terça-feira, 31 de março de 2009

A CARTA DA EX-SECRETÁRIA ANACI PAIM

Muito embora não tenha recebido, este blog publica abaixo a carta que a professora Anaci Paim fez circular logo após sua demissão. A ex-secretária deixa claro sua mágoa com a imprensa, em especial os blog. Vale frisar que as notas sobre a rejeição de suas contas foram extraídas do Diário Oficial (atas do TCE). Aliás, o prefeito disse que para tomar a decisão esteve no TCE onde viu "in loco" tudo que os blog - a imprensa em geral - noticiaram durante quase um mês. Aqueles, claro, que não fizeram o jogo da blindagem.

Segue a nota da ex-secretária. Na íntegra.

Importante ressaltar que as notícias atualmente circuladas nos meios de comunicação local não expressam a realidade dos fatos.
Manchetes não mais cumprem sua função de destacar e divulgar o que é verdadeiro e justo, ao contrário, as manchetes agora impõem prévias condenações. Em verdade, circulam notícias injustas e condenatórias, sem se dar conta de que o estado ditatorial já acabou. Estamos em um país representado pelo regime democrático de direito, no qual todo cidadão é presumidamente inocente até que seja contra o mesmo movido o devido processo legal, pelo juízo competente, transitando a mesma em julgado, o que definiria a sentença inerente ao réu. “O TCE reprovou três relatórios de atividades, da Secretária Anaci Bispo Paim”, é o que dizem. Mas, esquecem de informar que dois dos três relatórios estão pendentes de recursos, sob o manto da ampla defesa e contraditório legais, conferidos pela própria Corte de Contas. A terceira “conta” trata-se de relatório de atividades. Alguém já ouviu falar em desaprovação de relatório de atividades? Afinal, no relatório relatam-se atividades, não se prestam contas.


Como Secretária, confiante na execução dos trabalhos que desenvolve no âmbito do Estado da Bahia, reafirma sua luta pela Educação, afinal, somente através dela podemos formar melhores cidadãos, comprometidos com a VERDADE e a JUSTIÇA, melhores representantes do ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO.

Embora não seja o momento oportuno, faço questão de esclarecer que, sobre os questionamentos levantados por determinados blogs, relativo à desaprovação das contas de 2003 – Relatório de Atividade da Secretaria da Educação, esclareço que:

a) Os itens questionados nos blogs referem-se às contas da Unidade orçamentária COPE - Coordenação de Projetos Especiais, do ano de 2003.

b) As referidas contas foram julgadas em 16 de dezembro, com publicação de acórdão em 11 de fevereiro, considerando-se as mesmas, Aprovadas e Arquivadas sem baixa de responsabilidade.

c) Os itens questionados pelo TCE foram respondidos, sendo os mesmos aprovados pelo Banco Mundial, diante da obediência e cumprimento de todas as normas para licitação e aquisição de bens;

d) Em relação aos itens atinentes aos serviços e pagamentos a fornecedores, os mesmos foram todos executados pela SUCAB – Superintendência de Obras do Estado da Bahia, havendo a medição e confirmação do serviço prestado.

Em face das divulgações equivocadas e inaceitáveis, resta a convicção de que os fatos verdadeiros haverão de prevalecer e será constatado o quanto uma história de mais de três décadas de SERVIÇO SÉRIO, comprometido, íntegro e INQUESTIONAVELMENTE HONESTO em prol de uma educação de qualidade merece respeito e reconhecimento público.

ANACI BISPO PAIM

NOS BASTIDORES DA DEMISSÃO DE ANACI


ASSIM que o prefeito Tarcizio Pimenta anunciou a demissão de Anaci Paim do cargo de Secretária de Educação Municipal, nota foi divulgada pela ex-reitora dirigida “A imprensa de Feita de Santana” dizendo que “as noticias atualmente circuladas nos meios de comunicação local não expressam a realidade dos fatos” . A ex-secretaria tenta transferir para a imprensa o saldo de sua desastrada passagem pelo governo Paulo Souto, enquecendo que as noticias foram divulgadas tendo como fontes o TCE e os boletins da Ascom.


QUANDO aqui se divulgou a primeira nota sobre seu fiasco administrativo a ex-secretária que agora fala em “Estado Democrático”, acreditou na impunidade e só depois de muito aconselhada reuniu alguns repórteres para falar em “controvérsias”. Se ela nada deve, poderia ter aproveitado sua recente presença na câmara e dizer sob aplausos das galerias que sendo outro o objetivo da visita aria aproveitar a tribuna da Casa da Cidadania para falar sobre as contas de sua gestão como secretária de Estado.

AINDA sobre a nota de Anaci Paim, além da imprensa ela deveria ser dirigida também ao prefeito Tarcizio Pimenta, já que este na coletiva para anunciar a demissão da secretária disse que tomou a decisão depois de visitar o TCE e ver “in loco” as contas reprovadas. Aliás, uma colocação infeliz, pois o alcaide tiraria suas duvidas apenas folheando o Diário Oficial. Pelo sim, pelo não, o alcaide quis mesmo foi justificar o atraso na decisão só ontem tomada.


QUEM muito comemorou com o ultimo capitulo da “Novela das Contas” foi o ex-prefeito Clailton Mascarenhas. Não pela queda da ex-reitora, mas pela indicação do professor José Raimundo Azevedo, seu secretário de Cultura, quando juntos mudaram a micareta para a Avenida Presidente Dutra. Clailton passa, depois de Ronaldo, a ser o maior detentor de cargos no atual governo. De secretário a agente administrativo...


ALEGRIA também nas hostes do Partido Republicano, que tem na presidente o chefe de gabinete Milton Brito e como estrela maior a enfermeira Graça Pimenta, primeira-dama do município. Perde por outro lado, o DEM com reflexo nas próximas eleições. Afinal não custa lembrar que Anaci foi secretário de Paulo Souto com influencia de José Ronaldo...



QUEM não ganhou nem perdeu foi o vereador licenciado Alcione Cedraz (leia Lindinalva Cedraz). No período que antecedeu o anunciou o secretariado de Tarcizio Pimenta, a ex-diretora da Direc aparecia em todas as listas, inclusive com aval do ex José Ronaldo que a colocou na equipe de transição. Tarcizio não aceitou a indicação. E continua não acitando. De qualquer maneira a “matreira” Lindinalva deve estar sorrindo pelos cantos...

MESMO “batendo” na imprensa, Anaci sabe que teve mais aliados na imprensa do que na câmara. Entre os comunicadores foi visível o silencio de alguns, como forma de blindar a ex-secretaria. Já na câmara, em que pese a maiúscula bancada governista, apenas Lulinha fez defesa sem reparos. Dizem entretanto que o "tribuno" da Conceição estava preocupado na verdade com Ronaldo, Souto e outros Demos. Menos Anaci...

TUNEL DO TEMPO


GRIPE

MARÇO, 1976
“Apesar da secretaria de Saúde desmentir a existência de qualquer surto de gripe, inúmeros e repetidos casos de uma gripe estranha, pelos seus sintomas, vêm sendo registrados em Feira a ponta de preocupar a 2ª Dires. Já denominada de “beija-flor”, a nova gripe é iniciada com fortes dores de cabeça, garganta e até mesmo vômitos, atingindo, também, o aparelho auditivo”.

- Está na primeira página do jornal “Feira Hoje” de quarta-feira, 31...

segunda-feira, 30 de março de 2009

CAI ANACI.JOSÉ RAIMUNDO É O NOVO SECRETÁRIO


Vinte e cinco dias depois (5 de março) da noticia aqui publicada em primeira mão, informando que o TCE rejeitou as contas de Anaci Paim, anos 2004 e 2005, o prefeito Tarcizio Pimenta resolveu afinal demitir a ex-secretário de Paulo Souto e já indicou para substitui-la o professor José Raimundo Azevedo, que nos anos 70 ocupou a mesma pasta pela primeira vez.



Este bolg não recebeu convite para a coletiva do prefeito, mas minutos antes - leia nota abaixo, já perguntavamos até qundo o alcaide iria segurar a secretaria que antes das contas de 2004 e 2005 também teve as de 2003 reprovadas pelo Egregio Tribunal de Contas do Estado.

Na coletiva, realizada no Parque do Saber - afinal também escolhido para o anuncio de uma "tragédia" administrativa, o prefeito não deixou perguntas sem respostas. Disse por exemplo que "não misturo amizade pessoal com administração".

No final falou dos planos futuros da sua ex-auxiliar antecipando inclusive uma iniciativa que se faz necessária no momento atual:

O alcaide disse com todas as letras que que Anaci Paim vai "instalar um escritório de advogados especialistas em direito administrativo"

MEMÓRIA
José Raimundo Azevedo, novo secretário de Educação, ocupou o cargo pela primeira na primeiro governo do prfefeito José Falcão nos anos 70. Nos anos 80, como vice de Colbert Martins, assumiu a prefeitura em 1982 e nos anos 90, eleito vice prefeito de João Durval voltou a ser secretário de Educação até 1994 quando assumiu a chefia do executivo e no ano 2000 voltou ao secretariado municipal nomeado pelo prefeito Clailton Mascarenhas. No legislativo José Raimundo foi eleito vereafor em 1970 e 1972, sucesso que não repetiu quando foi candidato a prefeito (1988), deputado estadual (1990) e verador (2008).

ATÉ QUANDO O PREFEITO VAI SEGURAR ANACI?

Mais uma vez a secretária Anaci Paim, da educação municipal, foi o tema maior das discussões de hoje da sessão ordinária da câmara de vereadores. Tudo porque no final de semana a imprensa noticiou que além das contas de 2004 e 2005, o TCE também já havia reprovado as contas de 2003, da ex-secretária de educação estadual.


No plenário da câmara o vereador Carlos Alberto “Frei Cal” (PMDB) leu matéria extraída do Blog do jornalista Glauco Wanderley, sobre as contas de Anaci Paim em 2003 que foram rejeitadas, apontando os pontos principais do processo 000867-04 do TCE.


Já o petista Marialvo Barreto disse que “mais uma conta de Anaci Paim, como diz o ditado popular foi pro ‘pau’”, para em seguida bradar: “O prefeito Tarcízio Pimenta que se cuide, o grupo que cometeu essas irregularidades em Salvador, Anaci Paim trouxe para a Secretária de Educação do Município”.



Pela manhã, antes do tema “Contas de Anaci” chegar ao plenário da câmara, o jornalista Valdomiro Silva foi taxativo no seu disputado programa “Primeira Página” pela Rádio Povo: “A secretária não tem jeito. O prefeito não tem outra alternativa. Está com a corda no pescoço ou a faca na garganta.”


Já o jornalista Glauco Wanderley disse no seu Blog que “o prefeito pode até bancar a secretária, pois ninguém irá obrigá-lo a afastá-la” para alertar em seguida: “Mas pagará um preço alto em desgaste político, que não se apagará com o passar dos dias. Ao contrário, vai virar até argumento de campanha nas próximas eleições”.

DEU NO "BAHIA NOTÍCIAS" - SAMUEL CELESTINO



DEPUTADO DO DEM PAGA DOMÉSTICA COM DINHEIRO PÚBLICO

"O deputado federal licenciado e secretário de Transportes do Distrito Federal, Alberto Fraga (DEM), paga o salário da empregada doméstica de sua casa com recursos da Câmara.


Izolda da Silva Lima, 30, é contratada como secretária parlamentar, mas cuida da limpeza da residência de Fraga, localizada numa área de 1.875 m2 às margens do lago Paranoá, região nobre de Brasília.


Izolda está contratada pelo gabinete do suplente de Fraga, Osório Adriano, também do DEM. Ela confirmou que trabalha de faxineira de Fraga. Este diz que ela recebe pela Câmara, mas apenas mora em sua casa. Já Osório Adriano diz que nem a conhece.


Coronel da reserva da Polícia Militar, Fraga é conhecido na Câmara como o principal nome da "bancada da bala". Em 2005, presidiu a frente parlamentar contra a proibição do comércio de armas no país. Em 2007, assumiu a Secretaria de Transportes distrital. As informações são da Folha de São Paulo.

SITUAÇÃO DE ANACI PAIM NO TCE ANIMA CLAILTON MASCARENHAS A PLEITEAR CARGO NO GOVERNO

Aliados politicos o atual e ex prefeitos são parceiros de antigas folias momescas
A presença da ex-reitora Anaci Paim no secretariado municipal com três contas – 2003, 2004 e 2005 rejeitadas pelo TCM, deu ao ex-prefeito Clailton Mascarenhas o estímulo que precisava para pleitear sua volta a vida pública, afastado deste o primeiro dia do novo milênio, quando José Ronaldo o substituiu na chefia do executivo feirense.

O ex-prefeito, respondendo a inúmeros processos e que se tornou liderado do atual na campanha deste para deputado em 2006, está filiado ao PR, partido liderado pelo prefeito Tarcizio Pimenta e que tem como presidente municipal seu chefe de gabinete Milton Brito.

A noticia dominou os bastidores políticos do fim de semana e por se tratar de especulação não faltaram desencontros. Uns garantem que o assunto foi tratado pela primeira vez no inicio deste mês, quando o prefeito recebeu o ex na prefeitura. A Secom não registrou a visita, mas que terminou vazando para a imprensa.

Segundo uma fonte com transito na prefeitura por trás da “volta de Clailton” estão dois grupos: um usando o nome do ex apenas para destituir Anaci. O outro, formado por ex-auxiliares mantidos por Ronaldo e Tarcizio e que são sempre gratos ao ultimo prefeito de Feira no século XX. Deste grupo fazem parte amigos que estão em todos os escalões. De secretários a agentes administrativos.

MEMÓRIA I
Clailton não seria o primeiro ex-prefeito a voltar ao poder como secretario. José Raimundo, por exemplo, depois de ter sido prefeito por dois períodos, substituindo Colbert Martins (1982) e João Durval (1994) voltou como secretário municipal do próprio Clailton Mascarenhas.

MEMÓRIA II
Mais distante, Heráclito de Carvalho e Aguinaldo Boaventura (eleitos) e Edelvito Campelo e Francisco Caribé (nomeados), servirem o poder executivo como prefeitos da cidade e depois foram servir o poder legislativo como vereadores eleitos.

domingo, 29 de março de 2009

TANÚRIO BRITO HÁ 30 ANOS: RÁDIO, JORNAL E TELEVISÃO



O radialista Tanúrio Brito (na foto com o presidente Lula) completa nesta quarta-feira, 1º de abril, 30 anos de atividade na imprensa de Feira de Santana, com atuação em rádio, jornal e televisão.


Para marcar a data, ele vai lançar em seu programa diário, "Programa da Manhã", na Rádio Sociedade AM, 970 kilohertz, a coluna "Meu Ídolo É Dez", onde admiradores vão comentar dez músicas de seus artistas preferidos e os ouvintes serão presenteados com as canções secolhidas no ar.

Para inaugurar o espaço no programa, Elvis Presley é o ídolo escolhido.

Fonte: Blog Demais

TUNEL DO TEMPO DOMINICAL


MARÇO EM FEIRA AO LONGO DO TEMPO


1943 Na segunda-feira, 22, toma posse como prefeito de Feira de Santana em ato realizado na Secretaria do Interior, em Salvador, José Berbert Tavares (foto). No dia seguinte, já na cidade, assume no lugar de Heráclito Dias de Carvalho e fica no cargo até abril de 1944, quando é substituído por Eduardo Fróes da Motta.



1946 Centenas de sócios comparecem ao ato de lançamento da pedra fundamental da sede própria da Euterpe Feirense. Inaugurado no começo dos anos 50, o prédio se transforma no mais importante edifício da cidade. A Euterpe funcionava no antigo Paço Municipal em frente a Igreja Senhor dos Passos, desde que foi construída a nova prefeitura.



1949 Atendendo convocação assinada pelo secretário Iderval José Alves (foto) o Feira Tênis Clube realiza reunião para a escolha da comissão encarregada pela realização da sua micareta. Durante é reunião também fica acertado que os bailes momescos serão em homenagem ao 4º centenário de fundação da cidade do Salvador.



1957 Vindo da região do São Francisco chega a cidade o líder político Manuel Novaes (foto). Com militantes do PR percorre a feira-livre de segunda-feira e é recepcionado na residência de Gerson Rocha, presidente municipal do partido. Antes de embarcar para a Capital Federal - Rio de Janeiro, fala para o povo pelas ondas da Rádio Sociedade de Feira, do correligionário Pedro Matos.



1967 Iniciada a construção do parque aquático do Feira Tênis Clube, arrojada iniciativa do presidente Paulo Almeida Cordeiro (foto). Filho de São Gonçalo nascido nas Mercês, além de presidente do FTC, o comerciante, empresário Paulo Cordeiro foi vereador, presidente da câmara e como tal prefeito interino em algumas oportunidades.




1977 A OAB local recebe da viúva Lourdes Araújo parte da biblioteca do advogado Edelvito Campello de Araújo, constando de livros, revistas e publicações especializadas em Direito. Primeiro presidente da instituição ele foi também o primeiro presidente da Câmara de vereadores, pós redemocratização do país. Em 1947 foi prefeito interventor.


1978 Morre às 12 horas de sexta-feira, 17, e é enterrado no dia seguinte, Carlos Guimarães Trindade. Membro do Centro das Indústrias, Clube de Diretores Lojistas, Associação Comercial e um dos fundadores do Lions Clube de Feira, Carlos Trindade era proprietário da Casa do Fazendeiro, ainda hoje funcionando no Parque Bernardino Bahia.



1980 COM o ato virando grito de micareta, no sábado, 23, o prefeito Colbert Martins (foto) entrega a cidade o Mercado de Arte Popular com a presença do deputado Chico Pinto e outras autoridades. Para instalar o MAP o prefeito recuperou e adaptou o velho mercado que se encontrava fechado desde janeiro de 1977, quando a feira-livre foi transferida para o Centro de Abastecimento.




1981 Chega a cidade o carnavalesco Joãozinho 30 (foto), da Escola de Samba Beija Flor, contratado para bolar a decoração do Clube de Campo Cajueiro para o período micaretesco. Em entrevista coletiva anuncia o tema “Carnaval/Micareta, a Oitava Maravilha” e garante transformar o clube feirense na “Catedral da folia”.



1988 Tido como uma das maiores expressões artística da Feira de Santana, conhecido nacional e internacionalmente, falece na manhã de terça-feira, 29, o artista plástico Carlo Barbosa, (foto) no Hospital Roberto Santos, onde estava internado, contaminado segundo os jornais, pelo vírus da Aids.


1990 Um dos grande nomes da vida feirense, falece aos 77 anos o ex-vereador e ex-deputado Oscar Marques (foto), também conhecido como Oscar Tabaréu. Presidiu várias vezes a micareta e a Festa de Santana, criou o famoso Cassino Irajá e entre outros legados foi um dos fundadores da segunda emissora da cidade, a antiga Rádio Cultura;



1994 Assume o cargo de prefeito o vice José Raimundo Azevedo (foto), em razão da renuncia do titular João Durval, para disputar o governo do Estado. Antes, em 1982, José Raimundo também foi empossado no mesmo cargo, por conta da renuncia de Colbert Martins para ser candidato a deputado estadual.



E NO MAIS, 1995 O comandante do 1° BPM/FS, coronel Joaquim Matos e o diretor da 3ªº Dirpin, advogado Mauro Morais reúnem a imprensa a anunciam que durante a micareta2.500 homens e uma centena de veículo vão ser mobilizados para garantir a segurança dos foliões e da população , além de 40 detectores e várias micro-câmaras. A folia de momo foi realizada de 28 de abril a 2 de maio.

sábado, 28 de março de 2009

E AGORA? TAMBÉM EM 2003 ANACI TEVE CONTAS REJEITADAS PELO TCE

Aqui no TCE foram rejeitadas as contas de 2003, 2004, 2005. Falta ainda 2006

No começo do mês, quinta-feira, 5, divulgamos em primeira mão que o TCE rejeitou as contas - 2004 e 2005 de Anaci Paim, quando secretária estadual de Educação de Paulo Souto do DEM. Desde então, um processo de blindagem tem evitado sua demisão da secretaria municipal de Educação de Tarcizio Pimenta do DEM. Hoje, em primeiro mão, o jornalista Glauco Wanderley informa que as contas de 2003 tiveram o mesmo destino: foram rejeitadas.


Segue a matéria extraída do Blog de Glauco Wanderley



A decisão é anterior à rejeição das contas de 2004 e 2005, amplamente divulgada, mas passou despercebida. Mas as contas da secretária estadual de Educação Anaci Paim em 2003 também foram rejeitadas, conforme decisão do plenário do Tribunal de Contas do Estado, reunido em 11 de novembro do ano passado. Em 2003 Anaci foi secretária a partir do dia 23 de abril.

Renata Adriana Prosérpio, que dirigiu a secretaria no primeiro trimestre, teve suas contas aprovadas. Já na gestão de Anaci, os auditores do TCE, que elaboram um relatório que serve de base para o voto dos conselheiros, encontraram uma longa lista de irregularidades.

Relaciono abaixo os pontos principais apontados no processo 000867-04 do TCE:

- Os auditores consideraram irregular o processo da licitação que concedeu à Livraria Cultura o direito de fornecimento de material didático no valor de R$ 4,9 milhões, representando 79% do total adquirido para um programa da secretaria;

- A secretaria pagou R$ 1.191 como preço unitário dos kits de Ciências para o programa de regularização do fluxo escolar. Segundo a auditoria do Tribunal o valor de mercado era R$ 616, Com isso o estado gastou ao todo R$ 788 mil a mais;

- R$ 54 mil foram pagos a fornecedores sem que o bem tenha sido recebido;

- R$ 83 mil pagos para realização de serviços em escolas, que não foram feitos;

- Distribuição e entrega de bens nas unidades escolares em desacordo com a planilha prévia;

- Destinação de equipamentos a escolas sem infra-estrutura;

- Baixa qualidade dos ventiladores adquiridos;

- Entrega de ventiladores, móveis escolares e bebedouros às unidades de ensino com defeitos graves ou diferentes do especificado no edital;

- O Liceu de Artes e Ofícios, órgão da Secretaria, subcontratou três fornecedores para executar serviços na mesma licitação para a qual tinham sido inabilitados;

- Irregularidades não especificadas encontradas nas contas das universidades estaduais.Os auditores ainda acrescentam que não puderam realizar um trabalho completo por conta da falta de controle interno da Secretaria.

Segundo o relatório, durante o processo de julgamento das contas foi apresentada defesa de Anaci, que no entanto foi considerada insuficiente, ao mesmo tempo em que admitiu “procedimentos inadequados” e deixou de contestar “grande parte” dos problemas apontados

O relator do processo foi o conselheiro Pedro Lino. Os conselheiros Ridalva Figueiredo e Antônio Honorato foram os únicos que votaram a favor da aprovação das contas de Anaci.Por conta da rejeição das contas, Anaci foi multada no mesmo valor de R$ 3.971,00 aplicados para os anos de 2004 e 2005, quando as contas foram igualmente rejeitadas.


Após o voto, como fizeram também no caso de 2004 e 2005, os conselheiros recomendam que tudo seja encaminhado ao Ministério Público, Procuradoria do Estado e ao atual gestor da secretaria de Educação, para as providências cabíveis.


Anaci informou que neste caso de 2003 já apresentou defesa ao TCE. Sem entrar nos detalhes apontados pelo relatório, ela diz que a linha de defesa apresentada pelo seu advogado foi que ela como secretária teria que apresentar apenas Relatório de Atividades, enquanto cada setor da secretaria é quem deveria fazer a respectiva prestação de contas. Segundo Anaci, os demais secretários do estado no período também apresentavam somente o Relatório de Atividades.

Postado por Glauco Wanderley às 14:56

DEU NO "CONVERSA AFIADA" DO JORNALISTA PAULO HENRIQUE AMORIM



Filha de FHC “assombra” o Senado
28/março/2009 9:43

A entrevista da filha do Farol de Alexandria, aquele que iluminava a Antiguidade e foi destruído
em um terremoto:

“O Senado é uma bagunça”

Funcionária do Senado para cuidar “dos arquivos” do senador Heráclito Fortes (DEM-PI), Luciana Cardoso, filha do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, diz que prefere trabalhar em casa já que o Senado “é uma bagunça”. A coluna telefonou por três dias para o gabinete, mas não a encontrou. Na última tentativa, anteontem, a ligação foi transferida para a casa de Luciana, que ocupa o cargo de secretária parlamentar. Abaixo, um resumo da conversa:

FOLHA - Quais são suas atribuições no Senado?

LUCIANA CARDOSO - Eu cuido de umas coisas pessoais do senador. Coisas de campanha, organizar tudo para ele.

FOLHA - Em 2006, você estava organizando os arquivos dele.

LUCIANA - É, então, faz parte dessas coisas. Esse projeto não termina nunca. Enquanto uma pessoa dessa é política, é política. O arquivo é inacabável. É um serviço que eternamente continuará, a não ser que eu saia de lá.


FOLHA - Recebeu horas extras em janeiro, durante o recesso?

LUCIANA - Não sei te dizer se eu recebi em janeiro, se não recebi em janeiro. Normalmente, quando o gabinete recebe, eu recebo. Acho que o gabinete recebeu. Se o senador mandar, devolvo [o dinheiro]. Quem manda pra mim é o senador.


FOLHA - E qual é o seu salário?

LUCIANA - Salário de secretária parlamentar, amor! Descobre aí. Sou uma pessoa como todo mundo. Por acaso, sou filha do meu pai, não é? Talvez só tenha o sobrenome errado.


FOLHA - Cumpre horário?

LUCIANA - Trabalho mais em casa, na casa do senador. Como faço coisas particulares e aquele Senado é uma bagunça e o gabinete é mínimo, eu vou lá de vez em quando. Você já entrou no gabinete do senador? Cabe não, meu filho! É um trem mínimo e a bagunça, eterna. Trabalham lá milhões de pessoas. Mas se o senador ligar agora e falar “vem aqui”, eu vou lá.


FOLHA - E o que ele te pediu nesta semana?

LUCIANA - “Cê” não acha que eu vou te contar o que eu tô fazendo pro senador! Pensa bem, que eu não nasci ontem! Preste bem atenção: se eu estou te dizendo que são coisas particulares, que eu nem faço lá porque não é pra ficar na boca de todo mundo, eu vou te contar

FEIRA ONTEM EM MARÇO

Esta coluna é publicada todos os sábados no jornal Tribuna Feirense

HERÁCLITO O PREFEITO

1935 – Eleito nas urnas, Heráclito Dias de Carvalho, (Seu Lolô), irmão de Coriolano Carvalho, assume a prefeitura no lugar do Elpídio Raimundo da Nova (foto). Cai com o golpe de 10 de novembro de 1937 e é substituído por Theódulo Bastos de Carvalho.
- Em 1938 Seu Lolô volta ao poder e faz grande administração...



VITÓRIA DOS “CANÁRIOS”
1954 – Campeão feirense e já convidado para o certame baiano, domingo, 7, o Flu “pisou na cancha” escalado com Batista, Juarez e Tutu; Elicio, Edinho e Elias; Zé de Melo, Pelúcio, Macedo, Alfredo e Gilberto e enfrentou o Ipiranga de Ferrari, Pequeno e Valder, Walter, Zizo e Prego, Antonio Mário, Valter Vieira, Silvio, Israel e Gilberto.
- O jogo foi amistoso e os “canários” aplicaram 4x3 nos “touros”...

O DECRETO DE FALCÃO
1974 – Publicado no jornal “Feira Hoje” de quinta-feira, 7, o decreto nº 17, assinado pelo prefeito José Falcão da Silva, nomeando para o primeiro escalação (Chefe do Serviço Jurídico da Prefeitura), o advogado Antonio Cunha Santana, símbolo CC-1.
- Santana assumiu no lugar do advogado Osvaldo Brasileiro Franco (foto)...

O “FEIRA” VIRA DIÁRIO
1976 – Está no editorial de Helder Alencar (foto) com o titulo “A grande festa” que ocupou toda a primeira página da edição nº 585 de sábado, 27, do novo diário da cidade: “Se não sentirmos as necessidades da hora presente não “seremos dignos do julgamento do futuro”.
- Até então o jornal “Feira Hoje” circulava as terças, quintas e sábados...

E A “FOLHA” TAMBÉM
1976 – Na quarta-feira, 31, decorridos 33 anos, foi a vez do decano jornal “Folha do Norte” também passar a circular diariamente. Os diversos segmentos da cidade compareceram ao coquetel de lançamento que Hugo Navarro (foto) e os irmãos ofereceram nos salões do Feira Tênis Clube.
- Além de diário a “Folha” passou a ser impresso em off-set...

ONTEM COMO HOJE
1977 – “A água no bairro Jardim Cruzeiro está dando uma de morcego ou coruja (acontece em toda a cidade, claro). Só chega à noite, assim mesmo lá pelas 23 horas, deixando moradores de plantão (como nos velhos tempos). Vamos lá Embasa”.
- Está no jornal “Feira Hoje” de quarta-feira, 23, há 42 anos...

JOÃO, O ESQUECIDO
1980 – Assim o “Feira Hoje” contestou o secretário João Durval (foto), que culpou o governo passado pela falta de água: “Ele próprio, quando prefeito, disse que a água era suficiente para abastecer a cidade até o ano 2000. Ainda estamos em 1980”.
- Está na coluna “Etc&Tal” da edição 1.753 de domingo, 30...


DOM LUCAS EM FEIRA
1995 – De Dom Lucas Neves (foto), Primaz do Brasil, durante palestra nesta cidade, terça-feira, 21, promovida pela Uefs: “A terceira idade não é defeito. Ao contrário, é algo altamente positivo, porque é uma acumulação de experiência e de vivência humana”.
- Foi na abertura do II Seminário Feirense da Terceira Idade...

TEMPO DE CLAILTON
1998 - Eduardo Benevides, titular da problemática Secretaria de Serviços Públicos, era cobrado e criticado nas sessões câmara pela oposição e até governistas. Numa delas, segundo a “Folha do Estado” de sábado 16, Ribeiro (foto) anunciou uma irônica trégua:
- Vou parar de falar do secretário, até para ele não virá estrela...

PREFEITO E PESQUISA
2000 – Do “sempre” Cristóvam “livre” Aguiar (foto): “Questionado sobre o que achava da pesquisa divulgada pela revista Isto É, onde, num universo de 20, aparece em 18º lugar, o prefeito Clailton Mascarenhas disse que não está entre os piores e sim entre os 20 melhores. Fazer o que? Só rindo”.
- Está na edição nº 51 da “Tribuna Feirense” de sábado, 25...

TÚNEL DO TEMPO


GALICIA
MARÇO, 1965


Em partida válida ainda pelo segundo turno do campeonato baiano de 1964, no domingo, 28, o Fluminense enfrentou o Galícia da Capital e venceu pelo de 2x0, gols marcados pelo atacante Almeida e o meio campista Chinezinho. O tricolor feirense jogou com a seguinte escalação: Mundinho, Gerson, Misael, Val e Adilson: Chinezinho e Dedé; Veraldo, Almeida, Neves e Carlinhos Malaquias.

- O duelo “Touros do Sertão” versus “Toureiros de Santiago” foi na Fonte Nova...

sexta-feira, 27 de março de 2009

DEU NO BLOG JORNAL FEIRA HOJE





Denúncias apontam indícios de relações promíscuas mantidas entre o executivo e o legislativo de Feira

Carlos Augusto Guto Jads

Segundo informações chegadas ao conhecimento da direção do jornalfeirahoje.com.br, elas dão conta da existência de uma relação promíscua que vêm sendo mantida entre a atual administração municipal de Feira e alguns membros do legislativo. Relação que implica em improbidade administrativa e atenta contra os mais sagrados direitos que atinge desde o humilde cidadão, aos mais abastados da sociedade.

Dentre as informações mais contundentes, consta a existência de filho de vereador (a) estar sendo beneficiado com aluguel na Prefeitura de 23 veículos, todos registrados em nome de laranjas. E o mais grave é que os condutores (motoristas) destes veículos trabalham sem as devidas proteções legais, ou seja, sem carteira assinada e as demais garantias trabalhistas.

A equipe do jornal está procurando realizar um levantamento mais apurados dos fatos. Caso seja constatada a veracidade dos mesmos, a denúncia será divulgada de forma detalhada, o que significa dizer que os envolvidos terão os seus nomes expostos à execração pública. A nossa atitude têm como objetivo preservar a moralidade no trato da coisa pública. Ela não tem nenhum caráter retaliativo ao atual governo. Estamos procurando cumprir o nosso papel de cidadão que luta por um país melhor e mais justo para todos. O nosso compromisso é com a verdade.

Texto: sérgio Jones/Carlos Augusto/ Postado em: 24/ 03/ 2009às 16:00

FEIRA PASSA A CONTAR COM SEU 34º CENTRO DIGITAL DE CIDADANIA



Bairro formado por ruas que têm nome de novelas, como Selva de Pedra e Roque Santeiro, a comunidade de Gabriela III, em Feira de Santana, passou a contar, a partir de hoje (dia 27), com um Centro Digital de Cidadania, do Programa Cidadania Digital, de inclusão sociodigital do Governo do Estado. O novo CDC foi inaugurado no final da tarde, pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira, em um local que também, homenageia um sucesso da teledramaturgia brasileira: Rua Vale Tudo, Nº 119.



A inauguração, ocorrida em clima festiva e na presença de muitos jovens, faz parte parte das comemorações do Dia da Inclusão Digital, celebrado amanhã, 28. Com a nova unidade, Feira de Santana passou a contar com 34 CDCs. Um dos mais entusiasmados com Centro da comunidade de Gabriela III foi o estudante da 5ª série Jônathas Xavier, de 11, que usava o computador esporadicamente na casa de uma prima. Jônathas disse para passará a frequentar o CDC para fazer pesquisas escolares e também, como todo jovem da sua idade, para se divertir nos jogos eletrônicos, todos eles educativos.


Já agente de saúde da Prefeitura de Feira de Santana, Sandy Paixão, de 23 anos, que também não tem computador em casa e era obrigada a pagar a lan house pelo acesso à internet, achou o programa Cidadania Digital “muito interessante, por democratizar o acesso e o uso do computado”. Sandy disse que, agora, vai poder aprofundar suas pesquisas na área de saúde, sobretudo a respeito das endemias, sem gastar um tostão.


O presidente da Associação Comunitária Gabriela III, Adriano Rafael dos Santos recebeu o CDC “com uma alegria indescritível e observou que a unidade será usada em cursos de informática para jovens carentes e na capacitação da mão-de-obra. “Não estamos apenas implantando os centros, mas também fomentando a apropriação deles pelas comunidades, focando em ações de capacitação e oferta de serviços”, observou o secretário de CT&I,Ildes Ferreira, que também citou que este esforço está tirando a Bahia da incômoda 20ª posição no ranking da inclusão digital entre os estados brasileiros.

Assessoria de ComunicaçãoSecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação - Governo da Bahia

RESENHA DO FINAL DE SEMANA

INFORMA o Blog do Jair, sem entrar em detalhes, que o ex José Ronaldo deu um pulo em Pernambuco (foto), pois estando de viagem marcada para os Estados Unidos, precisava do visto no passaporte. Na prefeitura paralela dizem que o homem vai estudar na terra de Tio San, como fizeram prefeitos de grandes cidades assim que deixaram o poder. Um dos últimos, Imbassay, optou pela Califórnia...

SEMANA passada estive no Parque do Saber Dival Pitombo (foto). Agora o jornalista Dimas Oliveira já não poder dizer que este escrevinhador não conhece o Antares Municipal. Estive no lançamento do Camarote da Comunicação. O prefeito lá não esteve, o ex José Ronaldo ide e o vice Paulo Aquino que só chegou na hora do coquetel. Vale lembrar que a TV Subaé, afiliada da Rede Globo, não forma no “Camarote da Comunicação”.


GOSTEI da idéia de decorar o ambiente, com fotos gigantes mostrando a paisagem feirense. Mas afora um cantinho com imagens da Feira de Santana de ontem, mais a bela Catedral de Santana, o paço municipal e um astronauta (foto), todas as fotos retratam realizações dos últimos oito anos. Trata-se de auto promoção por conta do erário publico.


APENAS um exemplo: no lugar da bonita e longa avenida Getulio Vargas (foto), optaram pela avenida Chico Maia, pavimentada pelo alcaide, mas ainda com muitos trechos desertos, sem edificações. Quando eu estava mirando as aquelas votos oficiais exceções, um gaiato perguntou apontado para o astronauta: “Foi o prefeito quem mandou o primeiro homem à lua?”...


TRISTE o episódio envolvendo dois profissionais do rádio. Mais triste ainda a “abertura” dos microfones (foto) por outros radialistas em seus programas, quando a “briga” poderia ficar restrita ao horário dos dois, não alcançando a dimensão que teve. Um detalhe: Na verdade a “briga” serviu apenas para evidenciar mais uma vez que os contendores fazem parte da mesma estrutura organizacional do poder público local. Seja no executivo, seja no legislativo...

MUITOS já esqueceram aquela propaganda de fim de governo anunciando dezenas de inaugurações por dia. Uma delas foi o ginásio de esportes (foto), com recursos do governo do presidente Lula, parte deles alocados pelo deputado Fernando de Fabinho (onde anda?). O ginásio, com um vigia que cochila o dia todo, ainda não conhece o diretor de esportes Wilson Passos, como também não conhece qualquer evento. Virou um elefante branco...


ENQUANTO isso, no Parque do Saber (o Antares Municipal), a agenda está cheia. No passado, ainda na primeira metade do século XX, por falta de opção, tudo aqui acontecia no Paço Municipal. Agora, no novo milênio a “bola da vez” é o Parque do Saber, mesmo não tão perto do centro. Inaugurado há pouco tempo, já foi palco dos mais variados eventos. Para suplantar o velho Paço Municipal, só falta abrir seus espaços para aniversário de boneca (foto)...


NOMEADO “prefeito” de Tiquaruçu (foto), um filiado do DEM foi exonerado antes de tomar posse. Informado que o correligionário "ficha pequena" tinha algumas pendências que poderiam manchar o governo, não se pensou duas vezes para afastá-lo do grupo. Enquanto isso, aquela secretária "ficha grande" mesmo sem uma boa explicação para a rejeição de suas contas, continua forte e firme no cargo. Indiferente até mesmo aos gritos de alguns vereadores, pois o Tom que vale é o seu...


NESTA cidade são muitos os Demos e aliados ainda atordoados (foto) com os números da pesquisa Datafolha colocando Jaques Wagner vencendo todas as simulações e de forma disparada. Aliás, sobre o grande desempenho do governador, vale a penas acessar o blog de Glauco Wanderley.