, que é titular da disciplina Bioquímica, por meio da reação de saponificação, que consiste na mistura do óleo usado ao hidróxido de sódio, acrescido de uma essência. Em apenas 30 minutos os produtos ganham uma consistência cremosa, que após um período de 15 dias será sabão. “O processo é simples, mas requer cuidado porque trata-se de produto químico”, adverte o professor.
Madalena de Jesus e Socorro Pitombo
Assessoria de Comunicação, FTC/FSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário