sábado, 31 de janeiro de 2009

OS POETAS DE FEIRA DE SANTANA (VII)



POR SENTIR-ME COMO O LOBO DA ESTEPE

Sônia Pires





Uma migalha
um retalho
um caco
sempre pedaço de mim
nunca um todo
unidade
unidade
um minuto que fosse
uma paz
um cais
um lugar que apontasse
um encontro total
minha parte boa
com minha parte animal
minha parte fera
me devora
e espera febril
ver-me destruida
minha parte pura luta
inutilmente
querendo dar-me alento e vida
nunca houve um momento
que, como unidade me sentisse
e a fera besta, voraz
rosna a saliva
esperando a hora
de tirar-me a VIDA.

* Sonia Pires é poeta e artista plastica

TÚNEL DO TEMPO


PROCISSÃO
Janeiro, 1974


"Ontem, depois da procissão conduzindo, entre outras, a imagem da padroeira da cidade, Senhora Santana, foi encerrada oficialmente a Festa de Santana, edição 1974, que teve na presidência José Flantildes Ribeiro. Milhares de fiéis saíram às ruas parra prestar homenagem a sua padroeira, enquanto ao meio-dia todo o comercio, as repartições públicas e os bancos cerraram suas portas num meio feriado".

- Uma das matérias de capa do jornal "Feira Hoje" de quinta-feira, 31...

FEIRA ONTEM EM JANEIRO

TEMPO DE GRÊMIOS
1971 (janeiro) – Com muita festa o grêmio Afrânio Peixoto, do Ginásio Municipal, lançou o jornalzinho "Voz do Grêmio", a cargo da Secretaria de Imprensa dirigida por Carlos Pitter, hoje Pita. No tempo do "grêmio Chico Pinto" existia o jornal "A verdade".
- Nota extraída da coluna "Plá Estudantil", do jornal "Feira Hoje", de sábado, 30...

DEPOIS DE SANTANA
1972 (janeiro) – Encerrada a FesNegritota de Santana, logo no dia seguinte, bem cedo, os barraqueiros rumaram para a vizinha São Gonçalo dos Campos, onde os festejos do padroeira vão se prolongar até terça-feira". No "Feira Hoje", dia 29, com esta manchete:
- A festa não acabou. Foi pata São Gonçalo...

GABINETES DOADOS
1974 (janeiro) – Está no Jornal "Feira Hoje" que circulou na quinta-feira, 31: "O Sindicato dos Bancários de Feira vai inaugurar nesta sexta-feira, às 20 horas, em sua sede, os gabinetes médicos e dentários doados pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social".
- Silvio Cruz, presidia do sindicato...

NA POSSE DE NOIDE
1975 (janeiro) – Para a posse do vereador Noide Cerqueira como deputado federal irão a Brasília o prefeito José Falcão, o secretário de Finanças Modezil Cerqueira e Sinésio Feliz representando a bancada do MDB. A comitiva também visitará Chico Pinto.
- O assunto foi destaque no jornal "Feira Hoje" de quinta-feira, 30...
A REGIONAL DA ABM
1977 (janeiro) – No jornal "Feira Hoje" edição n° 829 de domingo, 30 "O médico José Maria Anchieta Santana está empossado no cargo de presidente da Associação Baiana de Medicina - Feira, substituindo Wagner Araujo para um mandato de dois anos".
- Na diretoria Mário Sérgio (vice), Eurico Macedo (secretário) e Valter Oliveira (tesoureiro)...

QUEM QUER O FLU?
1978 (janeiro) – No "Feira Hoje" com o titulo acima: "O Conselho Deliberativo do Fluminense de Feira convocando para uma reunião, hoje, às 20 horas no Hotel Caroá, a fim de escolher o novo presidente do clube, eleições que foram adiadas do dia 31 de dezembro"
- Foi na capa da edição de terça-feira, 17...

A FESTA DE HUMILDES
1979 (janeiro) – "Duas festas estão sendo programadas para o padroeiro do distrito de Humildes: de um lado está o padre Aldemar Melo, do outro, o presidente destituído, Manoel Joaquim. Os dois estão arrecadando dinheiro entre a população local para a realização dos festejos". Está na capa do "Feira Hoje" de quarta-feira, 31, com este título:
- Duas festas para o padroeiro...

VAGAS E CANDIDATOS
1980 (janeiro) – "Hoje, 1.923 candidatos travam a primeira batalha da guerra pelas 400 vagas oferecidas pela Universidade Estadual de Feira: às 8 horas, rigorosamente, os portões serão fechados para a realização das provas de Comunicação e Expressão e Redação".
- Está na primeira página do jornal "Feira Hoje" de domingo, 20...

OS DOIS CARLISMOS
1981 (janeiro) – Do repórter França Teixeira: "O presidente do Baneb, Clériston Andrade, candidato a governador do Estado, representa o ‘carlismo ortodoxo’, enquanto Mário Kertész, prefeito de Salvador e também candidato, o ‘carlismo renovado’".
- Está no jornal "Feira Hoje" de quarta-feira, 28...
FICOU NA SAUDADE
1988 (Janeiro) - Com o titulo acima a revista "Panorama" tratou do fim da Festa de Santana com a parte profana, realizada pela ultima vez em janeiro de 1987. De Dom Silvério a Zeca de "Iemanjá", foram muitos os entrevistados. Regi do "Boteco", que na procissão carregava o andor de São Vicente de Paula, foi taxativo:
- O que seria das festas de largo de Salvador, se Dom Lucas resolvesse separar o profano do sagrado?...

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

ALELUIA! VICE E ASSESSORES JÁ ESTÃO PREPARADOS


A Comunicação do Prefeito não nos manda materia. Recorremos ao BLOG DEMAIS, que (Com informações da Secretaria de Comunicação Social) publica hoje declarações do vice que transcrevemos devidamente aspeadas:


O vice-prefeito Paulo Aquino estabeleceu uma rotina de trabalho e diariamente atende dezenas de pessoas no seu gabinete:

- "Quero e devo trabalhar, porque sei que esta é a minha obrigação".
Garante que não é homem de ficar somente no gabinete:
- "Pretendo manter contato direto com a comunidade, tanto com a população da sede, quanto da zona rural".
Informa que sua agenda de trabalho é definida em conjunto com o prfeito:.
-"Estou elaborando uma rotina para que todo dia possa vir ao gabinete. Este contato com as pessoas é muito importante. Acredito que todas que eu atendo têm saído satisfeitas e eu também estou".
Assegurou que vai estar sempre a disposição do alcaide:
-"Vou estar ativo para que sempre que for solicitado, poder atender ao chamado".
Por fim nominou os assessores diretos, o agronomo Mário Borges e o jornalista Jorge Magalhães e soltou esta pérola.
-"Estamos todos preparados para o trabalho. É o que o povo espera e o que desejamos".
Ufa!!!





O BLOG APROVADO: MESTRE JÂNIO FALOU

Jânio interrompeu sua curtição na orla nordestina (foto) e nada de "Feira eu te conheço". Texto curto, vindo de longe, uma locomotiva carregada de incentivo.



Gozação de lado, enquando Velame, leal e preocupado percorre o Norte e e Nordeste a procura de um Jânio indiferente, o mesmo Jânio, de forma diferente, continua atenado aqui no Blog.
Não poderia ser diferente, até porque conheço Jânio há mais tempo.

Ademais, o jovem Velame já passou pela escola de Janio e o velhinho aqui, caduco, ainda está fazendo a lição.

Falando sério, estou muito feliz. Tudo por conta do comentário de Janio que transcrevo, orgulhoso:

- Mestre adilson simas, o blog está bom que está danado! e eu de cá fico feliz. um abraço grande, janio rego

A RESENHA DO FINAL DE SEMANA (I)

No entardecer das sextas-feiras, enquanto uma dupla do alcaide se prepara para atuar no fim de semana, a turma dos resenheiros entra em ação contando o que não se ouve pelas ondas ...


OS NOVOS TEMPOS

Os olheiros não dormem no ponto. Não deu na cronica social - e haja cronica social nesta cidade de Cid Daltro, mas eles garantem que o alcaide municipal já está indo para novo endereço. Deixa as bandas do antigo Ponto Central, atravessa a Avenida Maria Quitéria e se instala num dos "arranha céus" existentes nas "terras de Kalile", no caso a apacível Kalilandia.

A EQUIPE DO "VOVÔ"

Bem diferente do que acontece com outros secretários, o jornalista Edson Borges, nosso "Vovô Felloni", está com a equipe práticamente completa com a (re) nomeação de Carlos Lima. Afora a chefe de gabinete e o decano Cezarinho, todos que emplacaram vieram do segundo mandato. Tomara que o alcaide não resolva "cozinhar" também o competente Reni Alves.


TROCANDO O HOMEM
O PMDB, leia-se Gedel Vieira Lima, ganhou a eleição para a UPB mas não faltou gente da "latinha" dizendo que José Ronaldo foi o grande vencedor. Tamanha "lealdade" que a turma já esqueceu que foi do mesmo a derrotada ideia de ex-prefeito votar e ser votado. A proposito, na vespara, por conta da duvida, Tarcizio Pimenta disse que o grupo (Demos) votaria unido, sem citar o nome do candidato.

OS DOIS NA HISTORIA

A proposito da ultima disputa pela presidencia da UPB, vale a pena lembrar que os ex-prefeitos José Ronaldo de Carvalho e Clailton Costa Mascarenhas entram para a história como os dois unicos chefes do executivo feirense que fomaram no comando da instituição. Clailton foi vice-presidente antes da virada do seculo, em 1999/2000 e Ronaldo presidente com a chegada do novo milenio...

AGORA É O OUTRO

Candidato a vereador em vários pleitos e já há algum tempo ocupado um DA/2 no governo, aquele ronaldista continua impaciente. Sempre que alguém o aconselha procurar o atual prefeito ele, fiel e inocente, se limita a dizer que já falou com Ronaldo. Ora, ora, se até o ex já foi procurar o atual no Cuca...

BATISTA DE VOLTA

Dublê de escritor e pagador de promessas, o também escritor Batista reapareceu e como sempre mostrando que está antenado com a política no seio carlista. Ele está no noticiário politico informando que o vereador Paulo Magalhães, primo de ACM Neto, vai esperar o inicio da nova legislatura para apresentar proposta de Titulo de Cidadão Soteropolitano para o prefeito Tarcizio Pimenta. Aos vereadores daqui um aviso: o homem é feirense nato...

A ESCADA SUMIU

"Matreiro" e com muito "chão andado", o secretário de Meio Ambiente, Antonio Carlos Coelho, se limita a determinar o cumprimento da lei, proibindo a proliferação de cartazes nas vias públicas. O alcaide, de olho na plateia, optou por escalar a escada e arrancar o primeiro cartaz encontrado. Ficou só aquele das fotos. Não, a escada não sumiu. Lembraram a ele que "tio" ACM enquanto vivo nunca deixou Waldir Pires em paz por conta do mesmo gesto, em outra escada, em 1987, quando assumiu o Governo da Bahia, lá pelas bandas de Salvador...

QUANTO CUSTA?

Servidor do Estado - já foi liberado?, o secretário Ozeni Morais foi a "bola da vez", anunciando a distribuição de cestas básicas. Em nenhum momento, inclusive quando entrevistado pela turma do "quebra queixo", teve o cuidado de lembrar que ele cumpria apenas mais uma ação social do presidente Lula, via Ministério dirigido pelo "furacão" Gedal Vieira Lima. A proposito, se o "onetm já passou", não custa Ozeni lembrar que amanhã "ninguém sade o que vai acontecer"...

E NO MAIS, depois do verão você acha que o plantão municipal, a cargo de uma dupla de secretários - não confundir com Cosme e Damião, ainda estará "abindo alas" quando a micareta chegar?...

FEIRA DIGITAL LEVA ILDES AO PREFEITO



Uma das bandeiras da campanha, o então candidato Colbert Martins destinou R$ 1 milhão de Emenda Parlamentar junto ao Ministério de Ciências e Tecnologia.

O avanço das tecnologias da informação e da comunicação pelo mundo afora está exigindo que os Municípios se adéqüem a esse contexto de tecnologia para maior comodidade dos cidadãos e melhor desempenho da gestão pública e da iniciativa privada.

Os primeiros projetos de Cidades Digitais chegaram ao Brasil há pouco tempo, cerca de dez anos apenas. O governo Wagner que inserir a Bahia nesse processo e para isso a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) elaborou um projeto para implantar, em 2009, 24 Cidades Digitais.

Uma delas em Feira de Santana, contando com recursos destinados pelo deputado Colbert Martins, através de Emenda Parlamentar junto ao Ministério de Ciência e Tecnologia, no valor de R$ 1 Milhão, além da contrapartida do governo do Estado.

O projeto de Feira de Santana tem quatro objetivos básicos: a) dotar a cidade de estrutura de banda larga de alta velocidade; b) contribuir para a modernização da gestão pública (municipal, estadual e federal); c) oferecer internet, gratuitamente, para os órgãos públicos municipais, estaduais e federais - além do centros Digitais de Cidadania implantados pela SECTI; e d) oferecer internet de qualidade para a população de menor renda com baixo custo.

Um processo de licitação deverá ser deslanchado nos próximos dias para selecionar empresas para implantar o projeto. Para tanto o secretário Ildes Ferreira, da Secti pediu reunião com o prefeito Tarcizio Pimenta com o objetivo de apresentar o projeto e obter o apoio logístico da prefeitura na sua implementação.



O encontro do secretário de Estado com o prefeito de Feira será na
proxima sexta-feira, dia 6, às 15 horas...







TÚNEL DO TEMPO


CIENTÍFICO
JANEIRO, 1971

“Frei Felix de Pacatuba, diretor do Colégio Santo Antonio, informando que as sulas do 3º ano científico integrado começam segunda-feira com esta equipe com esta equipe de professores: José Jerônimo (Português), Mário Urbano Filho (Matemática e Química), Carlos Antônio São Paulo (Física), João Damasini (Geografia), Antônio Ademir Menezes (Biologia), Frei Felix (Sociologia), Tânia Tenner (Desenho e Percepção Artística), Josué Melo (História) e Frei Salomão Aguiar (Cívica e Cultura Religiosa).

- Na coluna “O Plá Estudantil”, de Adilson Simas, no jornal “Feira Hoje” de sábado, 30...

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

CIENCIA E TECNOLOGIA NO ENCONTRO DE CÍCERO DANTAS


Quatorze municípios integram o Território do Semi-Árido Nordeste II


As ações desenvolvidas pela (Secti) foram destacadas hoje (dia 29) no encontro de lideranças do Território do Semi-Árido Nordeste II, realizado em Cícero Dantas. O encontro, que segue até amanhã, tem o objetivo de capacitar as lideranças do território para a gestão e desenvolvimento sustentável.

O secretário Ildes Ferreira fez a palestra de abertura do evento e citou a importância da mobilização territorial. Uma das ações expostas foi a implantação de um Centro Vocacional Tecnológico Territorial, que vai atender a diversos municípios do território com foco na fruticultura.

Segundo o titular da Secti o CVTT vai ficar localizado em um município, mas sua lógica é atender a diversas cidades localizadas no Semi-Árido Nordeste II
O encontro, que conta com a participação de líderes políticos como a deputado Fátima Nunes, técnicos de órgãos públicos, representantes da sociedade civil organizada e secretários municipais, está sendo promovido pelo Conselho de Desenvolvimento do Território, em parceria com a SECTI e o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA).
Segundo o consultor e articulador estadual do MDA, Ivan Fontes, este encontro é a primeira etapa de uma série de encontros com foco na construção do Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável e Organização do Conselho do Território.
Os Territórios de Identidade são municípios agrupados a partir de características sociais, econômicas, culturais e geo-ambientais. O Território Semi-Árido Nordeste II é formado pelos municípios de Jeremoabo, Santa Brígida, Pedro Alexandre, Coronel João Sá, Sítio do Quinto, Novo Triunfo, Antas, Cícero Dantas, Banzaê, Fátima, Adustina, Paripiranga, Ribeira do Pombal, Heliópolis,

Com informações da Ascom/Secti

GIL
JANEIRO, 1972

“Vindo de Vitória da Conquista com destino a Salvador, o compositor Gilberto Gil, acompanhado de capinam e de um inglês, técnico de som, demorou alguns momentos nesta cidade, percorrendo o largo onde estavam sendo realizados os festejos de Senhora Santana. Reconhecido por alguns jovens, Gil esteve na barraca ‘Lili Bolero’ onde afirmou não mais se demorar por estar muito cansado e louco para chegar a Salvador”.

- Está na coluna “Etc&Tal” do jornal “Feira Hoje” de sábado, 29...

OS POETAS DE FEIRA DE SANTANA (VI)

MINHA VELHICE
Antonio do Lajedinho


Minha velhice chora incerteza,
bebe o presente amargo em negra taça
onde a visão do povir só é tristeza:
resto de fogo, cinza e fumaça.

Minha velhice arrota sua grandeza
quando a lembrança lhe move uma devassa
no passado de rara e sã beleza
onde a virtude se une e a abraça.

Quando jovem a vida era o futuro
a certeza de um porto seguro
que a velhice não pode sonhar.

Fui jovem, sou velho... o que esperar?
Para os jovens a morte é u'a surpresa.
Para os velhos ela é u'a certeza.

Do livro "Rassaca da Mocidade", do feirense Antonio Moreira Ferreira, o poeta Antonio do Lajedinho que entre outros livros, publicou "Feira na Década de 30"...

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

NOS BASTIDORES DAS NOMEAÇÕES (IV)

“Babalu de Lulu” que na campanha se exibia como "Mister M", mandou avisar que também está aguardando a “mão de farinha”...

Nesses dias pós terceiro mandato, o condutor dos dois primeiros por certo ainda não curtiu a netinha com a intensidade que desejava, como tantas vezes antecipou para os repórteres. Mesmo fora da cidade esteve sempre cercado de “tarifários” do poder reclamando contra a demora na publicação dos atos de renomeação
.
Na terça-feira, por exemplo, o ex foi visto na cidade, mais precisamente no Centro de Cultura Maestro Miro, conversando com o atual. Ninguém imagine que por conta do local, os dois tenham falado sobre o filme “Dormindo com o inimigo”...

Repórter 24 horas, Giberval Lima ouviu no local o atual prefeito que disse ter sido “um encontro normal, a gente já não conversas há alguns dias”. O ex nada disse, ou certamente não foi entrevistado. Tiririca, experiente, aluno aplicado do professor, optou pela leitura “o ontem já passou”...

Vereador Licenciado exercendo a Secretário de Cultura, Alcione Cedraz só assinou até agora três nomeações. Ninguém sabe informar se todas as indicações foram suas. Sabe-se que como vereador, o “Vovô” Alcione já teria emplacado muito mais assessores. Até secretários já estão impacientes como a demora na liberação dos atos.

Apontado como “abre alas” nas caminhadas eleitorais do prefeito, “Babalu de Lulu”, também conhecido como Mister M – assim ele se exibia na campanha, mandou avisar aos conselheiros do alcaide que está vivo, acrescentando: “Também quero receber minha mão de farinha”, numa alusão ao DA-6...

Atenção: as equipes encarregadas do levantamento dos nomes já nomeados para o terceiro mandato avisam que com as ultimas nomeações aumentou o numero de casais encostados no erário publico. Já se discute inclusive o local para a realização da festa da celebração com a presença de padrinhos, madrinhas, ao som da bandinha do tempo de Lino D’Anunciação tocando “é a felicidade...”

O "CASO RONALD", A SINDICÂNCIA E A PIZZA



Jornalista Rafael Velame abomina a idéia de uma nova pizza, ainda mais “sabor boliviano com pimenta”...



O “Blog do Velame” informa que o prefeito Tarcizio Pimenta fez o que devia “ao determinar a demissão da médica envolvida no caso do médico Ronald e abrindo “sindicância para apurar o episódio do plantonista ilegal”.


O jornalista entende que se a equipe da sindicância for “aquela mesma do caso Samu, não resta dúvida que nós iremos saborear uma nova pizza, desta vez, sabor boliviano com pimenta”.

No caso Samu, no segundo mandato, a então secretária Denise Mascarenhas nomeou Geraldo Guerra Aragão, Maria José e Antonio José Rosa.


Agora, no terceiro mandato, o secretário João Carlos Cavalcante nomeou Geraldo Guerra, Denise Almeida e Marydalva Leão Machado, conforme portaria 001/2009 na “Tribuna Feirense”.

- O presidente da sindicância do “Caso Samu” foi mantido para o “Caso Ronald”...


TÚNEL DO TEMPO


AFTOSA
JANEIRO, 1977



Órgão do estado, Gerfab detectou novos focos de febre aftosa no rebanho bovino do municipio, principalmente nas fazendas localizadas nos distritos de Jaiba, antiga Fortaleza e Tiquaruçu, antigo São Vicente. Segundo o jornal "Feira Hoje" que destacou o assunto como manchete prncipal da primeira página, " Supõe-se que os animais infectados foram adquiridos na feira do Campo do Gado, onde o posto de fiscalização do Gerfab só funciona às segundas-feiras e com isto transmitiram a doença".


- Foi na edição do joralque circulou na sexta-feira, 26...

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

TÚNEL DO TEMPO


GARIS
JANEIRO, 1995


“Os trabalhadores em limpeza pública de Feira de Santana paralisam as atividades de coleta de lixo na cidade a partir de hoje. A mobilização é um protesto ao não cumprimento das reivindicações da categoria por parte da classe patronal. Os garis reivindicam os vales refeição e transporte e equiparação salarial com Salvador. A direção da Pavter, segundo o gerente José Mariano Muniz, não foi informada da paralisação”.
- Está na pagina “Local” do jornal “Feira Hoje” de sexta-feira, 27...

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

RONALDO, RONALD E TARCIZIO "MÃO SANTA" NO BAHIAGORA




Médico boliviano exerce profissão ilegalmente em policlínica de Feira
Ronald Paul Paz utilizava o registro de um outro médico feirense que desconhecia o fato


Fonte: Bahiagora


Umas dos principais argumentos utilizados pelo atual prefeito Tarcízio Pimenta durante a campanha eleitoral que lhe ajudou a conseguir o cargo máximo do executivo no município fora, justamente, a sua condição de médico.


Por incontáveis oportunidades, Pimenta vociferou sua dedicação à saúde sendo inclusive respaldado por depoimentos chorosos de pacientes que diziam ter sido “salvos” pelo “Mão-Santa”, como era chamado pelo seu principal cabo eleitoral, o ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho.


Porém, na tarde deste domingo (25), um fato grave pôs à prova o discurso de Tarcízio e deixou em xeque os responsáveis diretos da gestão da saúde no município:um médico boliviano foi preso em flagrante quando atendia pacientes ilegalmente em uma das policlínicas da cidade.


Segundo informações divulgadas pela polícia, Ronald Paul Paz usava o nome e o registro do médico Paulo Dourado. Durante a prisão Ronald insistiu em negar a acusação mas foi encaminhado para a 2a delegacia.


Acaso


A ilegalidade do boliviano só foi descoberta por uma coincidência: durante seu trabalho em uma das policlínicas, Ronald encaminhou uma paciente para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), onde o verdadeiro Paulo Dourado recebeu o paciente e descobriu que o registro (Cremeb) dele estava sendo usado por outra pessoa.


No depoimento dado à polícia, Paul afirmou que uma colega a também médica Andréia de La Torre, pediu para que o mesmo trabalhasse no seu lugar nesta segunda-feira. Segundo a secretaria de saúde, Andréia de La Torre já foi afastada de suas atividades e não faz mais parte dos quadros de funcionários da prefeitura.


Ronald vai responder pelos crimes de falsidade ideológica e exercício ilegal da profissão.

- Materia extraída do Blog BAHIAGORA desta segunda-feira, 26...

FALTA "PREFEITO" NOS DISTRITOS SOBRA GENTE NO GABINETE




José Ronaldo criou novos cargos, mas esqueceu de aumentar o espaço físico...



Perto de completar um mês da instalação do terceiro mandato, os oito distritos da zona rural continuam sem “Chefe da Divisão Administrativa Distrital”, ou simplesmente o “Prefeito do Distrito” como se chamava popularmente no tempo dos prefeitos Colbert Martins e José Falcão.


O homem do campo não sabe a quem encaminhar os problemas da comunidade, pois segundo levantamento, apenas três cargos - todos do ultimo escalão, portanto sem forças, foram preenchidos nos distritos. Um em Ipuaçu e dois em Jaiba, sendo um destes ocupado pelo ex-vereador Hermes Sodré, que mora na cidade.

Contrastando com o abandono distrital e a anunciada necessidade de conter gastos, só no seu gabinete o alcaide já dispõe de dois oficiais, quatro supervisores, cinco assessores, sete coordenadores de projetos especiais, cargos com outras denominações e muitas que ainda serão preenchidos.


- Estão dizendo no “senadinho” que quando acabar o verão o prefeito vai ter de requisitar uma ambulância do SAMU para ficar de plantão no gabinete. Por conta do “bate cabeças”...

MAIS UM CHOQUE NO INTERIOR DO PODER



A ordem é acabar a “briga”. Prá não chamar muito a atenção, os dois fumarão mais tarde o "cachimbo da paz"...

No meu tempo de repórter do “Diário de Notícias”, tinha entre as tarefas acompanhar os trabalhos da câmara municipal. As sessões eram realizadas de segunda a sexta-feira, à noite, no sétimo andar do antigo INPS, onde funcionava o poder.

Os repórteres ficavam no interior do plenário e Edival Souza era o líder da pequena bancada da imprensa. Sem televisão e jornais diários, cabia a ele, na manhã do dia seguinte, informar aos ouvintes da Rádio Sociedade tudo que aconteceu no legislativo. Fazia com carisma e lealdade aos fatos.

Deixei de cobrir as sessões, mas não deixei de acompanhar as atividades do legislativo no seu todo. Nos anos 70, por exemplo, testemunhei a criação - com apenas um profissional, da Assessoria de Imprensa da Câmara, que seria o embrião da atual Ascom, equipada e com muitos profissionais, inclusive concursados.

Acompanhei, da mesma forma, as mudanças na estrutura organizacional do poder, que premiaram os vereadores com vários assessores parlamentares, entre estes profissionais da comunicação, todos nomeados por atos da mesa diretora.

A intensa presença de jornalistas e radialistas no dia a dia da câmara, seja atuando na Ascom, nas assessorias dos vereadores, nos programas terceirizados ou fazendo cobertura para tantos outros meios comunicação, tem motivado arranhões de ambos os lados, com prejuízos para a imagem das duas instituições.

Por conta dessa convivência, a câmara que escolhe os melhores repórteres ao final de cada período legislativo é a mesma que ameaça revogar condecorações quando um dos seus pares encara como agressão uma crítica qualquer. Por outro lado, independente de vínculos contratuais, tem comunicadores que ainda reúnem colegas e fazem a escolha dos “piores vereadores”.

No outro extremo, no lugar de “A cidade em preto e branco”, pela Rádio Sociedade; “Falando francamente”, pela Rádio Cultura e “Hora certa, musica e noticias”, pela Rádio Carioca, surgiu um verdadeiro “rosário” de programas terceirizados.

O “horário nobre” deixou de ser o horário do café da manhã, porque excetuando raros casos, todos os programas, em todas as emissoras, até mesmo em algumas FM’s, passaram a ser jornalísticos (?), com os mesmo quadros, os mesmos repórteres, a mesma propaganda oficial. Diferente só o titulo e o âncora, este responsável pela terceirização.

Feita esta viagem, entendo que a nomeação de Renato Ribeiro, devidamente qualificado para assumir a chefia da Ascom, seguida da reação de Getulio Barbosa, justa, porque amparada em fatos concretos, apenas testemunha a necessidade de vereadores e comunicadores selarem uma convivência republicana para o bem das duas instituições.

Como nos velhos tempos...

domingo, 25 de janeiro de 2009

TUNEL DO TEMPO DOMINICAL




ULTIMA SEMANA DE JANEIRO DE 1971


MUITO movimentada a última semana de janeiro e mais ainda o seu ultimo dia. Afinal naquele domingo, 31, o prefeito João Durval se despediu do cargo passando o comando do executivo para o prefeito eleito Newton Falcão. Na câmara, foi instalada a 7ª legislatura.

QUASE quatro décadas passadas, exatos trinta e oito anos, aqui estão algumas lembranças daquele tempo, tomando como base o extinto jornal “Feira Hoje”, ainda semanário que só circulava aos sábados. Lembranças que estão nas páginas das edições dos dias 23 e 30.

DEPOIS de sessenta dias de absoluto silencio, somente na semana da posse o prefeito eleito Newton da Costa Falcão reuniu a imprensa e numa entrevista coletiva tornou público os nomes para as diversas secretarias tão cobiçadas como nos dias atuais. No anuncio, duas surpresas:

PRIMEIRA a escolha do professor Antonio Araújo para a Secretária de Finanças (hoje Fazenda). Vereador de vários mandatos e candidato a prefeito pelo MDB no pleito anterior (1966), tinha origem no PSD de Colbert, Pinto e outros liderados do cacique Eduardo Fróes da Motta.

SEGUNDO foi o anunciou de dois técnicos – arquitetos Juracy Dórea e Everaldo Cerqueira, como comandantes da Surfeira, tirando o cunho político que marcou a criação da autarquia, tida como uma prefeitura paralela, pois executava, fiscalizava e pagava pequenas e grandes obras.

FECHANDO a equipe, Adnil Falcão (Gabinete), Gil Marques Porto (Expansão Econômica, hoje Agricultura) Asclepíades Negritos de Barros (Serviços Urbanos, hoje Serviços Públicos), Ângelo Mario de Carvalho (Desenvolvimento Comunitário, hoje Saúde), Faustino Dias Lima (Administração) e José Maria Nunes Marques (Educação).

NAQUELES últimos dias de janeiro, aqui esteve o governador Luiz Vianna Filho, também em fim de mandato, pois em março passaria o comando do Estado para o deputado federal ACM que era o prefeito nomeado de Salvador e havia sido também nomeado novo Governado da Bahia.

RECEBIDO com festa, Luiz Vianna inaugurou na antiga Escola João Florência, hoje Arquivo Municipal, a Delegacia Escolar da região e as escolas estaduais Ecilda Ramos (bairro Adnil Falcão) e Otávio Mansur (Estação Nova), em terrenos doados pela prefeitura.

VIANNA muito realizou em Feira, especialmente na área educacional, com destaque para o Colégio Assis Chateaubriand e a Faculdade de Educação que deu origem a UEFS. Aqui recebeu o titulo de Cidadão Feirense, projeto de Artur Santos, suplente de vereador no exercício do mandato

O PREFEITO João Durval também aproveitou os últimos dias de seu mandato para entregar obras. Uma delas, o Teatro Municipal, na Rua Carlos Gomes, que os artistas batizaram com o nome da falecida atriz Margarida Ribeiro, irmã do então vereador Luciano Ribeiro, do MDB, e um dos membros dos movimentos artístico-culturais da cidade.

OUTRO grande acontecimento nos últimos dias de janeiro foi o lançamento da Pedra Fundamental de uma unidade da Peterco do Nordeste Produtos Elétricos S/A, às margens da rodovia BR/324, trecho conhecido na época como Núcleo Piloto do CIS.

O EVENTO trouxe a Feira o alto comando da empresa e vários empresários que foram recepcionados pelas autoridades locais com um jantar no Clube de Campo Cajueiro. A Peterco anunciou uma área construída de 16 mil metros quadrados e prometeu 500 empregos diretos.

NOTICIA triste nos últimos dias de janeiro de 1971, foi o embate jurídico entre o Clube de Campo Cajueiro e a Phebo do Nordeste edificada ao lado do clube. A diretoria do Cajueiro alegava que a poluição da indústria colocava em risco a saúde dos associados.

O ULTIMO dia do mês, domingo, 31, conforme frisado no inicio desta “viagem”, foi de muita movimentação política. O juiz Jarbas Pedreira instalou a 7ª Legislatura de 13 vereadores, 8 da Arena e 5 do MDB. O arenista Jorge Mascarenhas foi eleito para presidir aquele primeiro período.

JUNTOS com Jorge Mascarenhas formavam na bancada da Arena, José Pinto, Newton Tavares, Dival Machado, Alberto Oliveira, Paulo Cordeiro, Araújo Freitas e Orlando Leite. Na bancada do MDB estavam Roque Aras, Noide Cerqueira, José Raimundo, Antonio Carlos Coelho e Nilton Belas, suplente beneficiado com a renúncia de Sargento Aranha antes da diplomação. .

NO MESMO dia com a câmara já instalada e as galerias lotadas, aconteceu a posse do prefeito Newton Falcão que antes de usar da palavra ouviu dois discursos. De Alberto Oliveira (Arena), saudando o correligionário e de Roque Aras (MDB), anunciando oposição vigilante.

TAMBÉM na ultima semana, com um concorrido coquetel no Cajueiro, a antiga Telefeira, concebida por homens feirenses e que mais tarde viraria Telebahia, lançou à venda 300 linhas telefônicas em Feira, iniciando a ampliação do seu sistema que logo chegaria a 2 mil aparelhos.

E NO MAIS, matéria paga da prefeitura informa aos contribuintes que até o fim do mês estará cobrando a “Taxa de Licença de Funcionamento”, acrescentando no texto de tratar da antiga “Portas Abertas”...
















OS POETAS DE FEIRA DE SANTANA (V)


CANÇÃO DO NOIVADO
Godofredo Filho

Andei noivando tantos anos
uma princesa singular,
que me dizia Sr seu reino
um reino no fundo do mar


Quando seus negros olhos tristes,
eu, em silêncio, ia adorar,
pressentia pela minh’alma
qualquer se amortalhar.

Dei-lhe presentes delicados,
jóias e flores de encantar,
versos que fôssem os de um noivo
que amasse a neblina lunar.

Mas, ao raiar de nossa boda,
Embalde me pus a esperar
Pela princesa branca, branca,
Do Rino do Nunca-Voltar!

- Do livro “Sonetos e Canções”, foi extraída da página 38 do primeiro numero da revista “Sertão” da Associação Cultural Filinto Bastos, em 1961...

sábado, 24 de janeiro de 2009

FEIRA ONTEM EM JANEIRO

NA CASA DO ADVERSÁRIO
1951 – O Bahia jogará, amanhã, em Salvador, contra o Galícia, no campo da Graça. “Esse encontro será uma grande prova para o futebol feirense, pois pela primeira vez uma equipe local dará combate a um team de Salvador, em seus próprios domínios”.
- Nota publicada na capa da “Folha do Norte” de sábado, 20...

A “25” COM FARDA NOVA
1952 – Alvorada às 5 horas, passeata da banda musical pelas ruas da cidade às 16 horas e retreta no coreto da Praça da Matriz a partir das 21 horas. Com esta programação foi comemorado “o novo fardamento da Filarmônica 25 de Março”.
- Na véspera, sócios e admiradores promoveram animada festa dançante..

O CRIADOR DE EMISSORAS
1958 – Com o titulo acima, deu em “A Gazeta” de sábado, 11: “De acordo com telegrama chegado do Rio de Janeiro, o Departamento Nacional de Correios e Telégrafos autorizou ao Sr. Pedro Matos inaugurar a Rádio Educadora de Santo Amaro, amanhã, dia 12”. Na edição seguinte os detalhes e esta manchete:
- Rasgando os céus da Bahia, nova emissora...
DAS MANCHETES POLICIAIS
1960 – Três manchetes de capa - “A morte visita bordel de Lindalva”, “Do Lupanar para o necrotério” e “Pistoleiro travestido de polícia mata dois e fere um!”, tratam do mesmo assunto. Dois homens assassinados e uma mulher baleada no famoso cabaré.
- A primeira edição do ano da “Gazeta do Povo”, circulou no domingo, 3...

NO APAGAR DAS LUZES...
1961 – Com o titulo acima deu na “Gazeta do Povo”, coluna “Tic-Tac”: “Em plena reunião na câmara, promovida pela Associação Comercial, a luz deu o prego por três vezes. Na primeira vez, quando a expectativa era geral, uma luz forte clareou o salão. Era o charuto do senhor Prefeito”. Nas galerias alguém sussurrou para o vizinho:
- “Com essa tocha não precisamos da Ceeb...” (hoje Coelba).

BLITZ DO VELHO DETRAN
1974 – Na terça-feira, 20, no centro comercial entre as 18 e 20 horas e no bairro da Brasília a partir das 22 horas, uma blitz do Detran comandada pelo tenente Aloísio Campos Filhos, apreendeu 70 táxis e quatro motos. Em entrevista ao jornal “Feira Hoje” de quinta-feira, 17, o tenente enumerou as irregularidades concluindo:
- Muitos veículos estavam sem miolo nas descargas...

O SUBSTITUO IMEDIATO
1975 – Terça-feira, 14, com o testemunho de Clovis Lima, Colbert Martins, José Raimundo, Oscar Marques, Antonio Barreto, Antonio Santana e Lucio Bonfim, o prefeito José Falcão passou o cargo e embarcou com destino a Fortaleza e Recife em viagem oficial.
- Presidente da câmara, o vereador Carlos Coelho assumiu a prefeitura...

NOSSO CAMPO DE AVIAÇÃO
1980 – Uma boa noticia na capa do jornal “Feira Hoje”, que circulou no primeiro domingo: O Departamento de Aviação da Bahia prometeu recuperar o “campo de aviação”, construído em 1942 e desativado desde 1974 quando a Aviação Civil do Ministério da Aeronáutica levou inclusive as duas aeronaves que tinham sido doadas à cidade.
- Na década de 80 a área seria ocupada, surgindo o Conjunto George Américo...

O HOSPITAL E SUA CRISE
1997 – De José Mendes Neto, recém empossado na provedoria da Santa Casa: “Com a ajuda da irmandade e compreensão da comunidade espero acabar a crise e transformar o HDPA em hospital-escola”. A edição nº 1 da “Folha do Estado” manchetou:
-Provedor promete acabar a crise do Hospital D. Pedro...

A IRONIA DO PODEROSO
2000 – Raimundo Perazzo era o homem da área de saúde, no tempo que Doutor Zezito Magalhães, irmão de ACM, era o Secretário de Saúde. Quinta-feira, 26, veio a Feira ver “in loco” mais uma crise no Clériston Andrade. Quando um radialista o alertou sobre as filas que varavam as madrugadas, respondeu irônico:
- Filas existem até em Nova York; eu mesmo peguei uma lá...

PREFEITO DETERMINA CORTAR DESPESAS




Antes de tomar decisão o alcaide engordou a estrutura administrativa criando mais duas secretarias.


O anúncio foi feito na primeira reunião com o pessoal do primeiro escalão. De posse dos dados fornecidos pela fazenda municipal o alcaide determinou drástica contenção das despesas. Da relação do cotidiano, servidores efetivos reclamam que até assinaturas de jornais e revistas serão cortadas.

Ao jornal Tribuna Feirense o chefe do executivo municipal disse que cortes em despesas desse tipo parece coisa pequena, mas o momento diante da crise internacional, exige cuidados para que o governo possa executar o essencial.

No entanto, a anunciada crise econômica mundial com reflexo no país, não evitou que o prefeito criasse mais duas secretarias extraordinárias por decreto, cujos custos seriam menores se os dois órgãos fossem alocados em secretarias já existentes.

Por outro lado, os que acompanham atentamente as nomeações, garantem que até o início desta semana muitas foram feitas ainda com data do dia primeiro de janeiro. Os atos retroativos beneficiaram tanto os que foram renomeados como os novos "carrapatos" do poder.


No "senadinho" a turma não dorme no ponto. Eles comentam que mantida a rigidez na contenção dos gastos até o "cafezinho de Gode" vai entrar na censura daquele quadro televisivo: " ISSO NÃO PODE!!!"

TARCÍZIO: RECEITA PERDE 4 MILHÕES EM JANEIRO


Faltou dizer que a anistia no final do segundo mandato, encheu os cofres logo em dezembro tranquilizando o início do terceiro mandato em janeiro .



Em contato telefônico com o jornalista Valdomiro Silva dentro do programa "Primeira Página", da Rádio Povo, o prefeito anunciou que a receita municipal perde quatro milhões na primeira quinzena de janeiro. O assunto foi a manchete da Tribuna Feirense deste sábado.

Segundo o alcaíde a redução da verba do Estado foi de 50% em relação a igual período em 2008, os recursos federais sofreram queda da ordem de 30% e que "as receitas municipais (IPTU, ISS, TIP etc...) cairam bem menos, na casa de 1%".

Contrapondo à surpresa do alcaide o jornal lembra ainda no começo da matéria que tudo estava previsto pelo ex-secretário da Fazenda Joaquim Bahia quando afirma que "ele recomendou prudência aos prefeitos eleitos, no ínício do mandato, em relação aos investimentos..."

Sem duvidar do percentual da queda da receita com relação a Estado e União alguns especialistas duvidam que o baque na receita própria - do município - seja apenas na casa de 1%, levando-se em consideração a anistia de dezembro que motivou os contribuintes devedores, até porque foi a primeira e última em sete anos e onze meses de mandato.


Os mesmos analistas gostariam de saber, por exemplo, quanto ficou nos cofres da prefeitura na virada do segundo para o terceiro mandato...

DILTON ENTRA E GEILSON SAI DO AR



Antes de reassumir o "Acorda Cidade",um recado para os novos inquilinos da Secom.



De volta das férias e em visita ao programa "Acorda Cidade",cujo comando só retomará nesta segunda-feira, Dilton Coutinho falou das férias, das energias recuperadas, brincou com Paulo José, Taine, Nei, Aldo e os demais que ficaram à frente do programa. Mas não deixou passar em branco o momento político-administrativo:

-"Prefeito não é para ficar participando de mutirão; Ele está se expondo muito com fatos pequenos; Outro dia subiu numa escada para arrancar um cartaz..."

Dono de uma audiência consolidada, mesmo à distância por conta das férias, Dilton certamente viveu o dia-a-dia da cidade, municiado pelos "passarinhos".

Ainda na rápida aparição nesta sexta-feira o radialista também não esqueceu de mandar um recado para o titular da Secom, o "vovô" Edson Borges, dublê de jornalista e radialista, ao afirmar taxativamente: "O prefeito precisa ser melhor assessorado".

Coincidência ou não a volta de Dilton Coutinho e as férias de Carlos Geilson desde ontem substituído pelo competente Elcimar Pondé, muda o noticiário político-administrativo no horário nobre, que esta semana também teve a volta do equilibrado Valdomiro Silva pelas ondas da Rádio Povo.



Pelo sim, pelo não, essas mudanças provocam comentários nas ruas e cochichos nos corredores oficiais...