quinta-feira, 14 de outubro de 2010

MEDIDAS EM DEFESA DOS BARRAQUEIROS DO JACUÍPE

Eco-Feira reune órgãos governamentais com barraqueiros do Jacuipe

Diante da ameaça de demolição das barracas do entorno do rio Jacuipe pelo IMA, várias atividades têm sido realizadas pelo Forum Ecologico de Feira de Santana - Eco-Feira, em defesa dos baraqueiros, considerando que a maioria tem mais de 20 anos de moradia e de ativiade no local e, caso venham perder suas barracas não terão como sobreviver.


A reunião ocorreu na CDL, com a participação da EMBASA, Secretaria de Ação Social do Município, IMA, repórtees da Rádio Sociedade, Associação dos Baraqueiros e Pescadores, a coordenação do Eco-Feira e barraqueiros.


Na oportunidade ficou evidenciada a atitude autoritária do IMA que, ao ser acionado pelo Ministério Público, poderia ter reunido os barraqueiros para encontrar outra alternativa, a exemplo de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), com um plano de manejo.


Depois de duas horas de discussão, os encaminhados tirados foram:


1. Buscar assessoria jurídica para, imediatamente, entrar com um ato de defesa dos barraqueiros;


2. Uma reunião com o prefeito Tarcízio Pimenta para discutir o assunto e formas de amparo das famílias. Pelas informações apresentadas, inicialmente são 73 familias ameaçadas, mas são mais de 1.000 que estão na área de proteção do lago Pedra do Cavalo.


Além da coordenação do Eco-Feira (Cel. Martinho, Frei Monteiro, Ildes Ferreira, Sergio Aras e Profa. Lucila Pinho), participaram várias organizações ambientais e o deputado Colebrt Martins que, por questão de agenda, não pode ficar até o final da reunião.
(Com informações da coordenação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário