segunda-feira, 30 de novembro de 2009

ACORDA CIDADE GANHA O TROFÉU IMPRENSA PELA SEGUNDA VEZ



Acorda Cidade ganha o Troféu Imprensa pela segunda vez
Pelo segundo ano consecutivo, o Acorda Cidade foi contemplado com o Troféu Imprensa NoiteDia como o programa de rádio que mais se destacou em Feira de Santana. A entrega aconteceu na noite de sábado (28), em um grande evento na Estação da Música. A escolha foi feita pela comunidade, através de pesquisa aberta, realizada pelo Instituto Economic. LEIA MAIS

MENSALÃO DO DEM: CADÊ MEU PANOTONE?


No Blog do Noblat
do jornalista Ricardo Noblat
Esse, sim, é um mensalão digno de ser encarado como tal e tratado com deferência. Perto do mensalão de Arruda, o do PT denunciado pelo ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) não passou de um mensalinho. É razoável supor que o mensalão do PT movimentou mais grana. Ocorre que ele era federal. O novo mensalão é distrital. De resto, vista de longe, Brasília se limita à Esplanada dos Ministérios. Leia mais no blog do NOBLAT

O ORÇAMENTO 2010, A ASCOM E O GOVERNO


O orçamento 2010 da prefeitura de Feira de Santana foi aprovado na quarta-feira. Sem alarde e sem notícia, pois parece que a Assessoria de Comunicação da Câmara considera o assunto sem importância e o governo prefere que não se fale muito do tema. Leia mais em GLAUCO WANDERLEY

MELHORIA NO CENTRO COMERCIAL QUE O CENTRO DE ABASTECIMENTO CONTINUA ESPERANDO


Este blog foi ver "in loco" as mudanças introduzidas no trânsito, com as ruas Castro Alves e Barão do Rio Branco cortando a avenida Getulio Vargas.
A idéia foi positiva e as reclamações ficaram mais por conta da inversão do tráfego nas duas importantes vias do Centro Comercial. Medida dispensavel, pois o escoamento buscado aconteceria sem que houvesse a mudança.

Positivo também foi transformar o antigo terminal central no "Espaço Marcus Moraes", homenageando um dos grandes dos meios artístico-culturais desta Feira de Carlo Barbosa.

Certamente que alguns comerciantes próximos ao antigo terminal reagiram. Mas o governo optou pelo interesse da comunidade.

Deve fazer o mesmo na Rua Manuel Mathias de Azevedo, principal via do Centro de Abastecimento.

Este blog vai ficar atento.



TRT: EVA CHEGOU LÁ

Meus amigos Lau e Ildes Ferreira, há pouco chegados de um giro pelo Velho Mundo, estão cheios de felicidades. Eu também.

Depois de participar e ter boa colocação nos concursos do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo, Campinas, São Luis, Goiânia e Salvador, Eva Souza Oliveira, filha dos meus amigos, acaba de ser convocada para começar a trabalhar em janeiro em São Paulo.

Um detalhe: entre mais de 50 mil concorrentes, ela galgou o 21º lugar.

LEMBRANÇAS DO FLUMINENSE DE FEIRA

Aspirantes de 1961
Bi-Campeão Invicto

O campeonato foi dividido em dois turnos, o Flusinho realizou 16 partidas - Bahia, Vitória, Galícia, Leônico, Guarany, Botafogo, Ypiranga e São Cristóvão foram os adversários duas vezes cada.

Naquele tempo uma vitória valia dois pontos. O bravo tourinho somou 31, pois exceto um empate com os aspirantes do Ypiranga, venceu os adversários nos dois turnos. Entre as goleadas 10x0 no São Cristóvão, 6x3 no Vitória, 7x0 no Guarany, 7x2 no Leônico...

A goleada aplicada no Leônico, por exemplo, aconteceu há 48 anos, domingo 26, o antigo estádio municipal. Targino (4), Almeida (2) e Fábio fizeram os gols. Recorde os invencíveis escalados naquele jogo do distantes 1961:

Caliça (depois Borracha), Régis, Misael, Hosaná (foto um) e Juracy; Jorginho de Pinho e Calado; Caribé, Targino, Almeida (foto dois) e Fábio.

domingo, 29 de novembro de 2009

ANÁLISE: CRISE COM ARRUDA ABALA O DEMOCRATAS

Blog do Fernandp0 Rdrigues




"Análise: crise com Arruda abala o Democratas
O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), pode até demorar para acabar deixando o cargo. Pode até resistir e ficar na cadeira até o final do mandato (estratégia descrita no post abaixo). Pode dizer que o dinheiro (vídeo) era para comprar panetones para os pobres. Mas a sua carreira política está comprometida para sempre –para não dizer, acabada. E o seu partido, o Democratas, sobre um fortíssimo abalo.

O Democratas, como se sabe, chamava PFL. Nasceu de uma costela desmembrada do antigo PDS (ex-Arena, o partido de sustentação da ditadura militar). O Democratas escolheu esse nome (quase uma piada pronta para quem apoiou a ditadura) porque desejava renovar a imagem, pois há anos só via encolher seu poder, influência e tamanho.

Arruda é o único dos 27 governadores brasileiros filiado ao Democratas. Nem era um quadro histórico. Foi no passado do PSDB. No início da década, chegou a ser líder do governo tucano de FHC no Senado. Mas acabou renunciando ao mandato para não ser cassado –depois que ficou evidente seu envolvimento no caso de violação do sigilo do painel de votação da Casa.

Meticuloso, Arruda foi reconstruindo sua carreira em Brasília e achou porto seguro no PFL (agora Democratas). Chegou até a ser citado como possível candidato a vice-presidente numa chapa para o Planalto, em 2010, encabeçada pelo PSDB.

Agora, o Democratas terá apenas um “meio governador”, pois não há como imaginar que Arruda tenha condição de sair do atual escândalo com algum prestígio. Nem que possa ter alguma influência maior na sucessão em 2010. Pior ainda, o DEM passa agora a ter de conviver com o termo que mais usava para atacar o governo Lula no plano federal: mensalão. Sim, porque o que se passou no Distrito Federal, segundo todos os indícios disponíveis, foi algum esquema de pagamento ilegal, regular, para políticos aliados ao governo local. Em outras palavras, um “mensalão do DEM”.

E a política brasileira que já teve o mensalão do PT e o mensalão do PSDB (este, com origem em Minas Gerais), agora vai demonstrando que a tecnologia é usada de maneira quase generalizada entre as legendas maiores.

Mas quem está no foco agora é o DEM. Um partido em fase descendente e cada vez mais sem rumo nem muito futuro eleitoral.
Por Fernando Rodrigues

DUDA MENDONÇA E A SUCESSÃO PRESIDENCIAL

Em Política Livre
de Raul Monteiro

"Duda Mendonça acha que estratégicas de Serra e Dilma estão erradas

Para Duda, páreo entre a ministra da Casa Civil e o governador de São Paulo será duro
De Duda Mendonça, hoje, em A Tarde, sobre quem leva a Presidência da República, em 2010: “Muito duro. Há um ano, diria 90% Serra. Há seis meses diria 50% para cada. Agora diria 60% Dilma e 40% Serra. Acho que as estratégias dos dois (Serra e Aécio Neves) estão erradas.”

ARRUDA PODERÁ SER EXPULSO DO DEM

DEU NO BAHIA NOTÍCIA.

"ARRUDA PODERÁ SER EXPULSO DO DEM
12:00:56
O governador do DF, José Roberto Arruda, único governante eleito pelo DEM, poderá ficar sem respaldo. A cúpula do partido considera a sua situação insustentável e poderá determinar a sua expulsão do partido, em razão do novo escândalo em que se envolveu, ao receber propina. A situação do DEM também é difícil, daí porque a expulsão tende a ser a solução mais adequada, na medida em que o partido apoia a candidatura de um tucano (Serra ou Aécio) para a Presidência da República. Até o PSDB pode entrar no caso, pedindo ao DEM que analise a expulsão para que a aliança oposicionista não seja prejudicada na sucessão, de sorte a fazer um contraponto com o mensalão do governo Lula. Se isso não acontecer, a oposição estará endossando os mensaleiros do PT. Se este for o caminho só restará a Arruda a renúncia. Mais uma, porque ele renunciou ao Senado no episódio da quebra do sigilo do painel eletrônico.
(Samuel Celestino)"

OAB-DF COGITA PEDIR IMPEACHMENT DO "DEMO" ARRUDA


De candidato à reeleição, José Roberto Arruda, único governador do DEM, tornou-se candidato a protagonista de um processo de impeachment.

A seccional do DF da OAB cogita patrocinar o pedido. “Estamos montando o processo”, diz a doutora Estefânia Viveiros, presidente da entidade.

“Na segunda-feira, vamos designar relator para analisar as provas dos autos”. Se prosperar, a petição será protocolada na Câmara Distrital.". Leia mais em JOSIAS DE SOUZA

POETAS DE FEIRA DE SANTANA

FILHO - FILHO
Ramos Feirense
Neto é, sim, filho-filho
A cantar novo estribilho
Na existência dos vovós
É de Deus, um dom fecundo,
É do amor, a próprioa voz...
Que este neto que me vem,
Pra seus pais, seja bem
E pra todos, alegria.
Por Deus seja abençoado,
Por Maria, muito amado
No viver de cada dia.

Adornando os seus caminhos,
A bondade... mil carinhos,
Paz e luiz sejam as flores!
Que lhe seja o mundo manso...
Bem feliz o seu avanço
Na conquista dos valores.

* Antonio Ramos ou Ramos Feirense é fundador da Centro Cultural e Recreativo Monsenhor Amilcar Marques e idealizar da capelinha existente no bairro Eucaliptos

O BLOG DO COLÉGIO SANTANÓPOLIS

Quem estudou no antigo Ginásio, depois Colégio Santanópolis (eu infelizmente só um ano, em 1962) e ainda não acessou o blog criado por Evandro Oliveira, certamente assessorado pela professora Cleoilda (Baby) Oliveira, está perdendo uma gostosa viagem no tempo. O pessoal pode inclusive formar no grupo do professor Evandro, como já faz a ex-aluna Alivm Boaventura. Hoje, e se possivel todo domingo, vou reproduzir aqui algumas publicações do Blog do Colégio Santanópolis. Vamos lá:




PRÁ começar foto de Evandro e Baby com Ana Tereza Alvim Boavcentura Caires. Esta na nota postada no dia 11 do corren te por Laura Alvim, com o titulo FORMATURA PEDAGÓGICO 1971, datado de dezembro de 1971, portanto perto de completar 38 anos.

TUNEL DO TEMPO DOMINICAL

FESTA DAS DEBUTANTES
Novembro, 1970

DA FEIRA dos velhos bens tempos, novembro lembra um dos seus grandes acontecimentos sociais, a famosa “Festa das Debutantes” criada pelo mais festejado colunista da cidade, o saudoso Eme Portugal, reunindo anualmente as meninas-moças de Feira de Santana. Hoje vamos lembrar a festa de 1970, decorridos 39 anos.

A PROMOÇÃO nasceu em 1957, denominada Broto do Ano e assim permaneceu até 1963, para em 1965 transformar-se em Festa das Debutantes e tornar-se “muito mais bela e mais significativa, simbolizando a passagem da condição de menina para a de moça e assim entrando na vida em sociedade”.

NAQUELE ano a festa foi realizada no sábado, 7, no Clube de Campo Cajueiro. No mesmo dia o jornal “Feira Hoje” dedicou ao evento toda a página 5 e ainda uma chamada na capa da edição com o titulo “Meninas, Festa, Moças”. Na ilustração, o clichê (como se dizia na época) da foto de Vitória Regina, uma das debutantes do ano.
Eme Portugal

NO TEXTO o jornal informa que “Nossa edição de hoje é dedicada a Festa das Debutantes, que simboliza a entrada do broto na vida em sociedade” e conclui a chamada lembrando aos leitores: “Como vai ser o maior acontecimento social do ano, as fotos das vinte e cinco debutantes estão na página 5”.

A MATÈRIA com os detalhes do evento (aposto que o texto é do jornalista Helder Alencar) ressalta a graça e o encanto de vinte e cinco brotos, “cada qual com sua simpatia peculiar, com sua beleza característica, com sua jovialidade, com sua alegria, com sua vibração, próprias dos quinzes anos”.

DEIXANDO de lado o tempo do Broto do Ano, aquela foi a VI Festa das Debutantes e a exemplo das anteriores mais uma vez o patrocínio foi de A Suprema Móveis S/A, que tinha como gerente local o português José Emílio Vaz. Por ser o colunista do jornal, Eme Portugal também contava com total apoio do semanário “Feira Hoje”. Vitória

A GRANDE promoção de Eme Portugal logo deixou de ser um acontecimento apenas local. Passou a atrair as atenções de pessoas de inúmeras outras cidade, em especial da região, interessadas em presenciar “um acontecimento social da maior beleza e da maior significação, da maior graça e do maior simbolismo”.

REEDITAR a Festa das Debutantes seria uma grande pedida. Decanos colunistas que dominam a cena social local e viveram aqueles áureos tempos poderiam inclusive numa ação conjunta com a nova geração de colunistas, abraçar a idéia concebida pelo inesquecível Eme Portugal.

É PRECISO trazer de volta aqueles acontecimentos que projetavam e elevavam a cidade, tornando-a mais conhecida. Assim era a Festa das Debutantes, uma das maiores da cidade. “Festa de luzes, festa de cores, festa de alegria, festa de juventude, de juventude vibrante e bela”.

E NO MAIS, na falta dos inesquecíveis acontecimentos que nos anos 60 e 70 marcaram a vida da cidade, vale a pena uma nostálgica viagem no tempo e através dela o reencontro com as meninas-moças que em novembro de 1970 dançaram a primeira valsa por iniciativa de Eme Portugal, com a sua “Festa das Debutantes”:

JUSSARA Franco, Kátia Maria Mota, Lucia Carvalho, Maria de Nazaré Carvalho, Malba Simone Gomes, Telma Sampaio, Maria de Fátima Souza, Nádia Pimenta, Maria Mônica Fróes da Motta, Maria de Fátima Ferreira, Martha Pinho, Ângela Ferreira, Zileide Borges, Adélia Sá, Sonia Melo, Vitória Regina Almeida, Conceição Carneiro, Rita Cristina Veiga, Telma Almeida, Isadora Ferreira, Maria das Graças Andrade, Madalena Veiga, Vitória Eugenia Boaventura, Almeri Portela e Edna Lucia Souza.

sábado, 28 de novembro de 2009

O MENSALINHO DE ARRUDA, EX SENADOR DO PSDB HOJE GOVERNADOR DO DEM

Está no Blog de Josias de Souza


Há um escândalo novo na praça. Antes de esmiuçá-lo, cite-se o padre Antônio Vieira:

''Não é miserável a república onde há delitos, senão onde falta o castigo deles''.

Pronto. Evolua-se agora para a nova encrenca.

Aliás, considerando-se o protagonista e o enredo, pode-se dizer que é um escândalo semi-novo.

No epicentro da confusão está o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, do DEM.

Trata-se daquele ex-senador que, em passado nem tão remoto, esteve pendurado nas manchetes em posição constrangedora.

Não lembra? Líder de FHC no Senado, Arruda, então filiado ao PSDB, acumpliciara-se a ACM, do ex-PFL, para violar o painel eletrônico do Senado.

Pois bem. Arruda está de volta ao noticiário político-policial. Suspeita-se que tenha reeditado na Câmara Legislativa do DF o mensalão.

No caso de Arruda, um mensalinho. Na essência, mais do mesmo: um esquema de troca de apoio legislativo por propinas.

Nesta sexta (27), munidos de autorização do STJ, agentes da PF foram às ruas. Deram batidas em 24 endereços –21 no DF, um em Goiânia e um em Belo Horizonte.

Recolheram-se papéis e computadores em escritórios e residências de 16 pessoas físicas e jurídicas. Coletaram-se também R$ 700 mil em moeda sonante.

Gente graúda: secretários do governo Arruda, deputados distritais e empresários. A coisa toda começou com uma delação premiada.

Chama-se Durval Barbosa o delator. Era, até esta sexta, secretário de Relações Institucionais do DF, uma espécie de coordenador político de Arruda. Foi demitido nesta tarde.

Barbosa aceitara grudar às roupas equipamentos de escuta ambiental. Fora a reuniões das quais participara o próprio governador.

Captaram-se áudios do barulho. Num deles, Arruda manda distribuir R$ 400 mil a deputados “aliados”. Noutra, manda pagar mais R$ 200 mil.

Entre os endereços varejados nesta sexta, estão as sedes de quatro fornecedores do governo do DF: Infoeducacional, Vertax, Adler e Linknet.

Suspeita-se que a grana tenha vindo daí. Vasculham-se os contratos que ligam essas empresas às arcas do GDF.

O caso foi ao STJ porque é esse o foro privilegiado do governador e dos secretários sob investigação. O relator é o ministro Fernando Gonçalves.

Candidato à reeleição, cotado também para vice do presidenciável tucano José Serra, Arruda passa a ter prioridades mais urgentes.

A política desce a um segundo plano na agenda do governador ‘demo’. Suas prioridades passam a ser policiais.

Retorne-se, por oportuno, ao padre Vieira: ''Não é miserável a república onde há delitos, senão onde falta o castigo deles''.

No escândalo do painel do Senado, Arruda renunciara ao mandato para escapar à cassação. Livrou-se de ficar inelegível.

O eleitorado de Brasília brindou-o com o mandato de governador. E a transgressão resultou num velho vício brasileiro: a impunidade.

A sucessão de escândalos que infelicitam a cena política, um se sucedendo ao outro, o caso anterior se enganchado ao novo, terminam por desafiar Darwin.

Se é verdade que o macaco está pendurado à nossa árvore genealógica, se é fato que saímos do Neandertal para chegar na Luana Piovani, até que evoluímos.

Mas quando se observa a reiteração da corrupção na política, tem-se a impressão de que, nessa área, viceja a teoria da involução.

Não fosse pela presença dos moderníssimos micro-gravadores que o assessor de Arruda usou para gravar o chefe, poderíamos jurar que algumas cenas são ambientadas em cavernas habitadas por hominídeos.
Escrito por Josias de Souza às 19h48

DE COMO O "BLOG DEMENOS" CAIU NA ARMADILHA


O "Blog Demenos", do jornalista Dimas Oliveira, não registra as ações do deputado Colbert Martins direcionadas a esta cidade. Tudo bem.

Combinamos com alguns amigos uma armadilha capaz de pegar "Demenos" . Foi vapt-vupt

Liberada a verba para a Matinha, no lugar de real, escrevemos cruzeiro. Foi "Demais"...

Pouco depois, lá estava o blogueiro consertando o "erro", mas em compensação convidando seu "clubinho" para ler CHEGOU A VERBA DE COLBERT PARA A PAVIMENTAÇÃO DA MATINHA

SINDICÂNCIA DA MERENDA ESCOLAR: COMISSÃO DESCOBRIU O ÓBVIO

Sexta-feira, turno da tarde, Sala Jornalista Arnold Silva.
No auditório profissionais de comunicação que cobrem as atividades do poder executivo.
Na mesa das autoridades o prefeito e membros de uma comissão de sindicância.
Em seguida faz-se o seguinte anuncio do resultado do trabalho da comissão sobre mais desvio de Merenda Escolar pois já ocorrido - mesmo crime, mesmo réu - em 2007, no governo passado.
- Constatadas falhas no controle de entrada e saída da mercadoria e ausência de controle rigoroso nas entregas às escolas.
Ouçamos Jânio Rêgo: Feira, Feira, eu te conheço...

TÚNEL DO TEMPO

LEITE
NOVEMBRO, 1974
“O problema do leite” foi a manchete do jornal “Feira Hoje” de quinta, 28. Enquanto Gil Marques Porto (foto) buscava solução em órgãos na capital, o carreteiro Albane Carneiro garantia que “os fazendeiros não receberam muito bem o congelamento, alegando que na fazendo o leite já deveria ser pago a Cr$1,00. Já o Laticínio Vigor baixava a cota explicado que “nos supermercados o leite em pó está sumindo e o preço subindo”.

- Gil Marques Porto era o presidente do sindicato Rural de Feira...

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

SHOW DE CALCINHA PRETA: RECURSOS FEDERAIS NA OBRA E COMICIO DO DEM NA INAUGURAÇÃO

Nesta cidade onde o filósofo Mário Ferro Velho discursava dizendo que "em Feira a rua mais torta e a direita" ontem aconteceu a inauguração da cobertura asfáltica das avenidas Getúlio Vargas e Maria Quitéria, mas a festa programada para o ato foi realizada na avenida Presidente Dutra.

O sohw com a Banda Calcinha Preta, como era espearado, levou milhares de pessoas a avenida e o grande momento foi quando banda e público juntos, tocaram, cantaram e dancaram a música de Norminha e seu conformado guarda Abel.
O prefeito Tarcizio Pimenta não perdeu a oportunidade. Aproveitou a multidão e mandou recado aos criticas da promoção, dizendo que a banda outras vezes será contratada. Felicidade no palco, delirio na plateia.

Diferente do prefeito, Paulo Souto, ACM Neto e José Ronaldo aproveitaram a multidão e fizeram discursos políticos, de olho nas eleições do próximo ano. Mas em nenhum momento lembraram de citar o presidente Lula Fermento.

Afinal, obra contou com recursos federais. À prefeituta coube a contra partida e a Calcinha Preta.

REUNIÃO COMANDADA POR DOM ITAMAR, DISCUTIU A SEGURANÇA DA CIDADE



O deputado Colbert Martins participou, nesta manha, da reunião comandada pelo arcebispo dom Itamar Vian para discutir a questão da segurança pública .
O encontro, no Centro Paroquial de Santana, teve ainda a presença do deputado federal Sergio Carneiro, vereador Roque Pereira, do secretário Mizael Freitas, da Segurança Municipal e representantes de entidades.

Durante o encontro dom Itamar propôs a elaboração de um documento mostrando o clime de inseguranças existente na cidade e pedindo solução às autoridades do Municipio, Estado e União.

OS TRATORES ESTÃO CHEGANDO: SAI DE BAIXO


A Secretaria de Combate à Violência ainda não entrou efetivamente em ação. Tanto que o secretário esteve recentemente no Espirito Santo, buscando esperiências em Vitória, a Capital Capixaba.

Diferente do que acontece com a Secretaria de Desenvolvimwento Urbano e Meio Ambiente sempre pronta para o combate à violência, no que concerne a paisagem urbana.

Nas fotos o testemunho concreto. Segundo depoimentos, na madrugada de quinta para sexta-feira, na Avenida Getulio V argas, prepostos da secretaria munidos de um trator que inclusive danificou o asfalto recém colocado, destruiu um ponto comercial que tinha um avanço ocupando a passagem do pedestre.

Quem conheceu o tal avanço atesta a sua irregularidade mas garante a exiistencia de similares ao longo da avenida. Mas que nunca sofreram ameaças do poder público.

Pelo sim, pelo não, mais econômico seria a Secretaria de Misael buscar experiencia na Secretaria de Pinheiro...

MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO INVESTE R$ 12,4 MILHÕES EM ITABUNA

Itabuna recebeu investimentos de R$ 12,4 milhões para obras de saneamento e de revitalização de uma de suas principais avenidas, a Amélia Amado, que corta o centro da cidade. O convênio foi assinado na última quinta-feira, pelo ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), e pelo prefeito Capitão Azevedo (DEM). Leia AQUI

CHEGOU A VERBA DE COLBERT PARA A PAVIMENTAÇÃO DA MATINHA

Já está na conta da Prefeitura os três milhões de reais - cerca de hum milhão e meio de dólares, destinados a pavimentação da estrada que liga a sede do distriuto de Matinha a Rodovia BR/324-Norte, a Feira-Serrinha.

A informação foi passada ao deputado Colbert Martins, autor da emenda, pelo gerente regional José Raimundo, da Caixa Econômica Federal.

Esta é a segunda vez que Matinha é beneficada com verba federal alocada pelo deputado feirense.

Antes, no tempo do ex-prefeito Clailton Mascarenhas, quando ainda era povoado de Maria Quitéria, Matinha ganhou o posto médico hoje existente graças a ação do deputado Colbert Martins.

Na mesma época aliás, também foram edificados com verbas do deputado Colbert Martins icar os postos de saúde de Pé de Serra de São José, Queimadinha e Viveiros.

TRIBUNAL REJEITA CONTAS DAS PREFEITURAS DE VALENTE E NCRUZILHADA

O Tribunal de Contas dos Municipios rejeitou as contas do prefeito reeleito de Valente, Ubaldino Amaral de Oliveira, pela abertura de créditos suplementares por anulação de dotações de R$ 2.028.228,13 sem autorização legislativa e sem recursos disponíveis por excesso de arrecadação de R$ 717.396,21 e de R$ 640.524,59.

Também foram rejeitadas as contas da Prefeitura de Encruzilhada da responsabilidade de Edélio Luis Dias Santos, do período de 01/01 a 15/05, e Paulo Maurício Palles, de 16/05 a 31/12, relativas ao exercício de 2008. Leia AQUI


TÚNEL DO TEMPO

BROTO
Novembro, 1971

“As atenções do mundo social de Feira de Santana e de todo o interior do Estado, estão voltadas para a festa que será realizada logo mais, às 22 horas, no Clube de Campo Cajueiro. Estamos falando da já tradicional e famosa Festa das Debutantes, promovida anualmente pelo consagrado colunista Eme Portugal (foto)”. Foi o texto da manchete do caderno especial do jornal “Feira Hoje” de sábado, 27.
- A primeira festa aconteceu em 1965, com o nome “O Broto do Ano”...


quinta-feira, 26 de novembro de 2009

SERRA É PESCADOR DE ÁGUAS TURVAS

TENDÊNCIAS/DEBATES
A paz desejável
MARCO AURÉLIO GARCIA

Quem governa um Brasil, ou quer governar, sabe que há temas de política externa que não podem ser objeto de oportunismo eleitoral

NO ESPAÇO de duas semanas, o Brasil recebeu as visitas dos presidentes de Israel, da Autoridade Palestina e do Irã.

Não é ocasional a presença em nosso país de três atores-chave do conflito que há décadas infelicita o Oriente Médio.

Os três governantes -- cada um a sua maneira -- viram na diplomacia brasileira, especialmente no presidente Lula, uma possibilidade de, por meio do diálogo, avançar no caminho de uma solução negociada para um conflito que transcende a dimensão puramente regional.

OPOSIÇÃO NEM APARECE EM REUNIÃO NO SENADO PARA EXPLICAR O APAGÃO


O senador Efraim Moraes (DEM) apareceu apenas para falar sobre questões de política de seu estado, a Paraíba, e o senador Flexa Ribeiro (PA), do PSDB, apenas assinou a lista de presença, e nem ficou para ouvir o que os responsáveis pelo setor tinham a dizer. O líder tucano, Arthur Virgilio (AM), que deu entrevistas dizendo que queria apurar o “absurdo”, sequer deu sinal de vida. Leia em CLAUDIO HUMBERTO

PMDB DE FEIRA NO PROGRAMA EXIBIDO NACIONALMENTE

O PMDB de Feira foi inserido no programa que o partido exibiu esta noite em rede nacional de televisão.

A iserção ficou por conta dos cursos que o partido vem ministrando nesta cidade através da Fundação Ulisses Guimarães, que na Bahia e presidido pelo deputado Colbert Martins.

No momento em que o presidente nacional Michel Temer destaca a importância da fundação na formação dos quadros partidários, a programa exibe para os telespectadores a ultima turma de formandos pelo PMDB desta cidade.

NO PRIMEIRO DIA EM JAIBA PREFEITO MINISTROU AULA. DE MATEMÁTICA

Penúltimo distrito rural a servir de sede do governo, o prefeito Tarcízio Pimenta chegou cedo em Jaiba, onde cerca de 40 barnabés já faziam faxina na sede distrital, composta, como as outras, de uma praçinha, a capela e casas residenciais e comerciais dos dois lados.

Naquele momento o alcaide estava em São Roque, o mais importante povoado de Jaiba, que ganhou iluminação no governo do saudoso Colbert Martins e que na sua tradicional festa recebia figuras ilustres, como o ex-prefeito Chico Pinto e o ex-vice-governador Edvaldo Brandão, já falecidos, e que que tinham terras no território de São Roque.

O prefeito, professor licenciaqdo da Uefs, foi ao túnel de tempo e numa das salas da Escola Rosendo de Oliveira Lopes, ministrou aula de Matemática para os alunos do Ensino Fundamental. Ao seu lado, atento a tudo, o sempre presente vereador Lulinha da Conceição. Leia MAIS

UEFS AMPLIA O NÚMERO DE ALMOÇOS SUBSIDIADOS NO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO

Foto: Danielle Cardoso
A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) ampliou o número de almoços subsidiados no sistema bandejão do Restaurante Universitário (RU). Desde quarta-feira (25/11), a quantidade de almoços vendidos a 1 Real para o estudante passou de 700 para 900, beneficiando diretamente aos alunos de baixa renda. O vice-reitor Washington Almeida Moura afirmou que o benefício está garantido durante todo o ano de 2010. Leia MAIS

OAB/FEIRA: OSVALDO TORRES NETO VENCE COM FOLGA

Em que pese as acirradas discussões pré - eleitorais
passando a imagem de uma disputa com resultado impresivel,
a cahpa "OAB Prá Frente" venceu com folga as eleições realizadas ontem.
Obteve 208 votos, superando a soma dos dois concorrentes:
Alexandre Brandão (127) Alberto Coelho (65).

PESQUISADORES DA UEFS PRODUZEM BIOINSETICIDA A PARTR DO SISAL

Juan Tomás Ayala Osuna, Foto: Vivian Leite
Estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) resultou na produção de um inseticida natural a partir do sisal que pode ser usado para combater ácaros, fungos, mosquitos e pragas que atacam a lavoura. A partir dos experimentos realizados, ficou comprovado que o bioinseticida possui o mesmo efeito do inseticida químico, mas traz a vantagem de não contaminar o meio-ambiente, não representar risco à saúde humana e ter baixo-custo. AQUI

SENADOR DO PSDB DENUNCIADO POR IMPROBIDADE

Tucano Marconi Perillo denunciado por improbidade
MP de Goiás denuncia Perillo à Justiça por improbidade
AE - Agencia Estado


SÃO PAULO - O Ministério Público Estadual de Goiás (MP-GO) denunciou o vice-presidente do Senado, Marconi Perillo (PSDB-GO), à Justiça após investigação sobre desvio de dinheiro e suspeita de caixa dois eleitoral no período em que ele foi governador do Estado (1999-2006). O parlamentar é acusado de improbidade administrativa por ter autorizado a contratação de uma fundação do Rio de Janeiro para prestar serviços de consultoria à Celg, a empresa goiana de energia. Leia mais

ESTUDANTES QUEREM UMA RUF EM CACHOEIRA

Como aconteceu nos anos 60, quando a Prefeitura criou em Salvador a Residência dos Universitários - RUF, dirigida pelo CEUFS, estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) estão pleiteando junto a Prefeitura de Feira de Santana a implantação de uma residência universitária em Cachoeira para atender estudantes feirenses. A proposta foi apresentada ao prefeito Tarcízio Pimenta, na tarde desta quarta-feira (25), durante audiência no Paço Municipal Maria Quitéria. AQUI